Notícias
Agenda cultural do Conservatório de Tatuí agita a Cidade Ternura durante o mês de julho
Releitura da ópera ‘Carmen’, de George Bizet, é o destaque da programação, que trará ainda apresentações dos Grupos Artísticos na Feira do Doce, a 30ª edição do FETESP, recitais de estudantes e muito mais

A agenda do Conservatório de Tatuí reúne atrações para todos os públicos e promete agitar a Cidade Ternura em julho. Releitura da obra-prima de George Bizet idealizada pelo Coletivo Ubuntu Brasileiro, a ópera ‘Carmen’ é o destaque da programação da instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e teatro da América Latina. A encenação, que contará ainda com a participação do Coro e Orquestra Sinfônica da escola, será realizada no dia 2, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, e dia 6, às 17h30, no Festival de Inverno de Campos do Jordão. O mês traz ainda as apresentações dos Grupos Artísticos na 11ª Feira do Doce de Tatuí, a 30ª edição do FETESP e muitas outras atividades. Para eventos realizados no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na Bilheteria do Teatro, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Já no dia 1, segunda-feira, sob a coordenação de Carlo Arruda, estudantes da turma de Performance Histórica apresentam seu recital no Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga, às 13h30. Na mesma data, em São José do Rio Pardo, a partir das 20h, a Orquestra de Cordas Juvenil e a Orquestra Sinfônica Jovem participam da Semana de Prática de Conjunto. Dia 2, também às 20h, estudantes de Canto Lírico e Piano Colaborativo do Polo São José do Rio Pardo demonstram um pouco do repertório praticado ao longo do primeiro semestre de 2025. Os eventos, que têm classificação livre e entrada gratuita, serão realizados no Centro Cultural Ítalo-Brasileiro.
Dia 3, às 13h30, no Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga, estudantes de Cordas Friccionadas promovem seu recital com a coordenação de Tulio Pires. Na mesma data, às 20h, estudantes dos cursos de Coral (Prática vocal 3 e 4), Coral Infantil 1, Coral 1, 2, 3 e 4, e o Madrigal do Polo São José do Rio Pardo sobem ao palco da Fábrica de Expressão para se apresentar na Semana de Prática de Conjunto.
No dia 4, às 16h30, será realizado o recital dos(as) estudantes de Sopros-Madeiras e Piano Colaborativo, sob a coordenação de Fanny de Souza Lima, no Salão Villa-Lobos. E o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira, também no dia 5, às 20h, para uma apresentação emocionante. Reconhecido pelo seu trabalho no estudo e difusão do gênero, o conjunto se apresenta com a coordenação de Alexandre Bauab Júnior.
A estudante Ana Laura Silva realiza, no dia 5, às 16h, seu recital de formatura em Violão, sob a coordenação de Rosana Massuela. Após um longo ciclo de aprendizado, a aluna trará ao Salão Villa-Lobos amigos e familiares que fizeram parte de seu processo formativo. Também no dia 5, às 20h, o palco do Teatro Procópio Ferreira abre suas cortinas para a apresentação do Grupo de Música Raiz. Com a coordenação de Thadeu Romano, o concerto terá a participação da convidada Dani Lasalvia – cantora, compositora e instrumentista conhecida pela sua obra que passeia por diferentes estilos musicais.
A Cia. Achadouros realiza no dia 6, duas atividades que vão agitar o Conservatório de Tatuí. Às 13h, no Salão Villa-Lobos, Felipe Michelini comanda a Oficina de Jogos Teatrais, que introduzirá práticas como expressão corporal, vocalidade e musicalidade, criação com o espaço e outras vivências de teatro. Já às 17h, no Teatro Procópio Ferreira, a trupe apresenta o espetáculo infantil ‘Os Lavadores de História’. Os eventos têm classificação indicativa livre, entrada gratuita e não é necessária a retirada de ingressos.
A primeira turma do curso de especialização em Teatro Musical apresenta ‘Cabaret dos Bichos’, no dia 8, às 20h. Este é o primeiro trabalho realizado pelo grupo, uma adaptação musical que reconta ‘A Revolução dos Bichos’, clássico de George Orwell. Aqui, o enredo ganha novos contornos, sendo encenado com referências ao teatro épico de Bertolt Brecht e a linguagem dos cabarés alemães da primeira metade do século XX. Com coordenação de Roberto Anzai, o espetáculo será apresentado no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita e classificação indicativa de 10 anos.
Coordenado por Leo Ferrarini, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí se apresenta no dia 9, às 20h. O grupo traz para o palco do Teatro Procópio Ferreira um repertório variado que resgata a história da música instrumental brasileira em diferentes formações. O concerto tem entrada gratuita e classificação indicativa livre.
Nos dias 14 e 15 de julho, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí desembarca no Paraná para duas apresentações emocionantes. Na segunda-feira, dia 14, às 18h, o grupo realiza um concerto na abertura do 45º Festival Internacional de Música de Londrina. Já na terça-feira, dia 15h, às 19h, o conjunto se apresenta no Cine Teatro Mauá, em Arapongas. Sob a coordenação de Diego Salvetti, a Camerata de Violões executa obras que passeiam entre composições da música clássica à popular, promovendo uma viagem musical por ritmos de diversos países.
Ainda em destaque na agenda de julho, entre os dias 18 e 25 de julho, o Conservatório de Tatuí promove a 30ª edição do FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo. O evento, que se posiciona como um dos mais importantes festivais estudantis do país, reúne ao longo de uma semana apresentações de grupos estudantis e de trupes convidadas, aulas, palestras e, em 2025, trará a cantora, pianista e atriz Cida Moreira para uma apresentação gratuita no Teatro Procópio Ferreira, no dia 22.
No dia 21, às 14h, o Grupo de Percussão da instituição sobe ao palco do Teatro Sesc Pelourinho, em Salvador. Sob a coordenação de Luis Marcos Caldana, o conjunto, que celebra 50 anos de sua fundação em 2025, é um dos mais antigos do gênero em atividade e se destaca por executar um repertório variado composto por obras percussivas de alta complexidade técnica. No dia 24, às 18h, a Praça Wilson Modesto, em Águas de São Pedro, recebe a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. O grupo, regido por Marco Almeida Jr., é conhecido pela excelência na execução de peças originais para bandas.
E fechando a programação do mês, no dia 30 de julho, a Brazilian Winds Ensemble ocupa o palco do Procópio Ferreira, às 20h. Formado por musicistas brasileiros(as) residentes na Alemanha, o quinteto de sopros inspira-se no Quinteto Villa-Lobos. Para este concerto, o grupo traz um repertório intitulado ‘Amazônia’, com obras que abordam temas como elementos da natureza, povos originários, cultura local e lendas amazônicas. A apresentação tem classificação indicativa livre e os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 reais a meia-entrada.
Para eventos realizados no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na Bilheteria do Teatro, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Para as demais apresentações, não é necessário retirar ingresso.
‘Carmen – G. Bizet encenada pelo povo negro’
Em destaque na agenda de julho, o Conservatório de Tatuí promove duas apresentações da releitura da ópera ‘Carmen’, encenada por um elenco composto apenas com solistas negros. Dia 2, às 20h, o elenco do Coletivo Ubuntu Brasileiro sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira; já no domingo, dia 6, às 17h30, a montagem participa da programação do Festival de Inverno de Campos de Jordão, no Auditório Claudio Santoro. Ambos os eventos têm entrada gratuita e classificação indicativa 10 anos.
Ópera em 4 atos de George Bizet, ‘Carmen’ é considerada uma obra-prima do gênero e, mesmo após 150 anos de seu lançamento, segue como um dos textos mais encenados no mundo. A trama conta a história da cigana Carmen, uma mulher intensa e sedutora à frente do seu tempo, que trabalha em uma fábrica de tabaco. A releitura da peça é uma idealização do Coletivo Ubuntu Brasileiro e transporta o enredo para um novo cenário: a Espanha dá lugar para um Brasil periférico e contemporâneo, retratado pela boemia de bares, baladas e comunidades.
A releitura tem direção geral de Mere Oliveira, mezzo-soprano que também dá vida à protagonista da trama. Já a direção cênica é assinada por Felipe Venâncio, conhecido pela sua visão inovadora que cria fronteiras estéticas para ópera e teatro. Formado apenas por solistas negros, também integram o elenco vencedores do Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha – iniciativa idealizada pela Sustenidos Organização de Cultura voltada para artistas pretos, pardos e indígenas.
O elenco do Coletivo Ubuntu Brasileiro se apresenta ao lado de dois importantes Grupos Artísticos Musicais da instituição: sob regência de Marcos Baldini, o Coro do Conservatório de Tatuí empresta o talento de suas vozes para os dois eventos; já a Orquestra Sinfônica da instituição completa as apresentações, e será regida pelo maestro Emanuelle Baldini, em Tatuí, e coordenada por Rafael Pires, em Campos do Jordão. Nas duas récitas, a entrada é gratuita e tem classificação indicativa 10 anos.
Feira do Doce
O Conservatório de Tatuí marca presença na 11ª edição da Feira do Doce, que será realizada entre os dias 9 e 13 de julho, na Praça da Matriz. O tradicional evento é um dos destaques da programação anual do município e, em 2025, reunirá cerca de 50 expositores locais, além de atrações culturais para agitar o público.
Dia 9, às 11h, a primeira turma do curso de especialização em Teatro Musical apresenta ‘Cabaret dos Bichos’, uma adaptação musical do clássico de George Orwell, ‘A Revolução dos Bichos’. A trama narra revolta dos animais de uma granja, que se opõem ao domínio do Sr. Jones, assumindo o controle do espaço e criando um novo modelo de convivência. A montagem mescla referências à dramaturgia de Bertolt Brecht e a linguagem dos cabarés alemães da primeira metade do século XX.
A Big Band do Conservatório de Tatuí se apresenta no dia 10, às 13h. Com a coordenação de Diego Garbin, o grupo executa um repertório variado composto por diferentes ritmos musicais, com obras que passeiam desde a música contemporânea, passando pelo jazz tradicional e por composições brasileiras de vanguarda. Já o Grupo de Música Raiz realiza seu concerto às 18h, também no dia 10. Sob o comando de Thadeu Romano, o conjunto é conhecido pela releitura da chamada Música Raiz Brasileira.
O Grupo de Percussão levará à Feira do Doce um concerto emocionante, no dia 11, às 13h. Com a coordenação de Luis Marcos Caldana, o conjunto é composto por cerca de 10 integrantes que levarão para o evento um repertório com ênfase nos ritmos brasileiros. A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí se apresenta no dia 12, às 11h. O grupo coordenado por Leo Ferrarini e fundado em 1992, é conhecido pela pesquisa e execução de obras da música instrumental.
Confira todos os detalhes das ações e a atualização de toda a programação do Conservatório de Tatuí na Agenda Cultural da instituição.
SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/
Mais informações: (15) 3205-8434
***
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Instituto CCR, Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.