• Flickr Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí

Fundado em 1993, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é um dos grandes incentivadores do gênero no Brasil. Tem como objetivo desenvolver a capacidade de improvisação e prática de repertório, sempre baseados na pesquisa e divulgação do gênero. Essa iniciativa busca estimular a prática do Choro, bem como resgatar e divulgar as tradições e os(as) melhores compositores(as) do gênero de nosso país.

Coordenação: Alexandre Bauab Jr.

Formado em Violão Clássico pelo Conservatório de Tatuí, com Prof. Geraldo Ribeiro, e em Educação Artística pela Faculdade Asseta de Tatuí. Frequentou vários cursos extracurriculares, como: “Etica y Estetica de la Guitarra” com Maestro Abel Carloevaro (Uruguai); “Pedagogia de La Ensañanza” com Graciela Pomponio (Argentina); “Vida y Obra de Augustin Barrios” com Maestro  Richard  Stover (Inglaterra). E, no Conservatório de Tatuí: Curso de Aperfeiçoamento Violonístico com Prof. Edson Lopes; Curso de Arranjo para Big Bands com Maestro Antonio Carlos Neves Campos; Curso de Harmonia Moderna com Prof. Ricardo Lobo; Curso de Arranjo para Metais com Mário Campos; Curso de Técnica Violonística com Angela Muner e outros. Atua como professor no Conservatório de Tatuí desde 1991, onde iniciou com aulas de Violão Clássico, Violão Complementar, Violão Popular (1992) e Harmonia. Em 1993, idealizou o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí. Atualmente, é professor de Violão Choro e Prática de Choro, além de coordenar o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, sendo responsável por arranjos e projetos musicais deste conjunto. Atua também como professor, desde 1987, na escola Livre de Música de Itapetininga, onde leciona violão erudito, prática de choro e harmonia. Como instrumentista, já participou de várias formações musicais, destacando-se: Orquestra Sinfônica de Tatuí (com os maestros Dario Sotelo, Antonio Carlos Neves Campos, Adriano Machado e Edson Beltrami); Big Band Prata da Casa (maestro Rui Carvalho); Sam Jazz  e Tatuí Jazz Sinfônica (maestro Antonio Carlos Neves Campos); Big Band Savana (maestro Branco); Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí (Márcia Braga e Edson Lopes); Grupo Quebrando Galho e Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí (coordenados por Alexandre Bauab). Por seu trabalho pedagógico, foi convidado em 2015 a palestrar na Casa Do Choro, Rio de Janeiro, a convite de Mauricio Carrilho, com tema “O crescimento do choro no interior paulista”. Atuou ainda ao lado de vários nomes significativos da música brasileira, como: Altamiro Carrilho, Proveta, Edu Lobo, Moraes Moreira, Leila Pinheiro, Jair Rodrigues, Clementine (cantora francesa da Sonymusic do Japão) e outros. Em 2014, excursionou pela Alemanha com os professores da Área de Choro do Conservatório de Tatuí, ministrando workshops e fazendo apresentações nas cidades de Trossingem, Heildelberg e Frankfurt.