Coro do Conservatório de Tatuí

O Coro do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1988. O grupo reúne cerca de 25 vozes e oferece aos estudantes uma ampla experiência do ambiente profissional voltado para a atividade coral. O Coro realiza apresentações importantes de repertório a capella, música brasileira, repertório sinfônico e óperas. Uma das características marcantes do grupo é o destaque dado à interpretação cênica das músicas.

Regência: Marcos Baldini

Iniciou seus estudos de Canto Erudito no Conservatório de Tatuí, sob a orientação da Profª Angelina Colombo Ragazzi, sendo o primeiro sopranista a ingressar no curso de canto desta instituição. Dentre seus Mestres de Canto e Interpretação da Música Barroca destacam-se os professores Marius van Altena (Holanda), Jordi Savall (Espanha), Julia Gooding (Inglaterra), Pedro Couri Neto (MG) e Nicolau de Figueiredo (Schola Cantorum Basiliensi – Basiléia/Suíça). Participou de master class de cantores de renome internacional, destacando-se: Andréia Kaiser, Ângela Barra, Lício Bruno, Laura de Souza, Neide Thomas, Martha Herr, Karine Serafin, Rachel Insellman e Suzie LeBlanc. Na área de Regência Coral, participou de master class e oficinas, tendo como orientadores: Beatriz Dokkedal, Eduardo  Laikchevits, Mara Campos, Valéria Matos, Mário Robert Assef, Maria José Chevitarese e Homero Ribeiro de Magalhães (professor e diretor do coral do Conservatoire National de Région de Metz, de Paris). Paralelamente, desenvolveu profundo aprimoramento técnico com a Profª Drª Mariana Cioromila (Romênia). Em 2006, ganhou o 1º lugar no II Concurso de Canto do Conservatório de Tatuí, além de ganhar o prêmio de “Melhor Intérprete de Música Brasileira”. Em 2009, foi convidado pelo maestro Rodrigo de Carvalho para integrar o elenco da Ópera ‘Dido e Enéias’ (Henry Purcell), marcando a criação do Departamento de Ópera do Conservatório de Tatuí, sob direção cênica de Marcelo Cardoso Gama. Em 2010, ministrou Oficina de Canto Barroco, organizada pelo Centro de Artes e Letras, no II Encontro de Musicologia e Performance da UFSM (RS), além da Palestra ‘A prática vocal do período Barroco e História e características da atividade musical dos castrati na ópera dos séculos XVII e XVIII’. Em 2013, a convite do Maestro Isaac Karabthevsky, fez participação especial no oratório ‘Die Schöpfung’ (Franz Joseph Haydn – 1732-1809), interpretada na Sala São Paulo. Em 2014, a convite do Maestro João Maurício Galindo, participou do Concerto de Abertura do 60º aniversário do Conservatório de Tatuí, interpretando a obra ‘Vespera Solennis de Confessore’, K.339, também na Sala São Paulo. É formado em Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos com pós-graduação em Docência no Ensino Superior. Também é formado em Canto Lírico e Regência Coral pelo Conservatório de Tatuí.