Edital Novos(as) Estudantes - #VEMPROCONSERVA
Edital - Bolsa Performance - Vagas Remanescentes

Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí

Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí

A Camerata Jovem de Violões foi criada em 1991 e reúne alunos dos níveis básico e intermediário do curso de Violão Clássico do Conservatório de Tatuí que cumprem a disciplina de Prática de Conjunto. Ao longo de seus vários anos de atuação, a Camerata Jovem de Violões realizou apresentações em mais de 150 cidades no Brasil. Sua primeira turnê internacional ocorreu no ano de 2008, quando o grupo apresentou-se em diferentes cidades, universidades e espaços de concertos na Alemanha, por meio de um intercâmbio de jovens violonistas.

O grupo apresenta repertório variado, sempre primando pela qualidade e bom gosto. Tem um CD gravado – “Carinhoso”, cujo lançamento ocorreu em 2002. O CD reúne clássicos da música brasileira e faz homenagem ao compositor Pixinguinha, registrando o caminho e valorização da cultura musical e brasileira. Além de alunos de Violão Clássico, invariavelmente, a Camerata Jovem de Violões realiza apresentações com convidados especiais de outras áreas da instituição.

Dagma Eid

Dagma Eid

Violonista especializada em instrumentos de cordas dedilhadas históricas, doutoranda em Música pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Música pela Universidade de São Paulo, Bacharel em música pela Universidade Estadual Paulista e formada em Violão Clássico pelo Conservatório de Tatuí.

Participou como bolsista de festivais e cursos de extensão universitária no Brasil e no exterior. Premiada em concursos nacionais, realiza intensa atividade na área de música de câmara integrando duetos, trios, cameratas de violões, grupos de música antiga e outras formações. Com a Camerata de Violões de Tatuí, gravou os CDs “Vê se te Agrada” e “Octopus Convida”. Com o Duo Favoriti, único duo brasileiro que utiliza réplicas da guitarra Lacôte de 1829, gravou o Cd “Diversi”. Em 2020, lançou seu álbum solo intitulado “Ars de Pulsatione” com um repertório que descreve bem sua trajetória como instrumentista e pesquisadora, mesmo nome da série de vídeos que produz para o seu canal no Youtube com conteúdo voltado para o universo das cordas dedilhadas.

Atuou como palestrante, professora e musicista convidada de vários festivais como: 3º Festival de Música Barroca de Assunción (Paraguai), Encuentro Latinoamericano de Música Antigua, IV Série de Música Antiga de Goiás, Encontro dos alaudistas do Brasil, Encontro de Performance Histórica de Tatuí, Seminário de Violão Vital Medeiros, e como colaboradora de revistas que abordam o universo da música para a família do violão. Atualmente é professora dos cursos de Violão Clássico e Cordas Dedilhadas Históricas, da disciplina de Música de Câmara e professora responsável pela Camerata Jovem de Violões no Conservatório de Tatuí.

« voltar | Topo da página ↑
Conservatório de Tatuí
Site: Agência Digimeta