Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí é a representante máxima da excelência no ensino de Violão Clássico da Instituição. O grupo foi criado em 1996 e tem por objetivo fornecer alto aperfeiçoamento artístico aos(às) estudantes. O grupo é composto por cerca de dez violonistas e desenvolve, frequentemente, projetos de pesquisa e divulgação de compositores(as) brasileiros(as), buscando a promoção da grande diversidade de obras escritas para o universo violonístico. A Camerata recebe regularmente solistas convidados(as), como Gustavo Costa, Cristine Belo Guse e Fernando Lima, e desenvolve repertório especialmente adaptado, transcrito ou arranjado, a fim de enriquecer a experiência do grupo.

Coordenação: Diego Salvetti

Nascido em Bergamo (Itália) em 1982, é de uma família de músicos. Desenvolveu o seu ouvido musical já a partir da tenra idade escutando os muitos gêneros musicais tocados pelos dois irmãos músicos e pelo pai – da música clássica ao jazz e o flamenco. Inicia o primeiro contato com estudos da teoria musical sob a guia do pai e, depois de um breve tempo, começa os estudos do violão clássico com o maestro e compositor italiano Giovanni Podera. Com apenas 11 anos, vence o 1° Prêmio Nacional do 13° Concurso de Violão em Genova “Pasquale Taraffo”. Sucessivamente, inicia os estudos com o Maestro Giorgio Oltremari no Instituto Musical de Bergamo “G. Donizetti” e, depois de 10 anos de estudo, forma-se brilhantemente em violão erudito com as máximas notas. No ano 2000, ganha bolsa de estudo do renomado 14° Concurso da Associação Bergamasca “Amici di Lino Barbisotti”. Em 2009, conclui o Mestrado em Didática da Música. Então, começa os estudos do violão flamenco, desenvolvendo a composição e a técnica no violão de 8 cordas, misturando as vertentes clássica, flamenca e popular. Pesquisador sobre música, mora no Brasil desde janeiro de 2015 e o trabalho dele já é referência no cenário violonístico, seja em qualidade de artista ou como didata que produz métodos e cursos online. É professor de violão no Conservatório de Tatuí e desenvolve trabalhos como violonista, compositor e professor, tocando e ministrando workshops e oficinas em todo o Brasil.