Banda Sinfônica Infantil do Conservatório de Tatuí

A Banda Sinfônica Infantil é formada por estudantes da área de sopros e percussão que estão do 1º ao 3º semestre dos cursos de seus respectivos instrumentos. Toda a atividade da Banda Sinfônica Infantil do Conservatório de Tatuí tem como objetivo a capacitação do(a) discente desde o início de seu curso para o mercado de trabalho. Desta forma, o trabalho começa por desenvolver suas habilidades perceptivas de conjunto, e não apenas individuais como ele já faz nas aulas de instrumento. As habilidades são desenvolvidas através do procedimento regular de afinação, execução de escalas em conjunto, formação de acordes em conjunto e o desenvolvimento de repertório específico de nível 1 para banda sinfônica (não sendo arranjos de músicas populares conhecidas ou adaptações). As habilidades de conjunto que competem aos alunos desenvolverem são as seguintes: afinação, equilíbrio de vozes, igualdade de articulação, sonoridade, desenvolvimento técnico geral, lidar com a relação dinâmica-afinação, homogeneidade e precisão de ataques e finalizações de notas, respiração planejada, leitura e reação ao gesto do regente, fraseado, musicalidade, bem como conhecimento e respeito à hierarquia, atitude, pontualidade, constância e responsabilidade, fatores determinantes para o futuro sucesso profissional dos alunos envolvidos. O resultado dessa prática de conjunto tem sido o melhor, uma vez que são gerados pelos professores diagnósticos positivos da evolução desses alunos até mesmo em outras matérias que eles cursam dentro da instituição.