• Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Comunicados

Planejamento e melhorias para o Ano Letivo 2022

CACT 038/21 – Tatuí, 01 de dezembro de 2021.

Caros Alunos(as) e Colaboradores(as),

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, por meio Sustenidos Organização Social de Cultura, tem feito reformas e planeja várias melhorias para o Conservatório de Tatuí a partir do Ano Letivo 2022. Gostaríamos de compartilhar um resumo dessas novidades com vocês.

PLANO PEDAGÓGICO

  • Ciclo infantil (Musicalização Infantil): Este ciclo atenderá alunos/as na faixa etária de 4 a 7 anose o ingresso de novos alunos pode ocorrer em todos os níveis, o que acarretará na oferta de um maior número de vagas a serem disponibilizadas; as aulas de Musicalização I e II terão a presença de professores da área de música e teatro, promovendo a integração das linguagen. Serão oferecidas disciplinas optativas como: Brincadeiras Musicais Cantadas, entre outras. Todas as disciplinas regulares e optativas, antes com 50 minutos, passarão a ter a duração de 80 minutos.
  • Cursos de instrumento/canto erudito: A estrutura dos ciclos (básico, intermediário e avançado) do curso de canto e instrumento da área erudita foi mantida, todavia nesse percurso anterior de 7 anos foi incorporado um novo ciclo, que chamaremos de CICLO INICIAL (sistematizando os anos de curso preparatório). Este CICLO INICIAL terá dois anos de duração e um currículo flexível, tanto nas aulas de instrumento/canto como em outras disciplinas, que prevê a adoção de procedimentos didáticos facilitadores do processo criativo e da integração erudito e popular, a fim de proporcionar uma iniciação ao instrumento/canto e à própria linguagem musical de forma mais ampliada e em consonância com as correntes mais atualizadas do Ensino Musical.  As disciplinas teóricas da área erudita, antes com 50 minutos, passarão a ter a duração de 80 minutos. A partir do ciclo Intermediário, as disciplinas teóricas serão ofertadas online. Serão ofertadas novas disciplinas complementares e optativas, como Cultura Musical, Percussão e Dança Brasileira e Empreendedorismo e Planejamento de Carreiras, entre outras.
  • Área de Performance Histórica: A Área de Performance Histórica contará com um novo curso: Canto Barroco.
  • Área de MPB/Jazz e Música Raiz: Todas as disciplinas teóricas serão ofertadas online. Haverá novas disciplinas optativas, como Empreendedorismo e Planejamento de Carreiras, entre outras.
  • Formação em Educação Musical (antigo curso de Musicalização para Educadores): Reformulação da grade curricular do curso, com inclusão de novas disciplinas. As aulas serão realizadas aos sábados, online, uma vez por mês, ministradas por renomados/as educadores/as musicais brasileiros/as da atualidade.
  • Curso de Musicografia Braille: Haverá aumento de vagas destinadas a alunos/as cegos ou com deficiência visual a partir de 8 anos, para alguns instrumentos específicos.
  • Bolsa Ofício: Serão oferecidas 16 Bolsas Ofício em 2022, com pagamento de 9 meses de bolsa.
  • Programa de empréstimo de instrumentos musicais: Serão disponibilizados, por um período determinado, alguns instrumentos para alunos/as matriculados/as nos cursos regulares e que não possuem seu próprio instrumento, possibilitando maior desenvolvimento e permanência destes alunos e alunas nos seus cursos.  Estes empréstimos dependerão da disponibilidade de instrumentos e da demanda pelo Programa.

 Saiba mais: http://www.conservatoriodetatui.org.br/?p=16141

 

 

GRUPOS ARTÍSTICOS DE BOLSISTAS

  • Professores de Grupos Artísticos: O cargo dos atuais monitores terá nova nomenclatura e novas atribuições. Eles passarão a atuar como Professores de Grupos Artísticos, e serão responsáveis por dar maior suporte aos bolsistas nos ensaios, preparação de repertório e quaisquer outras necessidades artístico-pedagógicas dos alunos. Os professores também poderão ser convidados a tocar/encenar com os grupos nas apresentações, mas a formação principal dos grupos será 100% de alunos bolsistas;
  • Tal medida prevê um aumento de 42% no número total de Bolsas Performance oferecidas anualmente aos alunos e alunas da instituição. O tempo de vigência e pagamento das bolsas também vai aumentar de 4 meses para 9 meses ao ano, de modo que os bolsistas receberão o benefício durante todo o ano letivo.
  • A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí terá novo regente titular a partir de 2022, o Maestro Emmanuele Baldini. Italiano, Baldini iniciou seus estudos musicais em Trieste com Bruno Polli, aperfeiçoou-se em Genebra com Corrado Romano, e em Salisburgo e Berlim com Ruggiero Ricci. Mais recentemente, se especializou em regência com Isaac Karabtchevsky e Frank Shipway. Desde a adolescência ganhou inúmeros concursos internacionais, entre os quais se destacam o “Premier Prix de Virtuosité avec Distinction” e o “Forum Junger Künstler”. Tocou como violinista ou em duo pelo mundo inteiro, com cinco turnês no Japão, quatro nos EUA, uma na Austrália e já se apresentou em todas as principais salas de concerto das capitais europeias, além da América latina. Depois de uma carreira notável como violinista, começou a se aperfeiçoar como regente. Nessa nova fase, fundou o Quarteto Osesp, intensificou sua atividade didática e gravou vários CDs, com críticas muito elogiosas. Como regente, destacam-se concertos no Teatro Colón, de Buenos Aires, no Teatro del Sodre, de Montevidéu, da própria Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, onde é Spalla, além de apresentações com as principais orquestras da América latina. De 2017 a 2020, foi diretor musical da Orquestra de Câmara de Valdivia, Chile. É o atual diretor artístico da Orquestra de Câmara – Sphaera Mundi, de Porto Alegre/RS. Além de liderar a Orquestra Sinfônica, Emmanuele Baldini ministrará Master Classes mensalmente aos bolsistas do grupo.

 

REFORMAS E BENFEITORAS ESTRUTURAIS

  • O Teatro Procópio Ferreira passou por uma importante reforma em seu sistema de climatização. Foi instalado um novo aparelho de ar-condicionado, após a constatação de que o equipamento anterior não funcionava mais e não permitia novas manutenções. A reforma também incluiu substituição de todas as camadas de isolamento acústico por materiais mais modernos e com maior proteção antichamas, o que garantirá maior conforto térmico e segurança aos usuários do espaço. O Teatro Procópio Ferreira será reaberto ao público no próximo dia 11 de dezembro, com o concerto do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, grupo artístico do Theatro Municipal de São Paulo.
  • Começaram também as reformas estruturais no Alojamento do Conservatório de Tatuí. Inicialmente, foram executadas obras na Cozinha/Refeitório, além de serviços de poda e jardinagem e manutenção geral, para garantir maior conforto aos alunos residentes no espaço. Foi iniciado um minucioso mapeamento do sistema hidráulico das edificações para identificação de vazamentos e elaboração de um projeto para reforma do mesmo. Também foram realizados serviços de manutenção geral (troca de lâmpadas, revisão da rede elétrica, substituição de eletrodomésticos quebrados, serviços de alvenaria, etc.).
  • Na Unidade 2 do Conservatório de Tatuí, a Sustenidos, em parceria com a Justiça Restaurativa e apoio do juiz Marcelo Salmaso, iniciou obras para garantir maior acessibilidade ao prédio para Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs). As obras incluem adaptação dos sanitários, instalação de elevador, ajustes de corrimões e rampas de acesso, além de outras reformas estruturais pontuais da edificação, para atender às exigências legais de segurança.
  • O Polo do Conservatório de Tatuí em São José de Rio Pardo possui, em sua área externa, uma tenda de circo utilizada como espaço cultural para realização de apresentações de alunos(as), professores(as) e Grupos Artísticos de Alunos. Após vistoria recente, foi identificado que a estrutura metálica e de lona estava deteriorada e precisava de manutenção urgente, com revisão das medidas de segurança para usuários. A reforma do espaço foi iniciada pela Prefeitura local no segundo semestre deste ano, com previsão de conclusão no início de 2022.
  • A Sustenidos realizou a instalação de internet e antenas wifi em todas as unidades educacionais. Anteriormente, apenas os setores administrativos da Sede e Secretaria Escolar dispunham destes serviços e para uso exclusivo das equipes administrativas. A Sustenidos disponibilizou internet em todas as unidades (Sede, Unidade 2, Setor de Artes Cênicas, Setor de Educação Musical), com cobertura wifi em todas as salas de aula e espaços de uso coletivo e acesso liberado para colaboradores e estudantes. Também otimizou a oferta de internet no Alojamento, reivindicação antiga dos alunos e professores que utilizam o espaço. A instalação foi igualmente providenciada no Polo São José do Rio Pardo, neste caso com apoio da Prefeitura local.

 

ARTES CÊNICAS

  • Implantação dos Ateliês de iniciação às artes da cena para crianças, modalidade de formação para a infância, dedicada a crianças de 8 a 11 anos. O ingresso de novos alunos e alunas pode ocorrer em todos os níveis, o que acarretará a oferta de um maior número de vagas. Os Ateliês terão a presença de professores(as) de diversas áreas das artes da cena, com o objetivo de ampliar o aprendizado e o exercício da linguagem cênica para além do teatro. O curso terá a duração de três horas semanais, uma vez por semana. Esta modalidade contará com a abertura de 4 novas turmas até 2023. Em 2022, serão abertas duas turmas do Ateliê I, voltados às idades iniciais, 8 e 9 anos, uma matutina e outra vespertina. Com isso, inauguraremos em 2022 60 novas vagas, com previsão de mais 60 para 2023, totalizando 120 novos alunos(as), ocupando, sobretudo, o horário matutino, antes ocioso no Setor de Artes Cênicas.
  • Reformulação do Curso de Teatro Juvenil, que agora passará a se chamar Ateliês de Artes da Cena para Adolescentes, modalidade de formação para a juventude dedicada às idades de 12 a 17 anos. Esta faixa etária será agrupada em três turmas: Ateliê I, 12 e 13 anos; Ateliê II, 14 e 15 anos e Ateliê III, 16 e 17 anos. O ingresso de novos alunos e alunas poderá ocorrer em todos os Ateliês, de acordo com a sua idade, que acarretará a oferta de um maior número de vagas, sem o antigo esvaziamento das turmas finais, quando a formação era progressiva. Considera-se que o(a) jovem pode despertar interesse pela linguagem cênica em qualquer fase da adolescência, podendo permanecer no curso de 1 a 6 anos. Os Ateliês terão a presença de professores(as) das diversas áreas das artes da cena, com o objetivo de ampliar o aprendizado e o exercício da linguagem cênica para além do teatro. O curso terá a duração de seis horas semanais, divididas em dois dias por semana. Esta modalidade contará com a abertura de 1 nova turma em 2022, com 30 vagas. Os alunos(as) ingressantes em 2020 e 2021 estão assegurados de concluírem o curso de Teatro Juvenil ainda com o currículo de ingresso. A transição entre a estrutura antiga e a nova ocorrerá aos poucos, com a implantação de uma nova turma anualmente.
  • Reformulação do Curso de Teatro Adulto, que agora passará a se chamar Artes Cênicas, modalidade de formação progressiva para adultos, com ingresso a partir de 18 anos. O curso terá a presença de professores(as) das diversas áreas das artes da cena, a fim de ampliar o aprendizado e o exercício da linguagem cênica para além do teatro. De acordo com o projeto desenvolvido para cada turma, as oficinas técnicas, como Cenografia, iluminação etc., antes oferecidas por meio de cursos extracurriculares, poderão também integrar a estrutura curricular da turma. O curso, além dos 3 anos já existentes no Teatro Adulto, contará com um quarto período, após a conclusão do terceiro ano, dedicado a um projeto especial que pode durar de 3 a 6 meses, orientado por um professor(a) em alguma instituição ou comunidade da cidade. O curso terá a duração de quinze horas semanais, divididas em cinco dias por semana. Esta modalidade contará com a abertura de 1 nova turma em 2022, com 30 vagas. Os alunos(as) ingressantes em 2020 e 2021 estão assegurados de concluírem o curso de Teatro Adulto ainda com o currículo de ingresso. A transição entre a estrutura antiga e a nova acontecerá aos poucos, com a implantação de uma nova turma anualmente.
  • Reforma e modernização da Oficina de Cenografia. Reestruturação espacial e logística do espaço que armazena materiais cenográficos, ao mesmo tempo que é utilizado como sala de aula. Otimização do espaço e instalação de estruturas de armazenagem mais seguras e salubres para receber professores(as) e alunos(as). 
  • Publicação da Revista Buli, periódico pedagógico produzido por professores(as) e alunos(as) do Setor de Artes Cênicas dedicado a trocar com coletivos teatrais de cidades do interior de São Paulo e outros estados, com o intuito de fomentar a criação e a reflexão em e com lugares que tenham pouco espaço nos circuitos consagrados das artes cênicas.

 

Destacamos que a Sustenidos, organização social que gere esta instituição do Governo do Estado de São Paulo, tem o compromisso de investir cada vez mais na melhoria contínua do Conservatório de Tatuí, seja para fortalecer a já reconhecida excelência de ensino oferecida pela instituição, seja para garantir a preservação de seu patrimônio cultural.

Para isso, contamos com a colaboração de todos(as).

 

Atenciosamente,

Sustenidos Organização Social de Cultura
Conservatório de Tatuí