Institucional 4
Institucional 3

Novo Plano Pedagógico 2022 – Área de Música

Prezados Alunos(as) e Professores(as),

 

Agradecemos a disponibilidade de todos(as) professores(as) nas muitas reuniões realizadas, desde o início deste ano, com coordenações de área, gerências, superintendência educacional e consultoria. Após muita reflexão conjunta sobre as várias áreas, cursos e suas especificidades, vimos apresentar algumas mudanças previstas para o próximo ano.

CICLO INFANTIL (Musicalização Infantil)

  • Este ciclo atenderá alunos/as na faixa etária de quatro a sete anos.
  • O ingresso de novos alunos pode ocorrer em todos os níveis (de I a IV), o que acarretará na oferta de um maior número de vagas a serem disponibilizadas, preenchendo todas as turmas a cada novo processo seletivo realizado.
  • Todos os níveis de Musicalização serão ministrados por dois professores ampliando e enriquecendo as propostas didáticas das aulas.
  • Em Musicalização I e II, a Iniciação Artística se dará por meio da integração das linguagens de Música e Teatro, reunindo duas grandes áreas artísticas existentes no Conservatório.
  • Após este ciclo de 4 anos, os alunos/as já com 8 anos, que quiserem seguir seus estudos em música, serão encaminhados para o instrumento que escolherem (a depender de vagas disponíveis) e as disciplinas que acompanham esse percurso.
  • Em Musicalização I e II será oferecida uma disciplina optativa Brincadeiras musicais cantadas.
  • Em Musicalização III e IV Será ainda oferecida uma disciplina optativa Grupo Instrumental Orff.
  • Todas as disciplinas regulares e optativas, antes com 50 minutos, passarão a ter a duração de 80 minutos.
PROPOSTA DE HORÁRIO

 

CICLO INFANTIL
Horário Musicalização Infantil I e II (4 a 5 anos)
Comparecimento ao CDMCC 1h20 – 1 vez por semana ou

2h40, 1 vez por semana, com disciplina optativa

8h20 às 9h40 Iniciação Artística I e II (disciplina regular)
10h00 às 11h20 Ateliê de canções, brincadeiras e danças brasileiras (disciplina optativa)
  Videoaula online – Conhecendo instrumentos musicais (disciplina optativa)
  Musicalização Infantil III Ciclo Infantil
Comparecimento ao CDMCC 2h40 – 1 vez por semana (sem disciplinas optativas)

4h00 – 2 vezes por semana (com disciplinas optativas)

Horário 1º dia    2º dia
8h20 às 9h40 Iniciação Musical I

Turmas 1 e 2

Prática Vocal I

Turmas 3 e 4

Disciplina optativa

 

10h00 às 11h20 Iniciação Musical I

Turmas 3 e 4

Prática Vocal I

Turmas 1 e 2

 
  Musicalização Infantil IV
Horário 1º dia    2ºdia
8h20 às 9h40 Iniciação Musical II

Turmas 1 e 2

Prática Vocal II

Turmas 3 e 4

Videoaula online – Conhecendo instrumentos musicais
10h00 às 11h20 Iniciação Musical II

Turmas 3 e 4

Prática Vocal II

Turmas 1 e 2

Disciplina optativa

 

 

 CURSOS INSTRUMENTO/CANTO ERUDITO

  • A estrutura dos ciclos (básico, intermediário e avançado) do curso de canto e instrumento da área erudita foi mantida, todavia nesse percurso anterior de 7 anos, foi incorporado um novo ciclo, que chamaremos de CICLO INICIAL e que terá dois anos de duração.
  • O percurso total da área de música erudita para um(a) aluno(a) que ingressa no Conservatório sem conhecimentos musicais, passará a ser de 9 anos, pois a contagem de seu percurso começa no 1º ano do Ciclo Inicial. Sendo assim, um aluno formando em 2021, estaria no 7º ano. Nesta nova proposta estará no 9º ano. O(A) aluno(a) do 6ºano, estará no 8º; O(A) aluno(a) do 5ºano, estará no 6º; e assim por diante.
  • Este CICLO INICIAL, já exposto anteriormente nas reuniões de julho e outubro, terá um currículo flexível, tanto nas aulas de instrumento/canto como em outras disciplinas, que prevê a adoção de procedimentos didáticos facilitadores do processo criativo e da integração erudito e popular, a fim de preparar estes alunos/as para uma escolha futura de maneira mais consciente, no ciclo básico, entre áreas do popular ou erudito.
  • Para alunos(as) vindos da Musicalização e alunos/as de 8 a 11 anos, sem conhecimentos musicais, e que queiram iniciar seus estudos de instrumento terão anteriormente a este ciclo Inicial, dois anos que chamaremos de Ciclo Preparatório Infantil. Após este percurso, espera-se que os alunos/as possam seguir o percurso de estudos no Conservatório, a partir do Ciclo Básico, fazendo sua escolha na área Erudito ou Popular, conforme desejarem.

 

 

ÁREA ERUDITA 2022

 

 

Preparatório infantil

Crianças vindas da Musicalização Infantil ou crianças de 8 anos a 11 anos, sem conhecimento musical

Ciclo Inicial

Adultos e adolescentes sem conhecimento musical;

 

 

 

Ciclo Básico Erudito

 

 

Ciclo Intermediário

Erudito

 

 

Ciclo Avançado

Erudito

Ciclo Inicial Infantil

Crianças vindas do Preparatório Infantil

Disciplinas Preparatório Infantil I Preparatório Infantil II 1º ano 2º ano 3º ano 4º ano 5º ano 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano
Instrumento X X X X X X X X X X X
Percepção e Teoria X X X X X X          
Prática Coral X X X X X X          
Prática de Conjunto Opcional Opcional Opcional X X X X X X X X
Música de Câmara             X X X X X
História da Música           X

Cultura Musical

X X X Hist. Mus MPB Opcional  
Harmonia             X X X    
Contraponto                   X X
Análise                   X X

 

  • As disciplinas teóricas da área de música erudita, antes com 50 minutos, passarão a ter a duração de 80 minutos.
  • As disciplinas de Teoria e Percepção serão dadas de forma integrada, com duração de 80 minutos, no ciclo preparatório Infantil, ciclo Inicial e Básico; Como o total de anos que estas disciplinas serão oferecidas será ampliado, um aluno que entre no Conservatório sem conhecimentos musicais, terá no final deste período uma carga horária 50% maior do que é previsto no currículo atual.
  • A partir do ciclo Intermediário, as disciplinas teóricas serão ofertadas online.
  • A disciplina de música de câmara passará a ser obrigatória, a partir do Ciclo Intermediário.
  • Serão oferecidos um maior número de Grupos Pedagógicos, a partir do Ciclo Preparatório Infantil e Ciclo Inicial, para que todos/as os/as alunos/as tenham a prática coletiva como ampliação da formação proporcionada pelas aulas individuais de instrumento e canto, e, experimentar diferentes formações instrumentais e vocais, ao longo de seu percurso no Conservatório.
  • A Prática de Conjunto passará a ser obrigatória a partir do 2º ano do Ciclo Inicial, com duração de 100 minutos.
  • A participação em um Grupo Artístico, também conta como disciplina Prática de Conjunto obrigatória. Sendo assim, um aluno que venha a integrar um Grupo Artístico, não precisa integrar um Grupo Pedagógico concomitantemente.
  • Serão ofertadas novas disciplinas complementares (obrigatórias) como: Cultura Musical (ciclo básico), Leitura à primeira vista (para alunos (as) de piano, cravo e fortepiano), Harmonia Prática ao Teclado (para alunos (as) de piano, cravo e fortepiano),
  • Serão ofertadas novas disciplinas optativas, como: Percussão e Dança Brasileira, Planejamento de Carreiras, entre outras.

PERFORMANCE HISTÓRICA

  • O setor de Performance Histórica contará com um novo curso: Canto Barroco

LUTERIA E REGÊNCIA

  • O Curso de Luteria não terá alterações em 2022
  • O Curso de Regência não terá alterações em 2022

ÁREA DE MPB/JAZZ e MÚSICA RAIZ

  • Não haverá alterações em 2022 nos cursos da área de MPB/JAZZ e MÚSICA RAIZ; Todas as disciplinas teóricas serão ofertadas online; serão ofertadas novas disciplinas optativas, como: Planejamento de Carreiras, entre outras.

FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL (antigo curso de musicalização de professores)

  • Reformulação da grade curricular do curso com inclusão de novas disciplinas, como Percussão e Dança Brasileira e aulas aos sábados, online, uma vez por mês, ministradas por renomados/as educadores/as musicais brasileiros/as da atualidade, além de professores da nossa equipe.

MUSICOGRAFIA BRAILLE

  • Aumento de vagas destinadas a alunos/as cegos ou com baixa visão, a partir de 8 anos, para alguns instrumentos específicos. Estas vagas constarão no próximo edital de processo seletivo para ingresso de alunos/as nos cursos regulares.

BOLSA OFÍCIO

  • Serão oferecidas 16 Bolsa Ofício em 2022, com pagamento de 9 meses de bolsa.

PROGRAMA DE EMPRÉSTIMO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

  • Após um levantamento prévio, vimos a possibilidade de disponibilizar alguns instrumentos para alunos/as matriculados/as nos cursos regulares e que não possuem seu próprio instrumento, possibilitando maior desenvolvimento e permanência destes alunos nos seus cursos. Este programa será divulgado por meio de um edital no próximo ano.

CURSO DE PIANO COLABORATIVO

  • Este curso, oferecido no Polo de São José do Rio Pardo, e oficializado junto à SEC em 2021, terá a duração de 2 anos e visa atender alunos/as formados/as ou estudantes em anos avançados, a fim de prepará-los para a prática de piano colaborativo, acompanhamento de cantores, instrumentistas e grupos musicais diversos.

 

Caso tenham dúvidas, por favor, falem com as coordenações pedagógicas.

 

Atenciosamente,

Superintendência Educacional
Sustenidos Organização Social de Cultura
Conservatório de Tatuí