28º FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo – GRUPOS SELECIONADOS

Resultado da seleção das propostas inscritas

28º FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo
Conservatório de Tatuí
05 de junho de 2023

O que esperamos de um festival de teatro estudantil dentro de uma instituição pública de arte no interior do estado de São Paulo? Esta foi uma das importantes questões que atravessou o processo de seleção de trabalhos para o 28º FETESP. A comissão, composta por docentes, coordenação, produção, gerência e, pela primeira vez, estudantes da Área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, apreciou com cuidado e seriedade 48 inscrições de projetos das mais diversas escolas e cidades do estado que ao todo envolveram mais de 500 estudantes.

Além dos critérios sabidamente apresentados no edital (consistência artística e pedagógica de cada projeto, capacidade de execução, relevância e inovação) a comissão do 28º FETESP buscou ampliar o olhar para a composição da programação. Questões referentes à diversidade de linguagens, temas, acessibilidade, descentralização das produções e variedade de escolas, atentando aos diversos níveis de ensino: Fundamental, Médio, Técnico, Livre e Superior – ampliando a discussão do fazer teatral estudantil em suas várias possibilidades – , foram fundamentais para a comissão.

O caráter estudantil e a vocação pedagógica do festival, orientaram a seleção de forma conjuntural, ou seja, pensamos na programação, e não apenas nos trabalhos de forma independente. Nesse sentido, a lista de selecionados que segue tem o intuito de provocar encontros entre escolas, coletivos, instituições, projetos e estudantes das mais diversas origens. Acreditamos que tais encontros podem ser geradores de aprendizados e experiências e, que essas trocas, contribuirão significativamente para os processos de formação destes estudantes.

Agradecemos a cada uma das quarenta e oito propostas enviadas. De forma geral, todos estes projetos fomentaram discussões e olhares, contribuindo na construção de uma programação diversa, heterogênea, estudantil e plural.

Vida longa a todos os trabalhos e a todas as escolas que fazem teatro!

Que venha o 28º FETESP!

Comissão de Seleção

(Trabalhos selecionados em ordem alfabética)

1. A vaca notícia – Grupo Alta – E. E. Professor Altamir Gonçalves – Sorocaba/SP
  2. Chão Brasil – Cia. de Teatro Tal&Pá – Centro Cultural ArenArt – São Paulo/SP
  3. Estuário: entre íntimos e imaginários – Coletivo Negranças – Unicamp – Campinas/SP
  4. Hoje é dia de Maria – Contante Grupo Teatral – E.E. Profa Nair Guilhermina Pinheiro Nogueira – Ribeirão Preto/SP
  5. Inimigas públicas: memórias de chumbo – Cia Andarilhas – Escola Livre de Teatro de Santo André – Santo André/SP
  6. Insetos – Grupo Os Sete – Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo – Santos/SP
  7. Mentira.Br: um estudo de caso – Bando de Mentirosas – Unicamp – Campinas/SP
  8. Mercado-Ojá – um campo de mandinga – Coletivo Teatral Girantes – Escola Livre de Teatro de Santo André – Santo André/SP
  9. Rastro coletivo – TURMA 74 – Escola de Arte Dramática – USP – São Paulo/SP
  10. Tecendo miçangas, contando vidas – Companhia de Teatro Flor do Asfalto – ETEC de Artes – São Paulo/SP
  1. Tremores: sobre a luz dos vaga-lumes – Coletive Avertere – Escola de Comunicação e Artes – USP – São Paulo/SP
  2. VILA RICA ou a história de um coração que quer ser ocupado – Cia Quase Poética de Teatros – SP Escola de Teatro – São Paulo/SP

Suplência*

(Por ordem alfabética)

1. A noite dos assassinos – Grupo de Teatro Filosofia de Coxia – E. E. Carlos Gomes – São Paulo/SP
  2. Dilatar – Apoenas – Conservatório de Tatuí – Tatuí/SP
  3. E ninguém falou de Exu – Instituto Gisele – SP Escola de Teatro – São Paulo/SP
  4. Liberdade, Madalena! – João Carlos Silva Pinto – Escola Livre de Teatro de Santo André – Santo André/SP

*Em caso de impossibilidade de realização de algum dos trabalhos selecionados, a Comissão de Seleção poderá designar, em substituição, uma das propostas da lista de suplência. Informamos que esta escolha levará em conta critérios pedagógicos, artísticos e técnicos do festival, sem qualquer relação com a numeração indicada acima.

Comissão de Seleção

Adriana Afonso – Professora de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí

Antonio Salvador – Gerente Artístico e Pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí

Arielle Barbosa – Estudante do 2º ano do Curso de Artes do Conservatório de Tatuí