16º Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí

Peças de Confronto-Piano

REVISITANDO OS MODERNISTAS

“Alma Brasileira”, homenagem às nossas compositoras

REGULAMENTO

1. Dos Objetivos

1.1. Promover o elo de comunicação entre as práticas musicais contemporâneas e o legado da Semana de Arte Moderna de 1922, bem como motivar e fomentar o estudo do corpo discente do Conservatório de Tatuí;

1.2. Revelar e incentivar novos talentos;

1.3. Propiciar aos(às) pianistas um período de estudo e concentração específicos.

1. Da Realização

2.1. O concurso será realizado virtualmente, por intermédio de envio de vídeos pelo YouTube;

2.2. Todos os candidatos e candidatas deverão postar vídeos com o programa referente à sua categoria, designando-o como não-listado. O link deverá constar, obrigatoriamente, na ficha de inscrição;

2.3. Haverá apenas uma fase.

1. Das Inscrições

3.1. Qualquer discente do curso de Piano erudito do Conservatório de Tatuí poderá se inscrever no Concurso Interno;

3.2. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 17 de setembro até as 23h59 do dia 1º de novembro de 2021;

3.3. Para efetuar a inscrição, é necessário preencher o formulário no link abaixo.

Clique aqui: https://forms.office.com/r/Gpu8htFnAB

1. Das Categorias

Categoria Preparatório A:

Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano no nível Preparatório do Conservatório de Tatuí.

Categoria Preparatório B:

Categoria I – Básico 1:
Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano na 1ª série do Conservatório de Tatuí.

Categoria II- Básico 2:

Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano na 2ª série do Conservatório de Tatuí.

Categoria III – Básico 3:

Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano na 3ª série do Conservatório de Tatuí.

Categoria IV- Intermediário 1:
Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano na 4ª série do Conservatório de Tatuí.

Categoria V- Intermediário 2:
Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano na 5ª série do Conservatório de Tatuí.

Categoria VI- Avançado 1:
Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano na 6ª série do Conservatório de Tatuí.

Categoria VII- Avançado 2:
Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano na 7ª série do Conservatório de Tatuí.

Categoria VIII – Aperfeiçoamento:

Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano no nível de Aperfeiçoamento do Conservatório de Tatuí.

N.B. Alunos(as) que estão classificados(as) no nível Piano Infantojuvenil (PIJ) deverão consultar suas/seus professoras/professores para saber em qual categoria devem se inscrever, de acordo com o nível de seu repertório.

1. Do Repertório – disponível no site para download
    (Clique no botão vermelho no início desta página – Peças de Confronto)
    :

Categoria Preparatório A:

Sinos de São João del Rei – Carla Reis e uma peça de livre escolha;

Categoria Preparatório B:

Pique-Esconde – Maria de Lourdes Junqueira e uma peça de livre escolha;

Categoria I – Básico 1:
Arco-Íris – Laura Longo e uma peça de livre escolha;

Categoria II- Básico 2:

Baião Mulato – Moema Craveiro de Campos e uma peça de livre escolha;

Categoria III – Básico 3:

Frevo em Quatro Tempos – Moema Craveiro de Campos e uma peça de livre escolha;

Categoria IV – Intermediário 1:
Acalanto – Lina Pires de Campos e uma peça de livre escolha;

Categoria V – Intermediário 2:
Solidão – Dinorá de Carvalho;

Categoria VI- Avançado 1:
Contrastes – Marisa Resende e uma peça de livre escolha;

Categoria VII- Avançado 2:
Sonata para Piano (1º movimento) – Esther Scliar e uma peça de livre escolha;

Categoria VIII – Aperfeiçoamento do Conservatório de Tatuí:

Para Beatriz – Catarina Domenici e uma peça de livre escolha (editada e dedicada especialmente para o 16º Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí);

5.1. Os candidatos e candidatas deverão enviar, no ato da inscrição, uma cópia das obras de livre escolha, devidamente identificadas, para o e-mail inscricoes@conservatoriodetatui.org.br.

5.2. O resultado será divulgado no dia  24 de novembro de 2021, em uma live durante a programação da 60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí.

1. Da Banca Examinadora

6.1.  A Banca Examinadora será composta por músicos profissionais atuantes no âmbito artístico-pedagógico nacional e internacional;

6.2.  Os casos omissos serão decididos em comum acordo com a Banca Examinadora e a Coordenação do evento;

6.3.  A decisão da Banca Examinadora é irrevogável e soberana.

1. Da Premiação

Categorias A, B, I, II, III, IV e V – Participação em evento musical “A Banda do Villa”, lançamento do trabalho de restauração de obras inéditas de Heitor Villa-Lobos, em fevereiro de 2022.

Categorias VI, VII e VIII – Gravação de vídeo (demo) nas dependências da Fatec-Tatuí.

Todos(as) os(as) inscritos(as) receberão certificado de participação.

Tatuí, 17 de setembro de 2021.

Marcus Held, coordenação
Sustenidos Organização Social de Cultura