16º Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí

REVISITANDO OS MODERNISTAS

“Alma Brasileira”, homenagem às nossas compositoras

REGULAMENTO

1. Dos Objetivos

1.1. Promover o elo de comunicação entre as práticas musicais contemporâneas e o legado da Semana de Arte Moderna de 1922, bem como motivar e fomentar o estudo do corpo discente do Conservatório de Tatuí;

1.2. Revelar e incentivar novos talentos;

1.3. Propiciar aos(às) pianistas um período de estudo e concentração específicos.

1. Da Realização

2.1. O concurso será realizado virtualmente, por intermédio de envio de vídeos pelo YouTube;

2.2. Todos os candidatos e candidatas deverão postar vídeos com o programa referente à sua categoria, designando-o como não-listado. O link deverá constar, obrigatoriamente, na ficha de inscrição;

2.3. Haverá apenas uma fase.

1. Das Inscrições

3.1. Qualquer discente do curso de Piano erudito do Conservatório de Tatuí poderá se inscrever no Concurso Interno;

3.2. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 17 de setembro até as 23h59 do dia 1º de novembro de 2021;

3.3. Para efetuar a inscrição, é necessário preencher o formulário no link abaixo.

Clique aqui: https://forms.office.com/r/Gpu8htFnAB

1. Das Categorias

Categoria Preparatório A:

Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano no nível Preparatório do Conservatório de Tatuí.

Categoria Preparatório B:

Categoria I – Básico 1:
Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano na 1ª série do Conservatório de Tatuí.

Categoria II- Básico 2:

Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano na 2ª série do Conservatório de Tatuí.

Categoria III – Básico 3:

Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano na 3ª série do Conservatório de Tatuí.

Categoria IV- Intermediário 1:
Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano na 4ª série do Conservatório de Tatuí.

Categoria V- Intermediário 2:
Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano na 5ª série do Conservatório de Tatuí.

Categoria VI- Avançado 1:
Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano na 6ª série do Conservatório de Tatuí.

Categoria VII- Avançado 2:
Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano na 7ª série do Conservatório de Tatuí.

Categoria VIII – Aperfeiçoamento:

Alunos(as) matriculados(as) no Curso de Piano no nível de Aperfeiçoamento do Conservatório de Tatuí.

N.B. Alunos(as) que estão classificados(as) no nível Piano Infantojuvenil (PIJ) deverão consultar suas/seus professoras/professores para saber em qual categoria devem se inscrever, de acordo com o nível de seu repertório.

1. Do Repertório – disponível no site para download
    (Clique no botão vermelho no início desta página – Peças de Confronto)
    :

Categoria Preparatório A:

Sinos de São João del Rei – Carla Reis e uma peça de livre escolha;

Categoria Preparatório B:

Pique-Esconde – Maria de Lourdes Junqueira e uma peça de livre escolha;

Categoria I – Básico 1:
Arco-Íris – Laura Longo e uma peça de livre escolha;

Categoria II- Básico 2:

Baião Mulato – Moema Craveiro de Campos e uma peça de livre escolha;

Categoria III – Básico 3:

Frevo em Quatro Tempos – Moema Craveiro de Campos e uma peça de livre escolha;

Categoria IV – Intermediário 1:
Acalanto – Lina Pires de Campos e uma peça de livre escolha;

Categoria V – Intermediário 2:
Solidão – Dinorá de Carvalho;

Categoria VI- Avançado 1:
Contrastes – Marisa Resende e uma peça de livre escolha;

Categoria VII- Avançado 2:
Sonata para Piano (1º movimento) – Esther Scliar e uma peça de livre escolha;

Categoria VIII – Aperfeiçoamento do Conservatório de Tatuí:

Para Beatriz – Catarina Domenici e uma peça de livre escolha (editada e dedicada especialmente para o 16º Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí);

5.1. Os candidatos e candidatas deverão enviar, no ato da inscrição, uma cópia das obras de livre escolha, devidamente identificadas, para o e-mail inscricoes@conservatoriodetatui.org.br.

5.2. O resultado será divulgado no dia  24 de novembro de 2021, em uma live durante a programação da 60ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí.

1. Da Banca Examinadora

6.1.  A Banca Examinadora será composta por músicos profissionais atuantes no âmbito artístico-pedagógico nacional e internacional;

6.2.  Os casos omissos serão decididos em comum acordo com a Banca Examinadora e a Coordenação do evento;

6.3.  A decisão da Banca Examinadora é irrevogável e soberana.

1. Da Premiação

Categorias A, B, I, II, III, IV e V – Participação em evento musical “A Banda do Villa”, lançamento do trabalho de restauração de obras inéditas de Heitor Villa-Lobos, em fevereiro de 2022.

Categorias VI, VII e VIII – Gravação de vídeo (demo) nas dependências da Fatec-Tatuí.

Apoiadora do Concurso, a D’addario premiará os(as) vencedores(as) do concurso com jogos de corda para violão.

Todos(as) os(as) inscritos(as) receberão certificado de participação.

Tatuí, 17 de setembro de 2021.

Marcus Held, coordenação
Sustenidos Organização Social de Cultura