Estude
Conosco

Música

Cursos Regulares

Piano Erudito

Sede Tatuí

O curso de Piano Erudito do Conservatório de Tatuí está estruturado em cinco ciclos de estudo:

  • Ciclo Preparatório Infantil, com a duração de dois anos (recebe crianças na faixa etária de 8 a 11 anos);
  • Ciclo Inicial, com a duração de dois anos e organizado em duas vertentes – Ciclo Inicial Infantil (recebe crianças a partir de 10 anos vindas do Ciclo Preparatório Infantil) e Ciclo Inicial Adolescente/Adulto (para iniciantes a partir de 12 anos, sem conhecimento musical);
  • Ciclo Básico (2 anos de duração);
  • Ciclo Intermediário (3 anos de duração);
  • Ciclo Avançado (2 anos de duração) – dá continuidade ao percurso de formação, até a conclusão dos estudos no Conservatório de Tatuí.

O curso total tem duração de 9 a 11 anos e a idade mínima para ingresso é de 8 anos.

Para saber mais, confira nosso REGIMENTO ESCOLAR.

Professores

Ana Ingrid Lisboa de Almeida

Ana Ingrid Lisboa de Almeida

Piano e Oficina de Performance em Piano

Formada em Piano Erudito pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí e em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade Paulista de Artes. Realizou todos os níveis dos Cursos Internacionais sobre o Método Kodály e sua aplicação na Escola Brasileira. Tem participado de cursos de extensão universitária com especialização em musicalização, didática pianística, improvisação e metodologias fundamentadas nas idéias de Edgar Willems e Jaques Dalcroze. Como associada da ABRAORFF (Associação Orff do Brasil), participa mensalmente dos encontros “Música e Movimento na Educação segundo Orff Schulwerk” em São Paulo e Campinas. Realizou estudos sobre “Improvisação Musical como Técnica Pedagógica” com Violeta Hemsy de Gainza e “Improvisação ao Piano segundo os princípios de base da Pedagogia Dalcroze” com Iramar Rodrigues, professor do Instituto Jaques Dalcroze de Genebra (Suíça). No VIII Encontro de Rítmica Dalcroze participou das oficinas “Iniciação ao Piano: da Audição à Criação” e “Pedagogia Musical”. Em 2009, no Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí, atuou como professora de performance para adolescentes. Em 2010 concluiu o curso de pós-graduação “Especialização em Psicopedagogia Institucional” pela Educon. É professora de Artes Visuais e História da Arte no Ensino Fundamental e Médio do Colégio Objetivo de Tatuí e integra o corpo docente de Performance e Piano Erudito do Conservatório de Tatuí.

Ana Maria Teixeira de Almeida

Ana Maria Teixeira de Almeida

Piano e Noções de Pedagogia Pianística

Formada em piano pelo Conservatório de Tatuí, aperfeiçoando-se com Fritz Yank, João Carlos Martins, Caio Pagno e Charles Dobler. Licenciada em educação artística, com habilitação em música, tendo realizado cursos de extensão universitária em regência e estética da arte ministrados por H.J. Kollreuter, na Unicamp. Habilitada em iniciação musical pelo método Orff, tendo realizado cursos com professores do Instituto Orff, Heid Weidlich e Herman Regner na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Também foi aluna de Edgar Willems, em curso intensivo de educação musical, em Tatuí. Realizou cursos sobre “Técnicas Atuais de Composição Musical”, ministrados pelo professor Leon Biriotti. Sempre participou de Grupos de Música de Câmara, possuindo curso de extensão universitária, ministrado pelo professor Peter Feuchtvanger nas Faculdades Integradas Alcântara Machado e em Tatuí. É professora do Conservatório de Tatuí desde 1968. Foi presidente da Comissão de Organização e Programa de 1971 a 1982. É professora de piano para alunos portadores de deficiência visual, total ou parcial, desde 1994, desenvolvendo trabalho metodológico específico com resultados positivos. Em 1998 foi agraciada com Certificado de Honra ao Mérito conferido pelo diretor do Conservatório de Tatuí. Em sua messe pedagógica, seus alunos têm obtido várias láureas em concurso de piano e, ainda, têm sido promovidos com distinção em vestibulares da Unesp, Unicamp, Universidade Federal de Porto Alegre e USP, participando com êxito no mercado de trabalho musical.

Carlos Roberto Moraes

Carlos Roberto Moraes

Piano e Apreciação e Crítica Musical

Formado em piano e canto pelo Conservatório de Tatuí e em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Sorocaba. Aperfeiçoou-se em piano com Yara Bernetti, Homero Magalhães e Magda Tagliaferro. Na área de canto, participou da montagem da ópera “Bastião e Bastiana”, de Mozart, e no Réquiem do mesmo, com a Orquestra Sinfônica Paulista. É professor da área de piano desde 1987.

Cristiane Bloes

Cristiane Bloes

Professora de Piano

Mestre em Música e bacharel em Piano pelo Instituto de Artes da Unesp-SP, pós-graduada em Psicopedagogia e diplomada em Piano Clássico e MPB/Jazz pelo Conservatório de Tatuí. Premiada em diversos concursos como solista e camerista, com destaque para o “X Prêmio Eldorado de Música” (1999), em que obteve o terceiro lugar com o “Duo Sonâncias” (piano e percussão), e o primeiro lugar na 1ª Edição do Concurso de Nacional de Piano de Música Brasileira Spartaco Rossi (1994). Atuou como pianista convidada em diversos eventos internacionais acompanhando os flautistas Edson Beltrami (Brasil), Daniela Troiani (Itália), Michel Hazel (Alemanha), Felix Hengli (Suíça) e Vieri Botazzini (Itália); Victor Mendoza (vibrafone-EUA), Daniel Barry (trompete - EUA), Miguel Villafruela (saxofone – Chile), Alexandre Ficarelli (oboé – Brasil), Sefica Kutluer (flauta – Turquia), James Gourlay (Tuba-EUA),  entre outros. Participou de gravações de vários CDs, destacando-se o CD “Raros e Inéditos” (prêmio APCA de Música de 1996), acompanhando Carlinhos Vergueiro, Virgínia Rosa, Zizi Possi e Ney Matogrosso. Atuou em diversos grupos do Conservatório de Tatuí como Orquestra Sinfônica, Cambanda Jazz Combo, Big Band Prata da Casa, Banda Sinfônica e Grupo de Percussão. Solou sob regência de Antonio Carlos Neves Campos, John Boudler (EUA), Ciro Pereira, Lazlo Marosi (Hungria), Dario Sotelo, Edson Beltrami e Dwight Satterwhite (EUA). Participou projeto Rock Sinfônico (2000) em uma turnê pelo Brasil, tocando com Allan Parsons, Alice Cooper, Jon Anderson e Tony Hadley. Em 2015, realizou trabalho junto a “São Paulo Companhia de Dança”, com apresentações na Sala São Paulo.  Recebeu da direção do Conservatório de Tatuí e do Conselho Diretor do Rotary Clube de Tatuí o “Certificado de Honra ao Mérito”, pela divulgação da instituição, ambos em 1998. Em 1999, recebeu da Câmara Municipal de Tatuí a Moção de Aplausos e Congratulações (142/99) pela representação desta cidade no meio musical nacional. Em 2015, recebeu o título de “Comendadora – Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes” - pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino de São Paulo.  Mantém o Duo Bloes com seu irmão, o flautista Otávio Bloes. É professora de Piano Clássico e Pianista do Conservatório de Tatuí, onde coordena a Área de Educação Musical e Matérias Teóricas.

Déborah Melissa dos Santos Kerber

Déborah Melissa dos Santos Kerber

Piano

Natural da cidade de São Paulo, fez curso de piano em nível de aperfeiçoamento no Conservatório de Tatuí e bacharelado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Música - Instrumento Piano - com Nahim Marum e André Rangel. Foi bolsista em ambas as instituições onde desenvolveu atividade como camerista e pianista correpetidora, principalmente nas áreas de Canto e Sopros. Realizou diversos recitais de música de câmara e, junto à Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, foi pianista solista sob regência de Lowell Graham. Participou de master classes com os pianistas Gerald Robbins (EUA) e Olga Kium, entre outros. Foi professora de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí entre 2003 e 2008. Atualmente é professora de Piano da mesma instituição e pianista correpetidora da Organização Santa Marcelina e do Grupo de Pianistas Correpetidores do Conservatório de Tatuí.

Eliana Wagner

Eliana Wagner

Performance de palco e grupos de câmara

Formada em piano e canto pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí e em licenciatura plena em música pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Participou de cursos de interpretação pianística com Magdalena Tagliaferro, Arnaldo Cohen, Olga Kiun; de música de câmara com Maria José Carrasqueira, Lucia Barrenechea, Gerald Robins; e musicoterapia com Rolando Benenzon. Participou da gravação de dois CDs com Dorothea Kerr e atualmente está cursando especialização em música de câmara. Faz parte do corpo docente do Conservatório de Tatuí nas áreas de piano, música de câmara e performance de palco.

Fanny de Souza Lima

Fanny de Souza Lima

Piano e Oficina de Performance em Piano

Pós-graduada em Metodologia do Ensino das Artes pela Universidade de Curitiba, bacharel em Piano pelo Instituto de Artes da Unesp e formada em piano erudito pelo Conservatório de Tatuí. Desenvolve sua carreira como pianista, acompanhando instrumentistas das áreas de Sopros/Madeiras e Percussão. Trabalhou em diversos Festivais de Inverno do Conservatório de Tatuí, atuando como pianista de coro infantil e pianista correpetidora por vários anos consecutivos. Ainda no Conservatório de Tatuí foi convidada a ministrar oficinas na área de Performance – Repertório no V Encontro Internacional de Pianistas. Trabalhou junto aos compositores Murray Schaffer (Canadá) e Edson Zampronha (Brasil - Espanha) na execução de suas obras. Com Murray Schafer, participou da “Floresta Encantada”, sob a coordenação do próprio compositor e de Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. Como pianista participou do III Encuentro Internacional de Flautas em Bariloche (Argentina). Não somente como correpetidora mas também como professora de piano, lecionou no III FESTMAP – Amapá. Como integrante do grupo Gargântua divulga o Cinema Mudo apresentando “Silhuetas Sonoras”, “Tesouros do Cinema Latino-Americano” e “Reis da Comédia” em diversas cidades do Brasil. Com o trio Bem Brasil, pesquisa o repertório de música erudita brasileira, apresentando-se não somente no Brasil, mas também em alguns estados dos Estados Unidos. Atualmente é professora da área de Piano e Performance-Repertório do Conservatório de Tatuí, onde também integra o Grupo de Pianistas Correpetidores.

Juliano Brito Kerber

Juliano Brito Kerber

Piano, Metodologia do Estudo do Piano e Seminários de Colaboração Pianística

Juliano Kerber nasceu em Concórdia, Santa Catarina, onde realizou seus primeiros estudos de música. Possui Mestrado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2007) e graduação em Música Habilitação em Piano pela mesma universidade (1997). Fez o curso básico de piano (1992) no Conservatório Musical Concórdia e os níveis Avançado (1997) e Aperfeiçoamento (1999) no Conservatório de Tatuí. Como solista, atuou junto à Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica Paulista, Orquestra Sinfônica Jovem, Orquestra Sinfônica de Botucatu e Grupo Experimental Villa-Lobos. Desde 1998 é professor do Conservatório de Tatuí, onde ministra as disciplinas de Piano e Metodologia do Estudo. É também professor da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), antiga ULM.

Lúcia Elisabeth Pavanelli Galvão

Lúcia Elisabeth Pavanelli Galvão

Piano e Oficina de Performance em Piano

Pós-graduada em Educação Musical pela Faculdade Paulista de Artes e graduada em Licenciatura Plena em Música pela FMU (Faculdade de Artes Alcântara Machado), em São Paulo, é formada em piano pelo Conservatório de Tatuí, onde concluiu também o curso de Musicalização para Educadores. Atua como professora de piano no Conservatório de Tatuí há 16 anos. No período de 2003 a 2005 atuou nas áreas de musicalização e piano, na Escola Adventista do bairro da Liberdade em São Paulo. Realizou aperfeiçoamento em pedagogia infantil e técnicas pedagógicas para estudo e aprendizagem do instrumento com a professora Maria Elisa Leal Cardoso (discípula e assessora da professora Lina Pires de Campos), em São Caetano do Sul, de 1993 a 1996. Participou do Simpósio Internacional de Educação Musical, com o educador Keith Swanwick, em 2008, e do XI Curso Internacional sobre o Método Kodaly de Aprendizagem Musical. Participou de cursos de extensão universitária em psicomotricidade e musicalização e de Curso de Difusão Cultural na Universidade de São Paulo.

Marina Aparecida de Camargo Campos

Marina Aparecida de Camargo Campos

Piano, Oficina de Performance em Piano e Performance em Duos Pianísticos

Pós-graduada em psicopedagogia pela Asseta (Associação de Ensino Tatuiense) e graduada pela Faculdade Paulista de Arte em Música, desenvolveu seus estudos pianísticos sob a orientação de renomados pianistas como Amaral Vieira, Lina Pires de Campos e Maria José Carrasqueira. Como camerista, realizou diversos trabalhos com a violoncelista Tânia Lisboa, com destaque para sua participação no concurso Jovens Intérpretes da Música. Participou como convidada especial em concertos da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra Sinfônica Paulista) e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra de Sopros Brasileira), nas quais atuou sob a regência de Arnald Gabriel, Jan Van Der Roost, Matthew George, Adriano Machado e Dario Sotelo. Na área de educação musical, participou de diversos cursos com destaque ao XVII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, XI Curso Internacional sobre o Método Kodaly, Seminário Internacional de Educação Musical e VII Curso Internacional Sobre Método Kodaly. Atualmente é professora no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, professora de educação musical no Colégio Objetivo de Tatuí e pianista acompanhadora do coral Pequenos Cantores.

Míriam Braga

Míriam Braga

Piano e música de câmara

Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Piano pelas Faculdades São Judas. Seus principais mestres foram Bernard Flavigny, Arnaldo Cohen, Heitor Alimonda, Homero Magalhães, Lina Pires de Campos, Amaral Vieira, Magda Tagliaferro, Jacques Klein, Iara Bernette. Foi várias vezes premiada como solista e camerista. Atuou como solista sob regência de Eleazar de Carvalho, Alceo Bocchino Ernani Aguiar, Thomas O'Neall, Benito Juarez, Roberto Garcia Mareco, Henrique Gregori, Edson Beltrami, Florentin Gimenez, Gonzalo Bustos, Dario Sotelo, Juliano de Arruda Campos, entre outros. Gravou para a RTC/SP, Rádio MEC/RJ, TVE/RJ, TV Brasil/RJ no Brasil, para BBC/Londres e TV/México. Tem em sua discografia uma série de CDs dedicados à música brasileira, gravados pela Meridian Records (Inglaterra), Tons e Sons, Rádio MEC, entre outras. Como pianista correpetidora tem sido amplamente reconhecida. Seus concertos internacionais incluem América Latina, Estados Unidos e Europa. No Conservatório de Tatuí, integra o corpo docente da Área de Piano e Música de Câmara. Atua também como clinician e pianista exclusiva no projeto “Sopro Novo Bandas", da Yamaha Musical do Brasil.