Estude
Conosco

Música

Cursos Livres

Improvisação no Renascimento: A Diminuição

Sede Tatuí

O curso é voltado a músicos e estudantes de música de qualquer instrumento ou área que queiram conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre a música renascentista e a prática de diminuição no período da Renascença. A partir da leitura e discussão de dois dos maiores tratados de diminuição do Renascimento. “Tratado de Glosas” de Ortiz (c. 1510 – c. 1576) e “La Fontegara” de Silvestro Ganassi (1492-c.1557)), este curso tem como objetivo que os participantes possam compreender a prática de diminuição do Renascimento. A partir de baixos ostinati e baixos de cantochão, serão propostos exercícios escritos e práticos de improvisações (tocar extempore) e também realizar diminuições já escritas sobre linhas melódicas de madrigais renascentistas.

Iara Ungarelli toca viola da gamba e é educadora musical formada na Escola de Música de Brasília e na UnB (Licenciatura). Em 2013 escolheu a cidade de São Paulo para expandir sua carreira musical. Integra atualmente o Duo Passacalha com Guilherme de Camargo, o grupo Capela Ultramarina dirigido por Fábio Vianna Peres e o Grupo Ziriguidum de mulheres, ao lado de Isabel Reis, Daiane Dauzcuk e Pamela Dauzcuk. Apresenta-se com frequência em diversas formações de câmara relacionadas à performance historicamente informada em instituições e espaços culturais como a OSESP, o Theatro Municipal, a EMESP, o Gansaral, entre outros. É atual professora de viola da gamba no Conservatório de Tatuí e de musicalização infantil na Beacon School, na Vila LuMiCá e no BabyGym. Em 2024 ministrou aulas de viola da gamba no 45º Civebra na Escola de Música de Brasília.

Período do curso: 12 de março a 25 de junho 2024
Aulas virtuais: Terças-feiras, das 18h30 às 20h
Carga horária: 24h
Total de Participantes: 20
Público-Alvo: Músicos e estudantes de música de qualquer instrumento ou área que queiram adquirir ou aprofundar os conhecimentos sobre a música renascentista e a prática de diminuição no período da Renascença.
Pré-requisitos
: Conhecimento básico de leitura, teoria musical, escalas tonais e modais e harmonia básica.
Critério de seleção
: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 04 de março de 2023
Ficha de inscrição: https://bit.ly/improvicacaorenascimento

Professores