Estude
Conosco

Artes Cênicas

Cursos Aperfeiçoamento

Exercícios de criação de roteiro cinematográfico

Sede Tatuí

A partir de conversas sobre cinema, mas também teatro, literatura, fotografia e outros estímulos artísticos, o curso buscará alimentar a criação dos estudantes por meio de exercícios práticos de escrita de roteiro.

Caetano Gotardo é cineasta, ator, poeta, compositor e dramaturgo. Formou-se em cinema pela USP em 2003. Escreveu e dirigiu dez curtas-metragens, todos exibidos em diversos festivais brasileiros e internacionais, como Cannes, Rotterdam e Locarno. Seus dois primeiros longas, “O que se move” (2013) e “Seus ossos e seus olhos” (2019), também foram exibidos e premiados em variados festivais pelo mundo. Em parceria com Marco Dutra, dividindo roteiro e direção, lançou seu terceiro longa, “Todos os Mortos” (2020), na Competição Oficial do Festival de Berlim. Também com Marco, realizou a série “Noturnos” (2020), exibida no Canal Brasil e no Globoplay. “Você nos queima” (2022), quarto longa-metragem do realizador, circulou por festivais até o fim do ano passado. Caetano colaborou ainda em vários outros filmes como roteirista, montador, ator e compositor. Ele integra o coletivo de realizadores Filmes do Caixote. Nas artes cênicas, trabalhou junto a alguns importantes núcleos teatrais paulistanos, como a Companhia do Latão, a Companhia Teatro Balagan e o Grupo XIX de Teatro, e assinou a dramaturgia de cinco peças montadas na cidade de São Paulo. Seu livro de poesia “Matéria”, escrito junto a Carla Kinzo e Marco Dutra, foi editado em 2012 pela editora Sete Letras.

Período do curso: 15 de abril a 08 de julho de 2024
Aulas online: Segundas e Quartas-Feiras, das 19h30 às 21h30 (Exceto 01/05)
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 20
Público-Alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos, performers, artistas do corpo dentre outros
Pré-requisitos: Atrizes, atores, dançarinos(as), performers, artistas profissionais ou ainda em formação
Critério de seleção: carta de interesse contendo um breve resumo das experiêcias artísticas e motivo de interesse pelo curso
Prazo de inscrição: Até 05 de abril de 2024
Ficha de inscrição:  https://bit.ly/criacaoderoteirocinematografico

Professores