Estude
Conosco

Artes Cênicas

Cursos Livres

Estudos Performativos em Realidade Virtual (Curta Duração)

Sede Tatuí

Nos últimos anos, o idealizou, dirigiu, produziu e atuou em projetos híbridos que mesclam elementos do teatro, cinema, fotografia, dança, experiências imersivas e novas mídias. O artista abordará o processo de criação das suas mais recentes criações neste território: “O Híbrido” (Performance – indicado ao Prêmio APCA, na categoria Avanço Digital, pelo caráter tecnólogico inovador); “Entre” (Instalação Performativa) e “Traved” (Palestra-Performance). Estes trabalhos serão analisados de uma perspectiva teórica (à luz de estudos da presença e teorias no campo da realidade virtual) e, também, prática (por meio de exercícios cênicos performativos – filmados com câmeras que captam imagem em 360º e assistidos com o uso de óculos de realidade virtual). A parte prática partirá de projetos-investigações autorais – dos(as) participantes -, e contará com a orientação do artista, com o intuito de estimular novas criações neste território.

Robson Catalunha é Diretor, ator, performer, curador, produtor e pesquisador. Mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP. Em sua formação, destaca o CPT, de Antunes Filho. Já trabalhou com Os Satyros; Grupo Pândega – de Maria Alice Vergueiro – e Bob Wilson. Nos últimos anos, se apresentou e desenvolveu projetos em Nova Iorque, Estocolmo, Budapeste, Mindelo, Zagreb e Whuzen. Atualmente, vem pesquisando o conceito de presença na fronteira entre o teatro, as artes visuais e a realidade virtual, em obras como “O Híbrido” – indicado ao Prêmio APCA (2021) -; “Entre: Instalação/Performance em Realidade Virtual” e “Traved: Palestra/Performance em Realidade Virtual”, em parceria com Dodi Leal.

 

Período do curso: 27 de junho a 05 de julho de 2024
Aulas presenciais: Quintas e Sextas-Feiras, das 14h às 17h
Local: Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí (Rua Quinze de Novembro, 63/67, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos(as), músicos/musicistas, performers, artistas do corpo dentre outros
Pré-requisitos: Artistas profissionais ou ainda em formação
Critério de seleção: carta de interesse contendo um breve resumo das experiêcias artísticas e motivo de interesse pelo curso.
Prazo de inscrição: A partir de 01 de junho a 20 de junho de 2024
Ficha de inscrição:  https://bit.ly/estudosperformativos

 

Professores