Estude
Conosco
livres
Curso de Curta Duração: Vocalidades Indígenas
Sede Tatuí
livres
Início: 15/05/25
Horários: 09:00 às 12:00
Local: Sede Tatuí
Prazo de inscrição: Até 9 de maio de 2025
Link de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=150
O curso Vocalidades Indígenas irá resgatar parte do repertório coletado e registrado pela cantora e pesquisadora Marlui Miranda no livro IHU – Todos os Sons. Os participantes irão aprender alguns cantos de diversas etnias indígenas, sua pronúncia, vocalidades, além dos contextos históricos e socioculturais em que estão inseridos. Será um mergulho de aprendizagem e conhecimento sobre alguns povos indígenas por meio de suas músicas e vocalidades.
Marlui Miranda há muitos anos tem gravado e produzido eventos culturais, shows e espetáculos com diversos povos indígenas apresentando-se com eles, como por exemplo, apresentou-se no Queen Elizabeth Hall com os Mehinako Kamalurre, Aparita, Uyai, Karanai e Yanuno em 2005; assim como
apresentou-se com Mari Boine e os Mehinako na Espanha no Festival Etnosur em Andaluzia no mesmo ano; apresentou-se com os Tukano, Tuyuka e Ivaldo Bertazzo e seu grupo de Dança Corpo Cidadão em São Paulo em 1999; com os Panará e o grupo Beijo em São Paulo, com os Suruí em 1990 em SP e depois, no Rio+20 em 2012; Ponte entre Povos com os Wayana, Apalai, Katxuyana e Tiriyó em 2006; além de inúmeros outros eventos com povos indígenas de todo Brasil. Cantora, compositora e arranjadora, produtora cultural, dedicada há quase trinta anos à pesquisa e produções musicais na área da música indígena, tem sido reconhecida como a mais importante intérprete e pesquisadora da música indígena do Brasil. Marlui Miranda recebeu a Medalha do Mérito Cultural do Ministério da Cultura em 2002, em reconhecimento à sua contribuição à cultura no Brasil. Recebeu em dezembro de 2005 o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, por sua contribuição ao desenvolvimento da cultura e sustentabilidade na Amazônia Brasileira. Foi supervisora musical do filme de Hector Babenco “Brincando nos Campos do Senhor” e recebeu o prêmio de melhor trilha sonora no Festival de Cinema de Brasília com o filme “Hans Staden”, de Luís Alberto Pereira. Foi professora visitante e artista-em-residência na Universidade de Chicago, Universidade de Indiana, Dartmouth College, e realizado palestras na UNICAMP, London University e USP-Universidade de São Paulo. Criou o espetáculo “IHU, Todos os Sons” em 1996 e concebeu o projeto como um todo, pelo qual recebeu o prêmio de melhor CD na categoria de World Music dado pela Academia Alemã de Crítica. Produziu o livro de partituras “IHU, Todos os Sons”, em 1994. Compôs e produziu “Missa Indígena KewereRezar”, em 1997, e o CD do mesmo nome, com a participação do Coral Sinfônico do Estado de São Paulo e da Orquestra Jazz Sinfônica. Organizou “Ponte entre Povos” um livro com três CDs encartados, um documento que registrou o repertório dos Wayana, Apalai, Katxuyana, Tiriyó e Palikur do Amapá. Recebeu bolsas de apoio à pesquisa no Brasil e no exterior, tais como o a Fundação Rockfeller, a The John Simon Guggenheim, Fundação Vitae e RioArte. Marlui Miranda, durante sua carreira musical, vem realizando tournées e apresentações no Brasil e no exterior, tendo se apresentado e gravado com os músicos Rodolfo Stroeter; o Grupo Pau Brasil, Nelson Ayres, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Naná Vasconcellos, Trilok Gurtu, Ruriá Duprat, Caíto Marcondes, John Surman, Jack DeJohnette, Egberto Gismonti, Lucian Rogulski, Grupo Beijo, Tiago Pinheiro, Lelo Nazario e muitos outros. Gravou Yuxin–Alma, uma releitura musical da obra literária de mesmo nome, de autoria de sua irmã, a escritora Ana Miranda, lançado pela Companhia das Letras-Selo SESC em 2009. Seu mais recente trabalho é Fala de Bicho, Fala de Gente (Selo SESC, 2014) com o qual ganhou o Prêmio da Música Brasileira 2015 como Melhor Cantora Regional.
Período do curso: 15 de maio a 5 de junho de 2025
Aulas presenciais: quintas-feiras, das 9h às 12h
Local: Unidade Chiquinha Gonzaga
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 30
Público-alvo: Cantores, músicos, estudantes de música e interessados em geral no repertório de música indígena
Pré-requisitos: Conhecimento básico em música
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 9 de maio de 2025
Link de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=150
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Escolar: secretaria@conservatoriodetatui.org.br