Estude
Conosco

Música

Cursos Aperfeiçoamento

Arranjo e Orquestração: a Escrita Criativa na Linguagem Musical

Sede Tatuí

O curso discorrerá sobre conceitos essenciais sobre linguagem (discurso musical) e meio (formações) serão abordados pelo enfoque da realização (não da teoria) e examinados à luz da percepção do discurso musical (análises auditivas, audiovisuais e escritas). As aulas expositivas serão combinadas a exercícios práticos abrangendo os principais processos envolvidos na criação de arranjos (releituras), adaptação de obras para diferentes meios instrumentais (orquestração) e composição de novas obras.  Este programa visa aproximar os criadores de sua própria identidade musical pelo aprimoramento técnico (facilitação da comunicação) e por uma tradução cada vez mais proficiente de ideias em música. 

Felipe Senna é Mestre em Artes com distinção pela City-University of London e bacharel em música pela Unesp, Felipe Senna é apontado como “um dos mais talentosos e promissores criadores de música de sua geração” (Julio Maria, O Estado de S.Paulo). Defensor de um discurso musical que reconheça nosso tempo e lugar, sua obra promove o cruzamento de diferentes linguagens e transcende barreiras de gênero na busca por uma criação contemporânea, brasileira e viva, que dialogue com o público – aproximando-o do universo da música. Foi o vencedor do 1º prêmio nos concursos Camargo Guarnieri e Ritmo e Som, premiado pela XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea e indicado a prêmios como ‘Golden Eye’ no Zurich Film Festival e Prêmio Governador do Estado de SP. Teve obras encomendadas e estreadas por orquestras e grupos de câmara do Brasil e exterior. Em 2022 teve sua ópera CAFÉ, sobre libreto de Mário de Andrade, encomendada e estreada pelo Theatro Municipal de São Paulo nas celebrações do centenário da semana de arte moderna de 1922. Criador e diretor do Câmaranóva, com o qual lançou seu 1º álbum Câmara Brasileira (Maritaca Discos, 2023) “uma das melhores coisas que você já ouviu” (Julinho Bittencourt, Revista Forum) e do Senna6 “a maior revelação musical brasileira dos últimos tempos” (Amilton Godoy), com quem lançou seu 1º álbum autoral Musicotrópole (ProAC/Maritaca Discos, 2023) em uma série de concertos pelo estado de SP. Como pianista, diretor musical, arranjador, orquestrador e produtor musical, atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Airto Moreira, Léa Freire, Silvia Goes, Arismar do Espírito Santo, Amilton Godoy, Filó Machado, Nailor Proveta e Edu Ribeiro, e dos estadunidenses Keith Underwood, Ali Ryerson e Jane Lenoir. Coordenador pedagógico-artístico do 1º Festival Latino-americano de Bandas do Conservatório de Tatuí, Senna é o professor de composição do 12o Festival Internacional Sesc de Música, foi compositor-mentor convidado da JMI – Jeunesses Musicales International (BE, 2021) e também compositor residente dos conservatórios de Rennes (FR, 2012-13) e Lannion (FR, 2013-14), nos quais ministrou cursos de formação para professores e alunos.

Período do curso: 16 de março a 06 de julho 2024
Aulas virtuais: Sábados, das 10h30 às 13h30
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 20
Público-Alvo: criadores (compositores, arranjadores e orquestradores) e instrumentistas com alguma experiência em criação que busquem ampliar seus recursos de escrita e aperfeiçoar sua prática musical criativa.

Pré-requisitos: Notação musical intermediária/proficiente; Leitura musical proficiente; Experiência prévia em criação musical (composição, arranjo ou orquestração); Conhecimentos básicos de instrumentação (famílias dos instrumentos/naipes, tessituras, reconhecimento auditivo de timbres); Desenvoltura básica em um instrumento harmônico (preferencialmente piano) e Conhecimentos básicos em notação digital (via softwares Finale, Sibelius e similares)
Critério de seleção
: Análise de currículo
Prazo de inscrição: Até 04 de março de 2023
Ficha de inscrição: https://bit.ly/aescritacriativa

Professores