Notícias
Conservatório de Tatuí lança campanha de Doação de Imposto de Renda
Iniciativa permite que pessoas física e jurídica destinem parte do imposto devido para a instituição; modalidade de incentivo cultural prevê 100% de isenção fiscal

O Conservatório de Tatuí lança uma nova campanha voltada para a doação de Imposto de Renda, para pessoas física e jurídica. O equipamento é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, considerado a maior escola de música e teatro da América Latina, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, e promove esta iniciativa permitindo que as pessoas contribuintes transformem seu imposto devido em arte e oportunidade, com a manutenção de bolsas de estudo, aquisição de instrumentos musicais, infraestrutura, programas educativos e atividades artísticas promovidas pela escola.
A campanha possibilita que as doações sejam feitas tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. No caso de empresas interessadas, é necessário que elas façam parte do regime tributário de Lucro Real e o teto permitido para doação é de até 4% do Imposto de Renda devido pela empresa. Já as Pessoas Físicas contribuintes de IR por Deduções Legais podem destinar até 6% para doação. Em ambos os casos, não há nenhum tipo de custo aos(as) apoiadores(as). Para essa modalidade de apoio, por meio da Lei Rouanet, os projetos aprovados podem ser incentivados com 100% de isenção fiscal.
Além de auxiliar na ampliação das ações desenvolvidas pelo Conservatório de Tatuí, os(as) participantes terão acesso a um recibo comprovando a doação, além de outros benefícios diversos como um certificado de apoio institucional e relatórios de impacto, no caso de pessoas físicas. Para o apoio realizado por empresas, além do certificado de apoio e relatórios de impacto, a ação prevê também aplicação da marca nos materiais de divulgação da instituição (a depender da cota de patrocínio viabilizada), postagem de agradecimento nas redes sociais e possibilidade de ações ou apresentações culturais como contrapartida de apoio.
Acesse nosso site e saiba mais, ou entre em contato diretamente com a equipe de Mobilização do Conservatório de Tatuí para dúvidas e mais informações.
***
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Itaú, Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.