Notícias
64ª Semana da Música é o destaque da programação cultural de novembro do Conservatório de Tatuí
Agenda traz ainda a 2ª Semana de Prática de Conjunto, Mostra de Artes Cênicas, concertos dos Grupos Artísticos da instituição, sessões de cinema gratuitas, roda de choro e muito mais

A programação de novembro do Conservatório de Tatuí está recheada de atrações culturais gratuitas que vão agitar a Cidade Ternura. Entre os dias 3 e 7 de novembro, a instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e teatro da América Latina – realiza a 64ª Semana da Música com apresentações que promovem a integração de grupos do Conservatório de Tatuí com renomadas escolas parceiras. O evento é um dos destaques da agenda mensal, que trará ainda a segunda parte da Mostra de Artes Cênicas, apresentações dos Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí, sessões de cinema do ‘Cine Bibi’, a 2ª Semana de Prática de Conjunto e muito mais.
No dia 1, às 10h, o docente Felipe Arantes promove a palestra ‘Som em Cena – Introdução à Sonorização para Teatro Musical’. O evento é uma parceria com o projeto CultSP Pro, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Com classificação indicativa de 16 anos, encontro trará uma visão ampla sobre os processos de sonorização, desde o planejamento, escolha e até o posicionamento do sistema de som. Na mesma data, às 20h, o Grupo de Choro sobe ao palco como uma referência nacional do gênero, com seu trabalho que mistura pesquisa e difusão de um dos mais importantes e tradicionais estilos musicais do país. Ambos os eventos serão realizados no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita e retirada de ingressos de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Entre os dias 3 e 7 de novembro, o Teatro Procópio Ferreira será palco para a 64ª edição da Semana da Música. O evento realizado no mês em que é celebrado o Dia do(a) Músico(a), se destaca como um dos mais longevos realizados pela escola. A Semana da Música promove uma grande integração entre os grupos pedagógicos e artísticos do Conservatório de Tatuí, que se apresentam ao lado de conjuntos formados em escolas de renome como USP, Unesp e Unicamp. Essa oportunidade permite com que estudantes vivam um intercâmbio cultural entre si, fruto da parceria acadêmica entre as instituições. A Semana da Música é ainda uma grande oportunidade para o público apreciar concertos gratuitos, de gêneros musicais diversos que transitam entre o popular e o erudito. Todos os detalhes da programação estão no site do Conservatório de Tatuí.
De 10 a 19 de novembro, o Conservatório de Tatuí realiza a segunda parte da Mostra de Artes Cênicas de 2025, que reúne estudantes de todos os cursos da área, em apresentações que revelam suas pesquisas e projetos desenvolvidos ao longo do ano. Entre exposição de cenografia e peças teatrais, serão mais de 13 eventos realizados em espaços diversos como o Teatro Procópio Ferreira, Unidade 3 e Fábrica São Martinho. Todos os espetáculos são gratuitos e as classificações indicativas variam. Confira aqui todos os detalhes da programação da Mostra de Artes Cênicas.
Na terça-feira, dia 11, às 19h30, o projeto ‘Cine Bibi’ exibe o documentário ‘A negação do Brasil’, do diretor Joel Zito Araújo. O longa de 2000 leva o espectador para uma viagem na história da telenovela, fazendo uma análise do papel de atores e atrizes negros nos folhetins brasileiros. A partir de memórias, pesquisas e entrevistas, Joel Zito Araújo expõe uma ferida revelando preconceitos e um representatividade negra estereotipada na teledramaturgia nacional. Com entrada gratuita e classificação indicativa livre, a sessão será realizada no Teatro Procópio Ferreira do Conservatório de Tatuí.
Dia 12, às 20h, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira. O grupo formado por estudantes bolsistas não possui uma formação fixa, o que possibilita uma grande versatilidade na elaboração de arranjos musicais e execução de repertórios variados. Atualmente, a Jazz Combo está sob a coordenação de Léo Ferrarini – pianista, educador musical, compositor, arranjador e produtor. O concerto tem entrada gratuita
De 13 a 19 de novembro, o Conservatório de Tatuí realiza a 2ª Semana de Prática de Conjunto. A disciplina é obrigatória para o corpo discente, na qual estudantes dos cursos regulares da instituição participam de formações coletivas que possibilitam uma vivência em formações musicais diversas e o convívio entre alunos(as) de diferentes turmas. Todos os eventos são gratuitos, com classificação indicativa livre e serão realizados nos diferentes espaços culturais do Conservatório de Tatuí.
Entre os dias 24 e 28 de novembro, o Conservatório de Tatuí promove a segunda edição das Semanas de Música de Câmara e de Prática de Repertório Popular. Os encontros reúnem grupos de estudantes que se organizam em formações diversas, como duetos, trios, quartetos, quintetos e sextetos. São apresentações de repertórios de música erudita e popular, que misturam voz e instrumentos, em horários variados (confira).
Na terça-feira, dia 25, a partir das 17h, o Conservatório de Tatuí promove a mais uma edição da Roda de Choro e recebe como convidada especial a trompetista Grazi Pizani. A iniciativa faz parte do Clube do Choro, que reúne amantes do estilo musical em um encontro descontraído que convida as pessoas interessadas a trazerem seu instrumento e entrarem nessa roda. Com classificação livre e entrada gratuita, a Roda de Choro será realizada na Cantina Clave de Sol, localizada na Sede do Conservatório de Tatuí. Na mesma data, às 19h30, o projeto ‘Cine Bibi’ o documentário ‘Daquele instante em diante’, do diretor Rogério Velloso. A obra percorre a história do Nego Dito, Itamar Assumpção, e a profundidade sua trajetória musical desde a Vanguarda Paulista até seu falecimento em 2003. O longa reúne depoimentos de pessoas de seu convívio, imagens raras e parte do arquivo pessoal de Itamar para documentar sua atuação nos palcos e seu legado musical. Com entrada gratuita e classificação indicativa de 12 anos, a sessão será realizada no Teatro Procópio Ferreira.
A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí sobe ao palco do Procópio Ferreira no dia 26, às 20h, para um concerto emocionante. Sob a batuta de Marco Almeida Jr., o grupo será acompanhado do saxofonista Rafael Migliani como solista. Fundada em 1992, a Banda Sinfônica se destaca pelo trabalho na criação e execução de repertórios originais para bandas. Ao longo de sua trajetória, o conjunto já se apresentou ao lado de nomes como Sandra Sá, Lenine, Spok e regentes como Mathew J. George, Frank Batisti, Nigel Clark, entre outros. A apresentação tem entrada gratuita e classificação indicativa livre.
Nos dias 27 e 29 de novembro, às 20h e 11h, respectivamente, a Big Band do Conservatório de Tatuí se apresenta no Teatro Procópio Ferreira e no projeto ‘Música na Praça’, na Praça da Matriz em Tatuí. Sob a coordenação de Diego Garbin, o grupo criado em 1975 é composto por cerca de 20 estudantes bolsistas da instituição em nível avançado. Sua formação versátil permite que o conjunto execute repertórios inovadores e que transitam por gêneros como o jazz, músicas brasileira e instrumental contemporânea. Ambos os eventos têm entrada gratuita e classificação indicativa livre.
A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí sobe ao palco do Procópio Ferreira para apresentar sua releitura da ‘Ópera do Malandro’. Com a direção geral de Aysha Nascimento, direção musical de Roberto Anzai e Salloma Salomão, e João Fabbro como assistente de direção, a montagem retoma o tom provocativo e crítico da obra icônica de Chico Buarque. A encenação propõe uma reflexão acerca das urgências sociais e políticas do Brasil contemporâneo. O evento tem classificação indicativa de 16 anos e entrada gratuita.
E para encerrar a programação de novembro, dia 30, às 20h, a turma do curso de especialização em Teatro Musical do Conservatório de Tatuí apresenta ‘Sonhos não envelhecem’. O espetáculo é uma adaptação musical da comédia shakespeariana ‘Sonhos de uma noite de Verão’, com canções do grupo Clube da Esquina. Com uma montagem jovem, adaptada pela diretora Fernanda Maia – uma das idealizadoras do curso de Teatro Musical do Conservatório de Tatuí, a trama costura o enredo de Shakespeare com canções do icônico conjunto mineiro comandado por Milton Nascimento e Lô Borges. A apresentação tem classificação indicativa de 12 anos e a é entrada gratuita.
A agenda de novembro trará ainda master classes, recitais estudantis e de formatura, encontros, o Interclasses e muito mais. Para os eventos realizados no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser adquiridos online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Já as apresentações em outros espaços culturais do Conservatório de Tatuí não é necessária a retirada de ingressos.
Acesse nossa Agenda Cultural, disponível no site da instituição, para saber todos os detalhes da semana de aniversário e a programação completa do Conservatório de Tatuí.
SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/
Mais informações: (15) 3205-8434
***
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.