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Projeto ‘Conservatório na Rede’ lança nova série de videoaulas inéditas
Com aulas virtuais gratuitas, iniciativa do Conservatório de Tatuí aborda temas diversos relacionados ao universo das artes cênicas, da música erudita e popular

Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, o Conservatório de Tatuí lança uma nova série de vídeos da 5ª temporada do projeto ‘Conservatório na Rede’. Com estreia programada para a segunda quinzena de outubro, a ação prevê o lançamento de 20 videoaulas inéditas e gratuitas de temas diversos e ministradas por diferentes artistas e profissionais das áreas da música popular, erudita e artes cênicas.
Neste ano de 2025, o projeto chegou à sua 5ª temporada e promove ao todo 9 séries em temáticas diversas, que abordam conhecimentos relacionados à música antiga, técnicas de canto, construção sonora para teatro, conceitos para construção dramatúrgica, entre outros. Com objetivo de levar cultura e conhecimento de forma acessível, o ‘Conservatório na Rede’ tem transmissão pelo YouTube oficial do Conservatório de Tatuí, que permite um acesso amplo e democrático para que muitos espectadores possam aprender e aprimorar suas noções técnicas e teóricas da área cultural, além de aproximar o público da instituição.
A partir da segunda quinzena de outubro, a iniciativa lança a 5ª série de vídeos intitulada ‘Instrumentos Antigos de Cordas Dedilhadas’, ministrada por Rosimary Parra. Com 4 episódios, as aulas virtuais tratam dos instrumentos antigos de cordas dedilhadas, que tiveram destaque na música entre os séculos XVI e XIX. A docente dará ênfase ao alaúde renascentista, vihuela, guitarra barroca e guitarra clássica romântica, apresentando ainda suas informações históricas e técnicas, características dos instrumentos, notação, repertório, além de noções de performance musical que mostram a relação entre esses instrumentos e a tradição violonística.
Rosimary Parra é doutoranda em Música pela USP e mestre pela UNESP, atuando como solista e camerista ao violão e em instrumentos de música antiga de cordas dedilhadas. Desde 2020, é musicista da Divisão de Música de Câmara da Universidade Federal Fluminense (Niterói- RJ) na especialidade de cordas dedilhadas. Atuou em recitais solo em importantes programações do cenário musical paulista: Movimento Violão (SESC), Festival de Cordas Antigas do Centro de Música do SESC, Projeto “Prosa Musical” do CPF-SESC, Festival Giacomo Bartoloni (UNESP), série de Cordas Dedilhadas do SESC Vila Mariana, série Formas do violão do SESC Pinheiros e série de Cordas de Dedilhadas do SESC Carmo. Ao longo de sua carreira, Rosimary tem atuado em muitas gravações, como os álbuns ‘Um sarau com o Música Antiga da UFF’ (2024) e ‘Las Brujas Música do Renascimento Ibérico’ (2020).
Ainda neste mês de outubro, o ‘Conservatório na Rede’ lança a série ‘O som para teatro e suas técnicas’, ministrada por Eduardo Duarte Joly. Ao longo das aulas, o professor abordará conceitos relacionados ao funcionamento de uma estrutura técnica sonora voltada para as artes da cena, bem como para profissionais envolvidos(as) nos desenvolvimentos desses processos. Entre as noções debatidas por Joly, o surgimento das noções de técnica de som voltadas para o teatro, o desenho de um palco para um espetáculo musical que contemple diversos tipos de sons (desde banda, elenco microfonado, trilha sonora mecânica), compreensão da ação efetiva de cada pessoa envolvida em um projeto, bem como o que é um desenho de som e a atuação do designer sonoro dentro de um espetáculo.
Técnico de som e performer sonoro, Eduardo Duarte Joly é bacharel em Educação Artística pela Universidade Anhembi Morumbi, como mestrado em dramaturgia pela Escola Célia Helena Centro de Artes e Educação. Joly é membro do Arquivos Sonoros de Teatro que atua na implementação de uma base para pesquisa da dimensão sonora nas Artes Cênicas, projeto desenvolvido no Centro de Documentação Teatral da Universidade de São Paulo e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Eduardo integra o Núcleo Nós, um coletivo artístico que desenvolve pesquisas voltadas para as artes da cena envolvendo tecnologias sonoras e performance entre arte e meio ambiente. Mestrando em artes cênicas pela ECA – USP, sob orientação da Prof. Dra. Rafaella Uhiara, com a pesquisa: ‘Elementos para uma história da técnica sonora nas artes cênicas’. Contribui também com o levantamento e análise da sonoplasta e engenheira de som Flávia Calabi para a cena teatral paulistana entre 1978 e 2012, cuja pesquisa teve financiamento pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
A nova edição do projeto, que chegou à sua 5ª temporada, inicia na segunda quinzena de outubro. Para assistir às aulas, basta acessar o canal do Conservatório de Tatuí no YouTube.
SERVIÇO
Projeto Conservatório na Rede – 5ª Temporada
Playlist completa: YouTube
Série 5: Instrumentos Antigos de Cordas Dedilhadas
Apresentação: Rosimary Parra
Aula 1: Introdução
Aula 2: O Alaúde Renascentista
Aula 3: A Vihuela
Aula 4: A Guitarra Barroca e a Guitarra Clássico-Romântica
Série 6: O som para teatro e suas técnicas
Apresentação: Eduardo Duarte Joly
Aula 1: O que é técnica sonora para teatro?
Aula 2: O sistema de som
Aula 3: Os equipamentos e a equipe
Aula 4: O desenhista de som ou sound designer
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O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.