Notícias

Conservatório de Tatuí abre inscrições para cursos gratuitos de artes cênicas

Ministradas por Daia Moura e Ana Chiesa Yokoyama, formações são presenciais nas modalidades livre e curta duração, respectivamente, e serão ministradas na Unidade 3 da instituição, em Tatuí; as inscrições podem ser feitas pelo site da escola

Conservatório de Tatuí abre inscrições para cursos gratuitos de artes cênicas

O Conservatório de Tatuí anuncia a abertura de inscrições para dois cursos presenciais da área de artes cênicas: ‘Respirar Utopias: festa e radicalidade na criação cênica’, ministrado por Daia Moura; e ‘A partir do Butoh, quantos corpos habito?’, da docente Ana Chiesa Yokoyama. As formações são uma iniciativa da instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Conservatório de Tatuí.

‘Respirar Utopias: festa e radicalidade na criação cênica’, por Daia Moura

Em ‘Respirar Utopias: festa e radicalidade na criação cênica’, Daia Moura compartilhará com o público ferramentas voltadas à criação cênica. Entre as técnicas que serão utilizadas, as pessoas participantes entrarão em contato com experimentos e improvisações a partir de abordagens como jogos teatrais e danças de matriz afro-brasileira. Com o objetivo de criar cenas, textos curtos dramatúrgicos e outros mecanismos cênicos, a docente usará a respiração e a festa como um ato político e de resistência.

Daia Moura é doutora e mestra em Educação pela UFSCAR, arte educadora pela UNISO, bolsista Fapesp com estágio doutoral no Grupo Gira, da UFBA, e participação no Festivity, da Universidade do Minho/Braga, em Portugal. Moura é integrante e cofundadora da Plataforma de Pesquisas Cunhantã, desde 2014. Na área de performance, é dramaturga do Grupo Trança de Teatro e autora da obra infantil ‘Ilú Okan – O que minha avó contou’. Como performer e pesquisadora, Daia Moura participa do ‘Projeto Entre’ de performance, instalação e realidade virtual. Em 2025, foi curadora do Projeto Mulheria do Sesc Sorocaba.

O curso contempla 6 encontros presenciais gratuitos com Daia Moura, que serão ministrados na Unidade 3 do Conservatório de Tatuí. São 20 vagas preenchidas por meio de carta de interesse. Para se inscrever, é necessário que as pessoas candidatas sejam maiores de 18 anos e tenham interesse em investigação e experimentação corporal.

As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online disponível no site do Conservatório de Tatuí, de forma gratuita.

Período do curso: 3 de novembro e 15 de dezembro de 2025
Aulas presenciais: 
segunda-feira, das 18h às 22h
Local: 
Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Rua Onze de Agosto, 620, Centro – Tatuí/SP
Carga horária:
24h
Total de Participantes: 
20
Público-alvo: 
Artistas, estudantes de artes cênicas e pessoas interessadas em investigação e experimentação corporal
Pré-requisitos:
Público maior de 18 anos
Critério de seleção: Carta de interesse
Prazo de inscrição:
Até 31 de outubro de 2025
Ficha de inscrição: 
https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=171

 

‘A partir do Butoh, quantos corpos habito?’, por Ana Chiesa Yokoyama

Na formação de curta duração ‘A partir do Butoh, quantos corpos habito?’, a docente compartilhará com as pessoas participantes suas vivências corporais no Kazuo Ohno Studio, em Yokohama, no Japão. E a partir de temas explorados nos encontros conduzidos por Youshito Ohno, filho e sucessor de Kazuo Ohno – idealizador do Butoh, estudantes entrarão em contato com elementos que impulsionaram diversas obras dessa tradicional manifestação de dança e teatro japonesa.

Ana Chiesa Yokoyama é atriz e pesquisadora das artes performáticas japonesas. Graduada em Artes Cênicas pela ECA-USP e Mestre em Cultura Japonesa pelo Departamento de Letras Orientais da FFLCH-USP, é doutoranda em Artes Cênicas pela Unicamp. Entre suas idas e vindas, residiu por mais de 12 anos no Japão, onde foi aluna de Butoh de Yoshito Ohno, no Kazuo Ohno Dance Studio, em Yokohama. Ana Cheisa Yokoyama também faz parte da Escola Hosho de Teatro Noh do Brasil, uma expressão teatral clássica japonesa que combina elementos como poesia, canto e dança.

A formação ‘A partir do Butoh, quantos corpos habito?’ terá 3 encontros presenciais que serão ministrados na Unidade 3 do Conservatório de Tatuí. Ao todo, são 20 vagas preenchidas por ordem de inscrição e não há pré-requisitos para a participação.

As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online disponível no site do Conservatório de Tatuí, de forma gratuita.

Período do curso: 5 a 7 de novembro de 2025
Aulas presenciais: 
quarta, quinta e sexta, das 14h às 18h
Local: 
Unidade 3 do Conservatório de Tatuí – Rua Onze de Agosto, 620, Centro – Tatuí/SP
Carga horária:
12h
Total de Participantes: 
20
Público-alvo: 
Qualquer pessoa que tenha interesse em teatro, dança ou cultura japonesa
Pré-requisitos:
Não há
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição:
Até 31 de outubro de 2025
Ficha de inscrição: 
https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=172

 

***

O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.