Institucional 4
Institucional 3

Eventos do dia 16/08/2021

Curso Livre – Construção de Instrumentos musicais – Profº Fernando Sardo

16/08/2021 às 19:30

Este curso, com carga horária de 12h, propõe a prática de construção de instrumentos musicais e musicalização com a utilização de matérias primas não convencionais e alternativas como plástico PVC, garrafas PET, papel, sucatas variadas, entre outros. São instrumentos de fácil execução que podem ser reproduzidos em sala de aula.

Como técnicas de luteria, apresenta a afinação de instrumentos de sopro. Além disso, o curso propõe, ainda, uma atividade de musicalização utilizando os instrumentos musicais construídos no curso.

De 16 a 19 de agosto, das 19h30 às 22h30, o curso é online e gratuito. Para pessoas com o Ensino Médio completo.

Atenção: o e-mail de acesso nos dias do curso deve ser o mesmo cadastrado no ato da inscrição.

Professor Fernando Sardo

Fernando Sardo é músico multi-instrumentista, compositor, artista–plástico, luthier e artista educador. Cria e constrói instrumentos musicais de cordas, sopros e percussão, esculturas sonoras e instalações sonoras que podem ser encontrados em seus diversos trabalhos artísticos, educativos e espaços culturais interativos em Parques Sonoros no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, realizou diversas apresentações musicais, fez trilhas sonoras para cinema, dança e teatro e exposições de instrumentos e obras plásticas. Seu trabalho artístico é diverso assim como seus projetos de arte-educação.

Desde 1989, ministra oficinas de música e lutheria, que fazem parte de um trabalho artístico, formativo e social que aponta para a democratização da cultura e da educação. Nelas, o público tem a oportunidade de criar, construir e tocar seus próprios instrumentos e desenvolver a aprendizagem musical relacionada com outras áreas do conhecimento. Como resultado de alguns de seus trabalhos de arte e educação foram entre outros, as concepções dos grupos musicais: o GEM em Santo André – São Paulo e o Cata Vento em Aquiraz – Ceará que trabalham com instalações sonoras e instrumentos inventados. Seu trabalho se iniciou enquanto cursava a faculdade de música, e à partir de 1980, pesquisou música e lutheria tradicional de diversas épocas e culturas distintas e construiu instrumentos musicais oriundos dos cinco continentes.

Com esta experiência desenvolveu o trabalho de Música e Lutheria Experimental, utilizando grande variedade de materiais para a criação e construção de obras musicais com matérias – primas não convencionais e esculturas sonoras, o que caracteriza as suas composições musicais com uma grande variedade de timbres e sonoridades. Possui nove CDs gravados. Destes, quatro com o grupo Ya Nur, um com o grupo GEM, e quatro solos.

Semana de abertura do II semestre 2021 – Setor de Artes Cênicas – Conservatório de Tatuí

16/08/2021 às 19:30

Semana de abertura do II semestre 2021 – Setor de Artes Cênicas – Conservatório de Tatuí
LIVE: Aula aberta “Circo Escola – da teoria à prática”
com o “Núcleo Pavanelli – Teatro de Rua e Circo”

Acesse: www.youtube.com/videosconservatorio

Atenção: link ativo a partir do horário da LIVE.

Informações importantes:

• Para venda e retirada antecipada de ingressos, a bilheteria do Teatro Procópio Ferreira funciona de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30 e das 19h às 21h; aos sábados e domingos, das 15h às 21h.
• Crianças, estudantes, idosos e aposentados pagam meia entrada.
• Alunos do Conservatório de Tatuí não pagam ingressos em eventos organizados pela instituição (exceções são eventos particulares). É obrigatória a apresentação da carteirinha do Conservatório de Tatuí na retirada dos ingressos.
• Não é permitido fumar nas dependências do teatro, bem como comer ou beber no interior do teatro.
• É terminantemente proibido filmar ou fotografar durante as apresentações no Teatro Procópio Ferreira sem prévia autorização da administração.
• Telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados durante o concerto. Além do som, a luz desses aparelhos também pode incomodar.
• Precisando sair durante as apresentações, faça-o de maneira discreta, ciente de que só será possível retornar após intervalo ou entre uma obra e outra, se houver aplausos. Em caso de apresentações de peças de teatro, não é permitido o retorno ao teatro.
Informações sobre eventos, venda e retirada de ingressos podem ser obtidas pelo telefone (15) 3205-8444.