MOVE
2PSE 2024
Institucional 2
Banner Institucional 1

Inscrições abertas para curso livre de Música no Conservatório de Tatuí

O curso será ministrado virtualmente entre os meses de setembro a novembro deste ano

Inscrições abertas para curso livre de Música no Conservatório de Tatuí

21/07/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – abre inscrições gratuitas para mais um curso na modalidade de curso Livre na Área de Música. As aulas serão ministradas virtualmente de setembro a novembro deste ano. As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam. Confira!

CURSO LIVRE
Tema: “
Músico, Música e Músicas: o humano e os sons para além do Ocidente
Com Marcus Held

O curso aborda a relação rica, complexa e multifacetada do ser-humano com os sons do mundo: desde os da natureza, passando pelas primeiras concepções de música, até as compreensões e fruições na atualidade. No entanto, não nos restringiremos ao Ocidente, como é de costume no ensino tradicional. Propomos, pelo contrário, um percurso histórico, antropológico e etnográfico por diversas culturas e suas relações sonoras, abordando o músico, a música e as músicas de todos os continentes.

Marcus Held é violinista, violista e pesquisador especializado na música dos séculos XVI, XVII e XVIII com uma agenda ocupada como recitalista, spalla convidado e palestrante em diversas ocasiões ao redor do Brasil. Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual realiza pesquisa em nível de Pós-Doutorado, foi professor Especialista Visitante no Instituto de Artes da Unicamp no primeiro semestre de 2023. Atualmente, é docente credenciado do PPGMUS-ECA-USP, membro-pesquisador do Grupo de Estudos da Performance de Instrumentos de Cordas (GEPinC – Unicamp), spalla do EOS – Música Antiga USP (SP) e da Trupe Barroca (ES), violista da Cibele Camerata (RJ) e professor de Violino Barroco, História da Música e Música de Câmara no Conservatório de Tatuí. Idealizador e fundador do Música Pretérita®, projeto dedicado à divulgação da pesquisa em música ao grande público (YouTube e Instagram).

Período do curso: 06 de setembro a 29 de novembro de 2023
Aulas virtuais: Quartas-feiras, das 19h às 21h
Carga horária: 24h
Total de Participantes: Não há
Público-alvo: interessados(as) em Música, História, Etnomusicologia, Antropologia e áreas afins, maiores de 16 anos.
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 30 de agosto de 2023
Ficha de inscrição: https://bit.ly/43zmmMK

**

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

 


Site: VSEIS