MOVE
2PSE 2024
Institucional 2
Banner Institucional 1

Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí se apresentam na 8ª Feira do Doce

Espetáculos estão previstos para acontecer entre os dias 7 e 10 de julho dentro da programação do Festival Maestro Antonio Carlos Neves Campos

Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí se apresentam na 8ª Feira do Doce

08/07/2022

Cinco Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí – gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – vão se apresentar na 8ª edição da Feira do Doce, no festival musical Maestro Antônio Carlos Neves Campos, que acontece de 07 a 10 de julho em Tatuí e tem entrada gratuita. O Grupo de Percussão do Conservatório se apresenta no primeiro dia do evento, programado para quinta-feira, dia 7 de julho, às 18h. Todos os espetáculos acontecem na Praça da Matriz.

No dia seguinte, 8, será a vez do concerto da Big Band, às 11h, com apresentação de música instrumental contemporânea e jazz, e do Grupo de Choro, às 16h. No sábado de feriado, 9, às 18h, o Grupo de Música Raiz homenageia o cancioneiro brasileiro.  No último dia do evento, dia 10, às 13h, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí assume o palco com um repertório que resgata a história da música brasileira em formações diferenciadas.

Maior evento do interior paulista

Considerado o maior evento do interior paulista voltado à venda de doces e a primeira edição realizada após a pandemia, a 8ª Feira do Doce de Tatuí acontece de 7 a 10 de julho de 2022. O público poderá escolher entre mais de 250 tipos de doces, produzidos por cerca de 60 produtores artesanais locais, além de contemplar apresentações musicais gratuitas.

Dentro da programação da Feira do Doce, tradicionalmente acontece o Festival Maestro Antônio Carlos Neves Campos, que leva ao público música de diversões gêneros com apresentações gratuitas na Praça da Matriz. No último ano em que foi realizada, em 2019, a Feira do Doce de Tatuí movimentou R$ 840 mil em negócios, gerou 495 empregos e recebeu cerca de 90 mil pessoas, de 40 cidades diferentes. Na ocasião foram vendidos quase 350 mil doces e realizados mais de 20 espetáculos musicais.

 

PARTICIPANTES

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí – Surgiu em 2018, com a proposta de fazer uma leitura da chamada Música Brasileira de Raiz, tanto na performance instrumental como na de canções a partir de formações diversas. O grupo conta, atualmente, com cerca dez integrantes, alunas e alunos de instrumento e canto das Áreas de Música Popular (MPB/Jazz) e Música Erudita. Tem propósito artístico e pedagógico, visto que os(as) integrantes, além da prática artística do repertório em grupo que abrange toda a diversidade rítmica da música de raiz das diversas regiões brasileiras, também exercitam a pesquisa e o trabalho de percepção. Desde a primeira apresentação, o grupo tem se destacado, com apresentações em outras regiões do Estado de São Paulo e a participação de artistas renomados(as), como o violeiro Paulo Freire, a dupla Zé Mulato e Cassiano, entre outros.

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí – O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí foi criado em 1975, é o mais antigo grupo do gênero no país, formado por cerca de dez percussionistas. Seu objetivo é oferecer aos estudantes do Conservatório de Tatuí a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão. Além de tocar clássicos do repertório erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão. O trabalho traz um vasto repertório popular, enfatizando os ritmos brasileiros, sempre com alta qualidade técnica. O grupo atua com renomados(as) artistas convidados(as), como Eduardo Gianesella, Frank Oddis, Benjamin Toth, Eduardo Leandro, Elizabeth Del Grande, Ted Piltzecker, Vinícius Barros, Ari Colares, John Boudler, Kiko Freitas e Carlos Stasi, entre outros.

Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí – Sob a coordenação de Alexandre Bauab, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1993 e é considerado um dos maiores incentivadores deste gênero musical no Brasil. O Conservatório é a primeira escola de música brasileira mantida por um governo estadual a incluir em seu currículo o ‘Choro’ como curso regular. Formado por alunos bolsistas e professores que se destacam pela versatilidade, improvisação e vasto repertório, o grupo já se apresentou em diferentes cidades do estado de São Paulo, incluindo o Teatro Claudio Santoro (Campos de Jordão), Sesc Paulista (no programa ‘Brasil Instrumental’ da TV Sesc-Senac), palco da TV Cultura (dentro do programa ‘Jazz & Companhia’), Memorial da América Latina e Sala São Paulo. Em 1999, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí gravou o primeiro CD e, desde então, reúne participações em álbuns de artistas brasileiros e internacionais, como ‘Soleil’ (da cantora francesa Clementine, artista da Sony Music do Japão), além de contribuir para a trilha sonora do longa-metragem ‘Um Craque Chamado Divino’ (2006) sobre o jogador de futebol Ademir da Guia.

Jazz Combo do Conservatório de Tatuí – Criado em 1992 com o sobrenome “Combo” (do inglês combination; combinação em português), o grupo vem de uma formação não convencional, unindo 13 músicos entre professores e alunos de nível avançado do curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí. Na missão de divulgar a música instrumental, eles resgatam a história da música brasileira em formações diferenciadas, além de composições e arranjos inéditos. Com dezenas de apresentações nos Sescs e teatros de São Paulo e do interior, festivais, álbuns, shows gravados e participações em eventos culturais importantes como “Chorando sem Parar” e “Brasil Instrumental”, Jazz Combo conta nesse novo show com a ilustre presença da cantora carioca Joyce Moreno, considerada uma das mais importantes artistas da música brasileira.

Big Band do Conservatório de Tatuí – Foi criada em 1975 e conta, atualmente, com cerca de 20 integrantes. Tem como objetivo propiciar aos(às) alunos(as) a prática de big band, apresentando repertório tradicional para esse tipo de formação. Por ter uma formação versátil, o grupo apresenta uma grande variedade de gêneros musicais – da música instrumental contemporânea ao jazz tradicional e à música brasileira de vanguarda. Atualmente, a Big Band tem como meta a pesquisa de repertórios inovadores e a divulgação da música instrumental, com compromisso de qualidade, recebendo convidados(as) e apresentando-se ao lado dos(as) mais importantes instrumentistas.

SERVIÇO
Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí na 8ª Feira do Doce/ Festival Maestro Antonio Carlos Neves Campos

Programação sujeita a alteração

Quinta-feira, 07 de julho

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí

Horário: 18h

Local: Praça da Matriz – Centro -Tatuí/SP


Sexta-feira, 8 de julho

– Big Band do Conservatório de Tatuí

Coord.: Diego Garbin

Horário: 11h

– Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí

Horário: 16h

Local: Praça da Matriz – Centro -Tatuí/SP

 

Domingo, 9 de julho

– Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí

Horário: 18h

Local: Praça da Matriz – Centro -Tatuí/SP

 

Segunda-feira, 10 de julho

– Jazz Combo do Conservatório de Tatuí

Horário: 13h

Local: Praça da Matriz – Centro -Tatuí/SP

 

 


Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira:
Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro:
CSN
Patrocinadores Prata:
Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


Site: VSEIS