MOVE
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí retoma Encontros Virtuais com Educadores e Educadoras Musicais

O evento que inaugura a temporada 2023 traz o tema sobre o método pedagógico musical de Enny Parejo e acontecerá no sábado, 04 de março, a partir das 9h30, com transmissão ao vivo via Youtube

Conservatório de Tatuí retoma Encontros Virtuais com Educadores e Educadoras Musicais

02/03/2023

O Conservatório de Tatuí – gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – traz para este ano uma nova temporada de encontros virtuais com Educadores e Educadoras Musicais Brasileiros da Atualidade. O primeiro evento de 2023 será realizado no próximo sábado, 04 de março, às 9h30, com transmissão via YouTube do Conservatório. Professores da instituição e docentes convidados(as) se reúnem, uma vez por mês, para dialogar sobre temas relevantes da educação musical.

O encontro terá a participação da Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Enny Parejo. Com o tema “A proposta de educação Musical”, a professora abordará a metodologia de Iniciação e Sensibilização Musical (ISM), que tem como pano de fundo filosófico a Teoria da Complexidade, a Transdisciplinaridade e o interesse na compreensão profunda dos fenômenos complexos envolvidos no processo educacional, de uma forma geral, e em especial, no processo de educação musical.

Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria), Enny é autora das obras Iniciação e Sensibilização Musical – uma proposta de educação musical para o novo paradigma (São Paulo, E-book, 2018); Iniciação musical – suplemento do aluno e de Fundamentos da Música – suplemento do aluno. Vols. I e II (São Paulo, Projeto Guri, 2017, 2019); Estorinhas para ouvir – aprendendo a escutar música (São Paulo, Vitale, 2007); Musicalizar – uma proposta para vivência dos elementos musicais (São Paulo, Edição das autoras,1987) e de diversos artigos sobre Educação Musical em obras coletivas. Em 2021, foi consultora pedagógica da Sustenidos Organização Social de Cultura para a reestruturação do Projeto Político Pedagógico do Conservatório de Tatuí.

Além disso, Parejo foi professora titular da Licenciatura e da Pós-graduação em Educação Musical da Faculdade Cantareira, em São Paulo, de 2009 a 2021. Professora de música na ONG Músicos do Futuro, de 2012 a 2020. Coordenou o Departamento Infanto – Juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998.

As conversas realizadas de forma virtual possibilitam que o conteúdo, abordado por profissionais conceituados da área, seja levado não somente aos alunos e alunas do Conservatório de Tatuí, mas também ao público interessado no tema. Dessa forma, os Encontros de Educadores e Educadoras Musicais Brasileiros da Atualidade contribuem com a formação dos docentes musicais, trazendo reflexões sobre práticas musicais atuais.

PROGRAMAÇÃO

Enny Parejo
Tema: A proposta de educação musical de Enny Parejo
Ementa: por muitos anos, a Educação Musical se caracterizou pelo excesso de racionalismo e pelo tecnicismo das práticas, muitos dos problemas enfrentados por aqueles que ensinam música na atualidade, decorrem dessa visão reducionista do processo de educar. É necessário compreender o aluno e o próprio processo de educar numa perspectiva multidimensional, equilibrando teoria e prática, razão e sensibilidade, técnica e criatividade. A metodologia Iniciação e Sensibilização Musical (ISM) que vem sendo forjada por Enny Parejo ao longo das últimas quatro décadas, tem como pano de fundo filosófico a Teoria da Complexidade, a Transdisciplinaridade e o interesse na compreensão profunda dos fenômenos complexos envolvidos no processo educacional, de uma forma geral, e em especial, no processo de educação musical.

 

SERVIÇO
Encontro de Educadores e Educadoras Musicais Brasileiros da Atualidade
Enny Parejo

Data: 04 de março de 2023, sábado
Horário: 9h30
Transmissão ao vivo pelo Youtube

 

**

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


Site: VSEIS