MOVE
2PSE 2024
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí recebe YAM Session 2023 – conferência internacional sobre produção musical para o público jovem

O evento reunirá, de 8 a 10 de novembro, músicos, educadores, gestores e produtores artísticos de diferentes países para abordar o que há de mais atual sobre o tema, com debates, estudos de caso e shows. Inscrições abertas até 31 de outubro

Conservatório de Tatuí recebe YAM Session 2023 – conferência internacional sobre produção musical para o público jovem

23/10/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina e gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura – receberá, de 08 a 10 de novembro, o YAM Session: uma conferência internacional sobre produção musical voltada ao público jovem. O evento reunirá músicos, docentes, gestores da educação e produtores culturais de diferentes países para um grande debate e intercâmbio de experiências, visando ampliar e elevar a qualidade das produções artísticas dedicadas ao público jovem. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas até 31 de outubro, pelo link.

A conferência integra o programa Young Audiences Music (YAM), promovido pela Jeunesses Musicales International (JMI), que tem como objetivo proporcionar a experiências de música ao vivo de alta qualidade para crianças e jovens em todo o mundo. O YAM Session visa promover o compartilhamento de experiências e a colaboração internacional entre pesquisadores e produtores do segmento. Uma grande oportunidade para educadores, gestores, artistas, estudantes e empreendedores do meio musical.

Dentre as participações confirmadas, destacam-se: David Chochron, Natasha Peevor-Johnson, Liz Muge e Mish Mash Ensemble, Gabor Vosteen (The Fluteman Show), Daniel & Almir (A Thousand Buttons and Four Strings), Nailor Azevedo ‘Proveta’ e Banda Mantiqueira, Alessandra Leão, Wenzell & Bugge, Retumbantes, PianOrquestra e Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí, além dos produtores Rune Thorsteinsson (Dinamarca) e Nika Bauman (Áustria).

 

PROGRAMAÇÃO

O YAM Session 2023 começa no dia 8 de novembro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, com um concerto de abertura da Banda Mantiqueira – grupo conhecido por difundir a brasilidade musical, fundado em 1991 pelo clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador Nailor Azevedo – o Proveta.

No dia 9, quinta-feira, será realizado o primeiro fórum com produtores musicais e participação do Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí. O grupo foi criado em 2018, sob coordenação do violeiro Zeca Collares, com a proposta de pesquisar e difundir a música brasileira de raiz, também chamada de ‘música caipira’. Após a apresentação, o grupo será acompanhado por uma mentoria nos dois dias de conferência e, a partir dos conselhos e opiniões recebidos no fórum, buscarão novas soluções em sua performance, a fim de alcançar uma maior interação com o público. Em seguida, às 10h30, será apresentado o primeiro showcase, com ‘The Fluteman Show’, de Gabor Vosteen – o maestro das flautas. Ele promete uma combinação de Bach, Paganini, música pop, obras autorais e muita diversão, com diferentes tipos de flauta e muitos truques ousados.

Às 11h30, mais um showcase com ‘Wenzell & Bugge’, um duo dinamarquês entre o premiado violonista de música folclórica Kristian Bugge e o percussionista Ronni Kot Wenzell. Com a integração do folk com a percussão clássica, o duo rapidamente ficou popular e realiza entre 50 e 60 concertos por ano em âmbito internacional. Às 12h30, o compositor e artista multimidia David Chocron apresenta ‘Conectando os pontos’, uma palestra sobre o impacto que o storytelling pode ter nas produções criativas. Ele defende o uso das narrativas, abordando porque contamos histórias, o que as torna cativantes e como criar narrativas melhores.

Às 14h30, o terceiro showcase traz ‘Retumbantes’. São quatro artistas que buscam seu modo de  ser e existir no mundo, equilibrando-se entre seus desejos e a incoerência da existência: um homem que perdeu a cabeça, gêmeas siamesas de genealogias diferentes e um malabarista beatboxer que se comunicam por meio da música. Às 15h30, haverá um painel com tema ‘Criando ecossistemas musicais para o público jovem’, mediado por Ricardo van Mildert, com participação de Noora Herranen, Jesper Gottlieb , Morten Brenne e Malina Sarnowska.

Às 16h15, o quarto showcase apresentará ‘Mil botões e quatro cordas’, com Daniel & Almir. Eles compartilham histórias de suas infâncias e tradições norueguesas, enquanto expressam celebração e melancolia com um acordeão, alegria e tristeza com um violino. Às 16h45, um momento para reflexão e debate sobre o tema principal da conferência. E às 19h, o Teatro Procópio Ferreira será palco do YAM Awards 2023, a cerimônia que anunciará os projetos culturais mais bem avaliados dentre os artistas e grupos inscritos na premiação deste ano. Esta é a 14ª edição do YAM Awards, que reconhece criatividade e inovação no campo da produção musical para público jovem, em diferentes categorias, incluindo solistas, grupos ou orquestras com projetos de música ao vivo para jovens com menos de 18 anos.

Na sexta-feira, dia 10, a programação começa às 9h30, com o quarto Showcase com a premiada ‘PianOrquestra’ – um espetáculo em que 10 mãos (quatro pianistas e um percussionista) convergem para um único piano, resultando em uma performance extraordinária, inovadora e repleta de tecnologia. Às 10h15, a palestrante Natasha Peevor-Johnson vai abordar ‘O que é necessário para que o público jovem tenha experiências artísticas significativas na escola?’. Graduada em Gerenciamento da Indústria Musical, ela destaca sua atuação no projeto da União Europeia ‘The WOW Experience’, que investigou experiências profissionais de artes cênicas em contexto escolar e dará uma visão sobre os resultados deste trabalho.

Às 10h30, o quinto showcase traz MishMash Ensemble, um quinteto de sopros que promete dar vida a uma apresentação cheia de calor, empolgação e magia em uma jornada musical projetada para crianças de 7 a 11 anos e seus familiares. Às 15h30, o sexto showcase (grupo a confirmar). Às 14h30, a palestrante Liz Muge, fundadora da MishMash Productions, abordará o tema ‘Além do concerto – música ao vivo como uma ferramenta para aprendizado ampliado e bem-estar nas escolas’. Nesta sessão, ela explorará as oportunidades de relacionamentos de longo prazo com instituições de ensino, usando a música ao vivo como ferramenta para aprendizado, ao mesmo tempo em que transforma percepções sobre música clássica e jaz, facilitando contatos acolhedores com a música e os músicos.

Às 15h30, será realizado mais um fórum, com participação do Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí, que apresentará os resultados da mentoria realizada durante a conferência. Em seguida, às 17h, uma sessão rápida de debates para avaliar o YAM Session 2023. E para encerrar a programação, às 19h, o Teatro Procópio Ferreira recebe o show ‘Acesa’, de Alessandra Leão, cantora, compositora, percussionista e produtora pernambucana, com 25 anos de carreira e nove álbuns lançados, entre eles ‘Macumbas e Catimbós’, indicado ao Grammy Latino em 2019. Em ‘Acesa’, as principais inspirações são o coco e a ciranda, ritmos tradicionais de Pernambuco e Paraíba. A artista convida o público pra uma experiência imersiva, passando por diferentes estágios e sensações do que é estar “acesa”: às vezes brasa, às vezes chama de vela, às vezes fogo alto.

 

SERVIÇO

YAM Session 2023 – Conferência internacional sobre música para o público jovem
Data:
08 a 10 de novembro de 2023
Local: Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Inscrições abertas até 31 de outubro:
https://bit.ly/YamSession2023


Concerto: Banda Mantiqueira
Data: 08 de novembro de 2023, quarta-feira
Horário: 20h30
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita:
Ingressos disponíveis online, pela plataforma INTI, ou presencialmente na bilheteria do Teatro, aberta de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 21h. Nos dias do evento, também será possível retirar ingressos, se houver disponibilidade.

 

Show “Acesa”, de Alessandra Leão
Data:
10 de novembro de 2023, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita: Ingressos disponíveis online, pela plataforma INTI, ou presencialmente na bilheteria do Teatro, aberta de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 21h. Nos dias do evento, também será possível retirar ingressos, se houver disponibilidade.

 

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo.

 

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Visa, Nubank, Instituto CCR, Pfizer, Sabesp, EixoSP, Cipatex

 

 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

 

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

 

 


Site: VSEIS