MOVE
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí recebe o sopranista Bruno de Sá

Com tema “Roma 1700”, o concerto traz obras do período barroco, na próxima terça-feira, dia 14, às 20h, entrada gratuita

Conservatório de Tatuí recebe o sopranista Bruno de Sá

10/11/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – traz para a Capital da Música, na próxima terça-feira, dia 14, às 20h, o sopranista Bruno de Sá. Na ocasião, o artista fará um concerto gratuito no Teatro Procópio Ferreira ao lado de seis instrumentistas, com o tema ‘Roma 1700’ que traz obras do período barroco. Os ingressos podem ser retirados pela plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Radicado em Berlim, Bruno de Sá é um jovem brasileiro que tem conquistado cada vez  mais o público no cenário musical europeu. Em sua estreia, no Bayreuth Baroque Opera Festival, o jornal Le Monde declarou que Bruno é uma “nova estrela no firmamento”. Na crítica musical feita por Marie-Aude Roux para o mesmo jornal, ela cita que, de olhos fechados, é impossível distinguir que a voz de “ouro líquido e agudos estratosféricos” são de um rapaz. Seu raro timbre vocal (sopranista), além de fruto do seu trabalho musical, deve-se a uma característica física: sua laringe é menor que o tamanho médio prevalente no biotipo masculino, o que resulta num timbre vocal agudo. Ao se observar os vários conjuntos musicais, como uma banda ou uma orquestra, percebe-se que os instrumentos agudos são sempre menores que os instrumentos graves.

O concerto ‘Roma 1700’ oferece ao público uma imersão no repertório sacro realizado na cidade de Roma durante o séc. XVIII. Acompanhado por Marcus Held e Roger Ribeiro no violino, Carlos Martins na viola, João Guilherme Figueiredo no violoncelo barroco, Gustavo D’Ippolito no contrabaixo e José Renato Gonçalves no cravo e órgão, Bruno de Sá interpreta personagens femininas de cantatas e árias de Oratórios. Papéis que, em razão do decreto de 1588 do papa Sisto V que baniu as mulheres de representações cênicas nos Estados Papais, passaram a ser cantados por Castrati. Foi essa ordem papal que deu origem ao fenômeno da castração com objetivos musicais, para que papéis femininos continuassem a existir nas óperas e palácios principescos de Roma, mas sempre a partir de um elenco totalmente masculino. Proibição que vigorou até o fim do séc. XIX.

 

Por meio da sonoridade rara da voz de Bruno de Sá, o público poderá apreciar o estilo barroco único deste período e todas as suas possibilidades virtuosísticas. Um repertório que conecta a plateia com o universo sacro desta época em uma viagem singular no tempo pela música.

 

 

PROGRAMA

Antonio Vivaldi (1678-1741)

Sinfonia para cordas em Mi menor, RV 134

  1. Allegro moderato
  2. Andante

lll. Allegro

 

George Friedrich Händel (1685-1759)

Glória in Excelsis Deo

 

George Friedrich Händel (1685-1759)

Notte plácida e cheta

 

George Friedrich Händel (1685-1759)

Tu del ciel ministro

 

Arcangelo Corelli (1653-1713)

Trio Sonata Op. 4 nº 3

  1. Prelúdio
  2. Corrente

III. Sarabanda

  1. Tempo di gavotta

Duração: 10 minutos

 

Antônio Vivaldi (1678-1741)

Nulla in mundo pax sincera

 

Antônio Vivaldi (1678-1741)

In furore iustissimae irae RV 626

 

 

SERVIÇO

Concerto: “Roma 1700”
Bruno de Sá, sopranista
Marcus Held, violino
Roger Ribeiro, violino
Carlos Martin, viola
João Guilherme Figueiredo, violoncelo
Gustavo D’Ippolito, contrabaixo
José Renato Gonçalves, cravo e órgão
Data: 14 de novembro de 2023, terça-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita – Retire seu ingresso pela INTI

 

 

 

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoia nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

 

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Visa, Nubank, Instituto CCR, Itaú Unibanco, Sabesp, Pfizer, Pinheiro Neto Advogados, Eixo SP e Cipatex.

 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

 

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


Site: VSEIS