MOVE
2PSE 2024
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí promove Encontro de Corais e reúne 300 estudantes e professores neste sábado

O evento homenageia o educador e arranjador Samuel Kerr, um dos principais nomes do canto coral no país, e visa promover integração e compartilhamento de técnicas e repertórios

Conservatório de Tatuí promove Encontro de Corais e reúne 300 estudantes e professores neste sábado

15/09/2022

Cerca de 300 estudantes e professores(as) devem se reunir neste sábado, dia 17, para o Encontro de Corais do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina. Voltado à integração e ao compartilhamento de técnicas e repertórios de Canto Coral, o evento homenageia o educador musical e grande expoente do canto coral do Brasil, Samuel Kerr, que também estará presente. A programação inclui atividades pedagógicas e apresentações musicais, das 10h às 12h e das 14h às 16h, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita (ingressos limitados).

De acordo com a coordenadora pedagógica da área, Rosana Massuela, o encontro será um espaço de integração e compartilhamento entre alunos(as) e professores(as) da disciplina de Canto Coral e Grupos Pedagógicos da instituição, nos cursos ministrados em Tatuí e no Polo São José do Rio Pardo, nos mais diferentes níveis de aprendizado. “Também vamos apresentar aos alunos e alunas, Samuel Kerr, grande expoente e referência da área Coral, por meio da execução de arranjos deste músico, atualmente com 82 anos. É nossa homenagem ao compositor, arranjador e regente coral que tem contribuído enormemente para o movimento coral no Brasil”, comenta.

No período da manhã, a partir das 10h, estão programadas apresentações dos Corais Infantis do Conservatório de Tatuí. À tarde, a partir das 14h, apresentam-se os corais infantojuvenis e adultos da instituição. Na oportunidade, também será lançado o livro “Samuel Kerr: Arranjos Corais”, com a presença de Mônica Thiele e Paulo Celso Moura, organizadores da publicação. O livro contém uma seleção de 24 arranjos escritos por Kerr, que participou da seleção, esclareceu dúvidas, comentou e definiu a ordem cronológica das obras para a publicação.

Samuel Kerr

Nascido na cidade de São Paulo em 1935, Samuel Kerr teve o primeiro contato com a música ainda criança – seus pais cantavam no coro da Igreja Presbiteriana. Aos 13 anos, iniciou o estudo de piano e tornou-se organista. Kerr é bacharel em Composição e Regência pela Faculdade de Música e Educação Artística do Instituto Musical de São Paulo e Mestre pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em toda a sua trajetória, atua como organista, professor regente e arranjador.

Citado como um dos mais influentes arranjadores de coro da música brasileira, acumulando no currículo grande quantidade de arranjos, que elaborou durante sua carreira como regente e professor de música, Samuel Kerr tem diversas premiações, entre elas: troféu OMB, de melhor regente, em 1973; duas vezes eleito melhor regente coral pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA); prêmio de direção musical pela Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (Apetesp) e prêmio de personalidade do ano pela Associação Comercial de São Paulo.

Já esteve presente em diversos corais, incluindo Coral Paulistano (Teatro Municipal de São Paulo), Coral da 3ª Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, Coral da Unesp, Cia Coral, Associação Coral “Cantum Nobile”, Coral dos estudantes de Medicina da Santa Casa de São Paulo, Madrigal “Psychopharmacon”, Coral dos voluntários da AACD, Coral da B’ nai B’ rith de São Paulo, Coral da Associação dos funcionários da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Coral do Museu Paulista da USP, entre outros. Na área acadêmica, atuou como professor de regência coral da Universidade de São Paulo, professor do Instituto de Artes da Unesp, diretor da Escola Municipal de Música de São Paulo, diretor musical de teatro, escreveu dois livros e foi regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo.

SERVIÇO
Encontro de Corais do Conservatório de Tatuí – Homenagem a Samuel Kerr
Data: 17 de setembro de 2022, sábado
Horário: 10h e 14h
Convidados: Mônica Thiele e Paulo Celso Moura
Coordenação:
Rosana Massuela
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:

 

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex e Visa

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata:
Eixo SP, Rodovias do Tietê

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


Site: VSEIS