Conservatório de Tatuí promove 5º Encontro de Educadores

Evento que abordará o ensino musical acontece no sábado, 27 de agosto, a partir das 8h20, com transmissão ao vivo via Youtube

Conservatório de Tatuí promove 5º Encontro de Educadores

22/08/2022

O Conservatório de Tatuí – gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina –  realizará no próximo sábado, 27 de agosto, às 8h20, com transmissão via YouTube do Conservatório, mais um evento do programa de Encontro de Educadores e Educadoras Musicais Brasileiros da Atualidade. Professores da instituição e docentes convidados se reúnem, uma vez por mês, para dialogar sobre temas relevantes da educação musical.

O encontro terá a participação da doutora e mestre em Música e Educação, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Adriana Rodrigues Didier. Com o tema “A Expressão Criadora na Educação Musical”, a professora abordará, através de experiências e reflexões, a valorização do potencial criador de cada indivíduo e sua expressão criadora com o objetivo de tornar a educação mais musical, reflexiva e autônoma.

Graduada em Musicoterapia e licenciada em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário (CBM/CEU) do Rio de Janeiro, Adriana Didier é Presidente do Foro Latino-americano de Educación Musical (Fladem) e coordena o curso de Especialização em Educação Musical em parceria com CBM CEU e Fladem Brasil. É professora do curso de Licenciatura em Música do CBM/CEU e Membro do Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais (Proemus – UNIRIO). Cantora com experiência em canção popular, música coral e no uso da voz na prática educacional, Didier desenvolve ainda pesquisa sobre a expressão criadora na música e educação.

As conversas realizadas de forma virtual possibilitam que o conteúdo, abordado por profissionais conceituados da área, seja levado não somente aos alunos e alunas do Conservatório de Tatuí, mas também ao público interessado no tema. Dessa forma, os Encontros de Educadores e Educadoras Musicais Brasileiros da Atualidade contribuem com a formação dos docentes musicais, trazendo reflexões sobre práticas musicais atuais.

Adriana Rodrigues Didier

Tema:  A expressão criadora na educação musical
Ementa: cada pessoa recebe do meio em que vive uma multiplicidade de impressões e responde a elas de um modo particular. A expressão criadora é essa manifestação individual, em todas as suas formas inter-relacionadas: dramática, plástica, gráfica, visual, sonora, rítmica, original e única. O encontro tem como base a valorização do potencial criador de cada um, sua expressão criadora, contribuindo para uma educação mais musical, reflexiva e autônoma.

Encontro de Educadores e Educadoras Musicais Brasileiros da Atualidade

Adriana Rodrigues Didier, convidada

Data:  27 de agosto, sábado

Transmissão ao vivo pelo Youtube

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex e Visa

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata:
Eixo SP, Rodovias do Tietê

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.