MOVE
2PSE 2024
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí divulga programação do primeiro mês de 2024

Em janeiro, serão apresentados um espetáculo e um concerto como parte do edital de ocupação artística do Teatro Procópio Ferreira e do Salão Villa-Lobos

Conservatório de Tatuí divulga programação do primeiro mês de 2024

03/01/2024

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, anuncia programação cultural de janeiro, que contará com duas produções de destaque. Os eventos, inseridos no Edital de Ocupação Artística lançado em 2023, trazem à cena grupos artísticos e musicais, incluindo coletivos e artistas independentes, que terão a oportunidade de utilizar os renomados espaços culturais do Teatro Procópio Ferreira e Salão Villa-Lobos. Para apresentações realizadas no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser retirados pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

A noite de estreia, no dia 11, traz “O Menino Vicente”, um espetáculo musical produzido pelo Centro de Cultura e Educação Espaço Salutar. A história envolve Vicente, um jovem que, em suas andanças cotidianas, se depara com uma brincadeira intrigante. Uma mistura de dança, luta e jogo, que desperta nele um desejo de resgatar essa brincadeira, desencadeando uma jornada surpreendente. O enredo, permeado por diversas vertentes da cultura popular brasileira, com elementos de capoeira, samba de roda, maculelê e puxada de rede, é uma construção simbólica e fictícia da história do Mestre Pastinha, difusor e guardião da capoeira. A peça será apresentada às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, com ingressos no valor de R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia-entrada.

O Conservatório de Tatuí continua a sua programação no Teatro Procópio Ferreira, no dia 19 de janeiro, às 20h, com o concerto “Cellos do Villa”, uma homenagem ao renomado compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Conduzido pelo ‘Quarteto Cellos do Villa’, o grupo surgiu com o propósito de divulgar o repertório para formação de quartetos de violoncelos e a versatilidade que essa formação pode trazer devido a ampla extensão do violoncelo. A estreia do quarteto aconteceu em 2019, no Salão Villa-Lobos do Conservatório de Tatuí. Em sua primeira apresentação o quarteto trouxe algumas obras do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, destaque para a “Modinha” da Bachiana Brasileiras n° 1. O nome do quarteto “Cellos do Villa” é uma singela homenagem ao compositor que também foi violoncelista, Heitor Villa-Lobos.

As apresentações, integrantes do Edital de Ocupação Artística, destacam o compromisso da instituição em abrir seus espaços para talentos locais, fomentando a cena artística e proporcionando à população experiências culturais.

Ingresso Solidário

Para contribuir com a Campanha Conserva Solidário, a doação de alimentos e agasalhos na entrada do Teatro Procópio Ferreira é muito bem-vinda. O que doar: alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, óleo, leite, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos/bolachas, milho de pipoca) e agasalhos (roupas e cobertores). As doações podem ser entregues nos espaços culturais ou nas unidades educacionais da instituição.


SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
www.conservatoriodetatui.org.br/programacao
Ingressos: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com

 

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

 

Patrocinadores Conservatório de Tatuí: Visa, Nubank, Instituto CCR, Itaú Unibanco, Sabesp, Pfizer, Pinheiro Neto Advogados, Eixo SP e Cipatex.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


Site: VSEIS