MOVE
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí divulga programação de dezembro

Entre os destaques do mês, estão as atrações do Cine Bibi e Recitais de Formatura promovidos pela instituição

Conservatório de Tatuí divulga programação de dezembro

30/11/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, anuncia programação cultural em dezembro. As atrações do mês são voltadas à música, com recitais, além de sessões gratuitas de cinema. Entre os destaques, estão as atrações do Cine Bibi e Recitais de Formatura promovidos pela instituição. Para apresentações realizadas no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser retirados pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

O mês inicia com atrações no domingo, com a reserva de duas atrações imperdíveis. Às 17h, o Teatro Procópio Ferreira recebe o espetáculo “Gole Seco”, parte do Programa de Ação Cultural (PROAC), com entrada gratuita. Logo depois, às 19h, o Salão Villa-Lobos será palco para o Recital de Formatura de Piano, apresentado por Victoria Scudeller.

Nos dias 05, 06, 07, 08, 09, 10 e 12 serão realizados recitais de formatura. No dia 05, às 19h, no Salão Villa-Lobos será o Recital de Formatura de Contrabaixo Acústico; no dia 06, às 19h, o Recital de Formatura de Guitarra (MPB/Jazz) com o músico Bruno Alonso. No dia 08, o Recital de Formatura de Violino Barroco ocorrerá às 19h; já no dia 09, às 14h, o Recital de Formatura de Violino, será apresentado por Bruna Luiza de Campos Stock; dia 10, no Salão Villa-Lobos, às 19h, será o momento do Recital de Formatura de Violão Clássico, com a participação do estudante Gabriel Augusto; e, por fim, no dia 12, às 20h, será apresentado o o Recital de Formatura de Violoncelo.

O final de semana, 16 e 17, será marcado pelas audições do 1º Concurso Jovem de Música de Câmara e do 1º Concurso Jovem de Conjunto Popular do Conservatório de Tatuí, homenageando o professor João Del Fiol e o maestro Antônio Carlos Neves Campos, respectivamente. As audições ocorrerão no Salão Villa-Lobos, com entrada gratuita para os Recitais de Premiação, sendo realizadas da seguinte forma: dia 16, às 20h, Recital de Premiação do 1º Concurso Jovem de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí; dia 17, às 20h, Recital de Premiação do 1º Concurso Jovem de Conjunto Popular do Conservatório de Tatuí.

Ainda, no dia 17, às 19h, no Salão Villa-Lobos, acontecerá o Recital de Formatura de Piano, apresentado por Mauricio Muller.

 

Cine Bibi

O Conservatório de Tatuí segue com a programação do ‘Cine Bibi’, projeto de exibição de filmes clássicos no Teatro Procópio Ferreira, uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira), às terças-feiras ou aos finais de semana, com entrada gratuita. No mês de dezembro, os filmes destacam temas variados.

Este mês entra em cartaz Brancaleone nas Cruzadas’ (dia 2, às 17h), filme italiano que conta as aventuras de Brancaleone e seu exército. Em um desafio para conquistar o sepulcro sagrado, todo seu exército é massacrado. O homem então se une com um anão, uma bruxa, e um masoquista. Em sua Cruzada eles acabam se envolvendo em um conflito entre dois rivais, o Papa Clemente e o Papa Gregório. Pelo seu papel no filme, o protagonista ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de San Sebastián. Já Ó paí, ó (dia 17, às 17h), um musical de comédia, retrata a vida dos moradores de um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador. Lá, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana. Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puni-los, cortando o fornecimento de água do prédio. O longa brasileiro conta com a atuação de grandes atores brasileiros como Lázaro Ramos, Wagner Moura e Dira Paes. O longa argentino ‘Truman’ (dia 19, às 19h30), mostra Julián e Tomás, dois amigos de infância, separados por um oceano, que se encontram depois de muitos anos. Eles passam uns dias juntos, lembrando os velhos tempos e grande amizade que se manteve com os anos, tornando-os inesquecíveis, devido o seu reencontro ser também o último adeus. Os filmes possuem classificação indicativa de 12 anos, 14 anos e 14 anos, respectivamente. Confira a programação completa na Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí pelo site da instituição. A programação está sujeita a alterações.

 

Ingresso Solidário

Para contribuir com a Campanha Conserva Solidário, a doação de alimentos e agasalhos na entrada do Teatro Procópio Ferreira é muito bem-vinda. O que doar: alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, óleo, leite, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos/bolachas, milho de pipoca) e agasalhos (roupas e cobertores). As doações podem ser entregues nos espaços culturais ou nas unidades educacionais da instituição.


SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
www.conservatoriodetatui.org.br/programacao
Ingressos: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com

 

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

 

Patrocinadores Conservatório de Tatuí: Visa, Nubank, Instituto CCR, Itaú Unibanco, Sabesp, Pfizer, Pinheiro Neto Advogados, Eixo SP e Cipatex.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


Site: VSEIS