MOVE
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí apresenta programação de novembro com festival e conferência internacional

Entre os destaques do mês, estão o 1º Festival Latino-Americano de Bandas, YAM Session, a Mostra de Artes Cênicas, Semana de Música de Câmara e a audição final do 2º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha

Conservatório de Tatuí apresenta programação de novembro com festival e conferência internacional

30/10/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, anuncia programação cultural no mês de novembro. As atrações variam entre música, teatro, master classes, oficinas, além de sessões gratuitas de cinema. Entre os destaques, estão a primeira edição do Festival Latino-Americano de Bandas do Conservatório de Tatuí, a conferência internacional Yam Session, uma celebração da música e cultura jovem, a segunda parte da Mostra de Artes Cênicas 2023, a Semana de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí e a audição final do 2º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha, iniciativa destinada à solistas pretos(as), pardos(as) e indígenas. Para apresentações realizadas no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser retirados pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Entre os dias 01 e 05 de novembro, em parceria com a VISA, a Sustenidos Organização Social de Cultura realizará a primeira edição do Festival Latino-Americano de Bandas do Conservatório de Tatuí. O evento oferece uma imersão cultural sul-americana por meio de vivências junto a bandas, maestros e artistas educadores da Argentina, Bolívia, Colômbia e Brasil. A programação inclui palestras, oficinas, ensaios entre os grupos e concertos ao final do dia. O festival é aberto aos inscritos para participarem de palestras e oficinas. Já os concertos, que acontecerão no Teatro Procópio Ferreira serão abertos ao público geral.

Entre os dias 06 e 10 de novembro, o público poderá desfrutar de espetáculos e atividades que celebram a criatividade de estudantes e docentes da instituição com a segunda parte da Mostra de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. A mostra será apresentada em diversos espaços, tais como o Teatro Procópio Ferreira, Auditório da Unidade 2, Setor de Artes Cênicas, Sala de Cenografia, EMEF “Professor Accácio Vieira de Camargo”, CEU das Artes de Tatuí e Praça do Museu Histórico Paulo Setúbal. Todos os espetáculos com entrada gratuita.

Já do dia 08 a 10, o Conservatório de Tatuí recebe o Yam Session, uma celebração vibrante da música e da cultura jovem. A iniciativa é parte do programa Young Audiences Music (YAM), da JM International, uma organização global dedicada a promover a educação musical e o intercâmbio cultural para enriquecer a vida dos jovens por meio da música. O evento visa proporcionar acesso à música ao vivo de alta qualidade para crianças e jovens em todo o mundo, promovendo colaboração internacional e elevando a qualidade dos concertos para o público jovem. O programa inclui apresentações como show da Banda Mantiqueira, Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí, espetáculo Retumbantes, entre outros. Além de palestras sobre temas educacionais e musicais, bem como uma cerimônia de premiação, a conferência internacional encerra com um espetáculo da cantora brasileira Alessandra Leão.

No dia 11 de novembro, a partir das 9h30, a instituição sediará o “Encontro de Educadores e Educadoras Brasileiros da Atualidade”, com o tema “Afinal, coro infantojuvenil, juvenil ou jovem?”, com Patricia Costa como a convidada especial. A transmissão ao vivo estará disponível no YouTube.

De 13 a 17 de novembro, será realizada a “Semana de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí”, uma série de apresentações dos grupos pedagógicos coordenadas por Tulio Pires. Os concertos acontecerão no Salão Villa-Lobos e oferecem entrada gratuita. Esta semana é voltada para apreciação da música de câmara executada por estudantes da instituição. No dia 18 de novembro, o Teatro Procópio Ferreira será palco da audição final do 2º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha, com entrada gratuita.

Já nos dias 21 a 27 de novembro, haverá a tradicional 62ª Semana da Música do Conservatório de Tatuí, que reunirá grupos convidados e da casa para concertos gratuitos em diversos espaços culturais da instituição. Finalizando o mês, nos dias 25 e 26, o Conservatório de Tatuí apresentará a “Mostra de Musicalização Infantil”, que será realizada no Salão Villa-Lobos e no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita. Nesta mostra, o público prestigiará a apresentação das crianças do ciclo 1 a 4 da iniciação musical.

Concertos

A programação de novembro também traz concertos gratuitos dos Grupos Artísticos da Instituição.  Coordenado por Zeca Collares, o “Concerto do Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí”, ocorrerá no dia 19 de novembro, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira. A partir de 27 de novembro até 1 de dezembro, será realizada a “Semana de Prática de Conjunto”, com concertos dos Grupos Pedagógicos coordenados por Tulio Pires. Os concertos acontecerão no Salão Villa-Lobos. No dia 28 de novembro, às 17h, o Museu Histórico Paulo Setúbal será o palco de uma “Roda de Choro do Conservatório de Tatuí”, com o renomado convidado Alessandro Penezzi no violão. O evento é coordenado por Jotagê Alves e será voltado aos amantes do choro e da música brasileira. Em 29 de novembro, às 20h, o Teatro Procópio Ferreira receberá o “Concerto da Big Band e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí”. Com coordenação de Diego Garbin (Big Band) e Felipe Brisola (Jazz Combo). Fechando o mês com chave de ouro, no dia 30 de novembro, às 20h, o Teatro Procópio Ferreira será o cenário para o “Concerto do Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí & Fernanda Kremer”. Para os eventos realizados no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser retirados pela plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. A entrada é gratuita

Cine Bibi

O Conservatório de Tatuí segue com a programação do ‘Cine Bibi’, projeto de exibição de filmes clássicos no Teatro Procópio Ferreira, uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira), às terças-feiras ou aos finais de semana, com entrada gratuita. No mês de novembro, os filmes destacam temas sensíveis.

Este mês entra em cartaz A mulher do coveiro(dia 7, às 19h30), drama que retrata a vida de Guled e Nasra, um casal amoroso que vive em áreas pobres de Djibouti, país africano, com o filho Mahad. No entanto, Nasra sofre de uma doença renal grave e deve ser submetida a uma cirurgia de emergência. O roteiro passa a versar sobre uma família que luta para arrecadar uma quantia impossível de dinheiro para salvar a matriarca. O filme foi aclamado pela crítica, indicado ao Oscar 2022 de Melhor Filme Internacional, selecionado para o Festival de Cannes 2021, e vencedor de mais de 20 prêmios internacionais. ‘Safári’ (dia 28, às 19h30), um documentário de 2016, acompanha ricos turistas alemães e austríacos em suas viagens de férias caçando animais em safáris no continente africano. Alguns deles buscam troféus, outros apenas diversão. Mesmo que toda presa tenha o seu preço, eles sempre buscam uma maneira de legitimar suas próprias ações. Os filmes possuem classificação indicativa de 12 anos e 14 anos, respectivamente. Confira a programação completa na Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí pelo site da instituição. A programação está sujeita a alterações.

Ingresso Solidário

Para contribuir com a Campanha Conserva Solidário, a doação de alimentos e agasalhos na entrada do Teatro Procópio Ferreira é muito bem-vinda. O que doar: alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, óleo, leite, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos/bolachas, milho de pipoca) e agasalhos (roupas e cobertores). As doações podem ser entregues nos espaços culturais ou nas unidades educacionais da instituição.


SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
www.conservatoriodetatui.org.br/programacao
Ingressos: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com

 

**

 

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

 

Patrocinadores Conservatório de Tatuí: Visa, Nubank, Instituto CCR, Itaú Unibanco, Sabesp, Pfizer, Pinheiro Neto Advogados, Eixo SP e Cipatex.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


Site: VSEIS