MOVE
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí apresenta o Big Bang Festival e outras atrações para o mês das crianças

Entre os destaques do mês estão os espetáculos do Big Bang Festival, destinados ao público infantojuvenil, a Mostra de Artes Cênicas e o Prêmio Bolsista Destaque

Conservatório de Tatuí apresenta o Big Bang Festival e outras atrações para o mês das crianças

29/09/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, anuncia programação cultural no mês de outubro. As atrações variam entre música, teatro, master classes, oficinas, além de sessões gratuitas de cinema internacional. Entre os destaques estão os espetáculos do festival belga Big Bang, que desembarca pela primeira vez na América Latina, a Mostra de Artes Cênicas e o Prêmio Bolsista Destaque – audições classificatórias. Para apresentações realizadas no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser adquiridos pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Entre os dias 02 e 06 de outubro, o público terá a oportunidade de desfrutar de espetáculos e atividades que celebram a criatividade de estudantes e docentes da instituição. A abertura da mostra acontecerá no dia 02, às 15h30, com a instalação visual/sonora “Rumores de um retrato”. A apresentação será um experimento artístico que procura capturar o tempo em imagens, observando, interferindo e propondo reflexões a partir das composições. No mesmo dia, às 16h30, o Teatro Procópio Ferreira será palco do espetáculo “Eu e Tu”, nesse, as experiências artísticas farão referência ao Eu e ao Tu, tecendo relações, respeitando as características corporais e as subjetividades psicomotoras de cada integrante e do público.

No dia seguinte, 03 de outubro, às 9h30, temos o espetáculo “O planeta que a gente quer”. Criado a partir do teatro de manipulação, trará três narrativas que exploram a imaginação das crianças enquanto observam planetas através de uma luneta. No mesmo dia, às 10h30, o Teatro Procópio Ferreira será palco do espetáculo “Das histórias que ouvi”, onde  crianças contarão, cantarão e recriarão histórias com muita musicalidade. À tarde, às 14h30, o público poderá assistir ao experimento cênico “Quadros”, que explora a imaginação infantil e os desejos das crianças de estar e ser no mundo. Às 15h30, será apresentado o espetáculo “Uma brincadeira no mundo do cordel”, uma história que levará o público a um reino místico em busca de um amado instrumento perdido.

No dia 04, às 15h30, o curso de cenografia apresentará a mostra de maquetes utilizadas para o estudo do espaço, luz, movimento, cores e cenotécnica, no espetáculo “A utilidade da maquete na construção das cenas”. Na mesma data, às 16h30, o Teatro Procópio Ferreira receberá o espetáculo “Um poema espalhado no chão ou na perna de uma mesa”, que reflete sobre o valor do artista em uma sociedade materialista. Às 20h, o Museu Histórico Paulo Setúbal será o palco de “Ubusada”, um espetáculo que trará reflexões sobre a manipulação de informações e as distorções da realidade. No dia 05 de outubro, às 14h30, haverá uma aula aberta com o tema “A Cultura e a Cena do Quilombo Cafundó”, uma oportunidade de explorar aspectos culturais e cênicos do quilombo. Às 16h30, no Teatro Procópio Ferreira, o Grupo Jovem de Teatro do Conservatório de Tatuí apresentará o espetáculo “De tudo fica o agora”, ações circenses e músicas que compartilharão narrativas de infâncias. Encerrando a programação no dia 05 e 06, às 20h, no Setor de Artes Cênicas, será apresentado novamente o espetáculo “It_Amar ou Uma cantoria explícita” quando o público será convidado a mergulhar na jornada de It em busca de compreender as diversas facetas do amor.

No mesmo dia, às 16h, haverá um workshop com o trio ‘A Barca’. Já no dia seguinte, às 9h30, será a vez do Encontro de Educadores e Educadoras Brasileiros da Atualidade, com a convidada Ana Cristina Rossetto. Ambos serão transmitidos ao vivo pelo Youtube.

No sábado, 14 de outubro, as atividades do Big Bang Festival começam cedo. Às 13h, 17h e 17h30, a Sala 10 de MPB/Jazz será o palco da oficina “Historinhas Sonoras”, uma oportunidade para crianças de até 10 anos colocarem a mão na massa e gravarem pequenas histórias sem palavras, usando apenas efeitos sonoros. Também no sábado, às 13h, 15h e 17h, a Cantina do Conservatório de Tatuí se transformará em um espaço de experimentação sonora com a instalação “Criaturas Instrumentosas”. Esculturas sonoras feitas de materiais reciclados ganham vida quando mexidas de diferentes formas, criando uma mistura de artes plásticas, música e teatro. No Jardim do Conservatório, das 13h às 17h30, a instalação sonora “O Tom das Cores” convida os visitantes a mergulharem em um universo onde movimento, som, espaço e palavras se entrelaçam. Ainda no sábado, das 13h às 19h, “Vizinhos Barulhentos” permite aos visitantes explorarem os sons do cotidiano de uma forma inusitada. Às 13h30, o cortejo musical da POIN – Pequena Orquestra Interativa mistura música dos Bálcãs, klezmer, valsas e música cigana. A interatividade com o público é uma marca registrada desse septeto de músicos talentosos. Às 16h, no Teatro Procópio Ferreira, o espetáculo “SP!N” será apresentado com instrumentos e percussão.

Dando continuidade à programação do festival, no dia 15, às 13h, 15h e 17h, “Criaturas Instrumentosas”, será reprisado, proporcionando mais uma oportunidade para explorar as esculturas sonoras feitas de materiais reciclados. Das 13h às 19h, a instalação “Bater Timbó” oferece uma brincadeira de ritmos inspirada na pescaria indígena. Os participantes podem bater com baquetas em dispositivos e criar grupos de sons. Às 15h, a oficina “Histórias Sonoras” proporciona a crianças a partir de 10 anos, a oportunidade de entrar em um estúdio improvisado e criar pequenas histórias sem palavras, utilizando apenas efeitos sonoros. Também às 15h, na Sala 3 de MPB/Jazz, acontece a exibição do filme “A Máquina que Faz Estrelas”. Um filme mudo e sensorial, acompanhado ao vivo pelo grupo POIN, que irá criar a trilha sonora ao longo da exibição. Às 16h30, o espetáculo “SP!N” retorna ao Teatro Procópio Ferreira para mais uma apresentação que fará todos girarem no mundo da música e do movimento A entrada para o Big Bang Festival 2023 é gratuita, mas para algumas atividades é necessário retirar ingressos antecipadamente pela plataforma INTI. Os ingressos estarão disponíveis a partir das 12h do dia 02 de outubro. Além das atrações mencionadas, o Big Bang Festival 2023 conta com uma praça de alimentação com opções gastronômicas variadas e estandes de produtos relacionados à música e à arte.

Em seguida, no dia 16, às 14h, o Auditório da Unidade 2 receberá a Master Class de violão e cordas dedilhadas barrocas, com Guilherme de Camargo. Na mesma semana, na quinta-feira, será a vez da Master Class com Behomar Rojas, com o tema ‘Viagem pela mistura sonora-musical venezuelana’. A entrada destes eventos é totalmente gratuita e com transmissão ao vivo pelo Youtube.

No fim do mês, no dia 30, o Conservatório de Tatuí abre as portas do Teatro Procópio Ferreira para as audições classificatórias do Prêmio Bolsista Destaque 2023 com sessões  às 9h e às 14h. O Prêmio Bolsista Destaque reconhece o esforço e o mérito dos estudantes, proporcionando bolsas de estudo para apoiar seus estudos musicais. No dia seguinte, a instituição dará continuidade ao prêmio com as audições finais. As apresentações começarão às 9h, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada de ambos os dias é gratuita.

Concertos

A programação de outubro também traz concertos gratuitos dos Grupos Artísticos da Instituição. No dia 08, às 20h, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí realizará um concerto no Teatro Procópio Ferreira ao lado do trio “A Barca”. Já na véspera de feriado, às 20h, a Big Band do Conservatório de Tatuí sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira.

No dia 19, às 19h, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí convida Guilherme de Camargo para um concerto gratuito na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição, na praça da Matriz de Tatuí.

Já na sexta-feira, às 20h, será o concerto do Coro do Conservatório de Tatuí e o regente Behomar Rojas. Sábado, dia 21, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí com seu repertório popular. No dia 23, às 20h, será a vez do concerto da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí. Na mesma semana, às 20h30, a Orquestra do Conservatório de Tatuí convida Guga Petri para o concerto. Os eventos  serão realizados no Teatro Procópio Ferreira e os ingressos podem ser retirados pela plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Cine Bibi

O Conservatório de Tatuí segue com a programação do ‘Cine Bibi’, projeto de exibição de filmes clássicos no Teatro Procópio Ferreira, uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira), às terças-feiras ou aos finais de semana, com entrada gratuita. No mês de outubro, os filmes destacam temas sensíveis.

Este mês entra em cartaz ‘O Senhor das Moscas’ (dia 3, às 19h30), drama clássico que retrata a vida de um grupo de adolescentes presos em uma ilha deserta após um acidente de avião. Perdidos em algum lugar do Pacífico, as crianças e adolescentes se brutalizam enquanto buscam o poder, o que resulta em eventos de violência, crueldade e disputa. Já ‘Zero de Conduta’ (dia 10, às 19h30), um curta-metragem de apenas 50 minutos, relata a vida de um grupo de quatro meninos, que se rebela contra o sistema repressivo e as rígidas regras de um colégio interno francês em um dia de celebração. Em seguida, o Cine Bibi apresentará o filme ‘Ladrões de Bicicleta’ (dia 10, às 20h30), o drama conta a história de Antonio Ricci, um trabalhador de origem humilde que, para sustentar a família, arranja um emprego como colocador de cartazes. Entretanto, para conseguir o trabalho precisava de uma bicicleta, o que o fez penhorar objetos de casa para conseguir adquirir uma. A trama se desenrola a partir do dia em que sua bicicleta é roubada e, junto com seu filho Bruno, ele a procura por toda Roma. A obra venceu o Oscar, BAFTA e Globo de Ouro de “Melhor Filme Estrageiro”.

Em ‘As Histórias de Meu Pai’ (dia 17, às 19h30) seguimos um garoto e seu pai em Lyon, na França, nos anos 60. André Choulans é um homem que tem diversas profissões, e é idolatrado por seu filho, especialmente depois de se tornar conselheiro de Charles De Gaulle. Quando acha que foi traído por ele, pede ajuda ao garoto para matar o general. A outra atração, o filme ‘O Sonho de Greta’ (dia 24, às 19h30) nos apresenta Greta, uma adolescente deslocada em sua nova escola. Contra a sua vontade, seus pais organizam uma festa de aniversário para ela e, apavorada com a perspectiva, surge uma situação inesperada que a coloca num mundo paralelo, uma espécie de sonho estranhamente erótico, um pouco violento e completamente absurdo. Por fim, ‘Meu Filho é um Craque’ (dia 31, às 19h30), é um drama francês, em que, o jovem Théo, filho único de pais divorciados, de apenas 12 anos, possui um futuro promissor no futebol, mas está começando a entender como a dinâmica entre seu pai e sua mãe funciona. Enquanto sua mãe segue em frente após a separação, seu pai está desolado, e para agradá-lo Théo mente que foi selecionado para um time de futebol com início previsto no ano seguinte. Os filmes possuem classificação indicativa de 16 anos, 16 anos, 10 anos, 14 anos, 12 anos e   respectivamente.
Confira a programação completa na Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí pelo site da instituição. A programação está sujeita a alterações.

Ingresso Solidário

Para contribuir com a Campanha Conserva Solidário, a doação de alimentos e agasalhos na entrada do Teatro Procópio Ferreira é muito bem-vinda. O que doar: alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, óleo, leite, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos/bolachas, milho de pipoca) e agasalhos (roupas e cobertores). As doações podem ser entregues nos espaços culturais ou nas unidades educacionais da instituição.


SERVIÇO

Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí

www.conservatoriodetatui.org.br/programacao
Ingressos: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com

 

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

 

Patrocinadores Conservatório de Tatuí: Visa, Nubank, Instituto CCR, Itaú Unibanco, Sabesp, Pfizer, Pinheiro Neto Advogados, Eixo SP e Cipatex.

 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

 

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

 


Site: VSEIS