MOVE
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí anuncia programação cultural no mês de aniversário

Os destaques incluem os shows de Tássia Reis, Rappin’ Hood e banda, espetáculo EVA, 2º Encontro de Regência, além de apresentações de grupos artísticos da instituição

Conservatório de Tatuí anuncia programação cultural no mês de aniversário

31/07/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – anuncia programação cultural no mês de aniversário. As atrações variam entre música, teatro, master classes, oficinas, além de sessões gratuitas de cinema nacional e internacional. Entre os destaques o show da cantora Tássia Reis, o espetáculo EVA, com a cantora lírica Ligiana Costa, e o show do grupo Rappin’ Hood e banda. Para apresentações realizadas no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser adquiridos pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Abrindo o mês, a cantora Tássia Reis apresenta-se no palco do Teatro Procópio Ferreira no dia 04 de agosto, às 20h. Com uma carreira em ascensão, a artista é uma das principais vozes femininas do rap brasileiro. Em seguida, no dia 05, com o tema “Cantos de trabalho no Brasil”, acontece o Encontro de Educadores e Educadoras Musicais Brasileiros da Atualidade, no Salão Villa-Lobos, às 9h30 com transmissão pelo Youtube. A iniciativa visa contribuir com a formação dos docentes musicais, trazendo reflexões sobre práticas musicais atuais.

No dia 08, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí realiza um concerto às 20h, sob coordenação de Alexandre Bauab Júnior. No dia seguinte, a cantora lírica Ligiana Costa traz todo o seu talento sonoro para mais uma apresentação do espetáculo EVA, que busca dar expressão a manifestações que vão desde o mais primitivo ao mais moderno da esfera musical. O espetáculo será às 20h, no Teatro Procópio Ferreira e ainda conta com os solistas Eddu Ferreira, Bruna Lucchesi, Dan Maia e Marina Decourt e com a participação do Coro do Conservatório de Tatuí.

No dia 18, o rapper, compositor e produtor Rappin’ Hood apresenta-se ao lado de sua banda no Teatro Procópio Ferreira. O artista conta com mais de 30 anos de estrada no hip-hop nacional se destacou nos anos 90 por misturar as batidas do gênero dos Estados Unidos com ritmos do samba brasileiro. Já no dia 19, das 9h às 15h, o Salão Villa-Lobos recebe o 2º Encontro de Regência, que promete aprimorar as habilidades e conhecimentos dos participantes na arte de reger um conjunto musical. O curso será ministrado pelo maestro e flautista Homero de Magalhães Filho gratuitamente.

Já no dia 24, está previsto um concerto com o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, no Teatro Procópio Ferreira. No dia 28, a apresentação no mesmo local será da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí. Já a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí realizará um concerto com o regente convidado, Matheus Araújo, no dia 30 de agosto. No dia seguinte, 31, será a vez da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Todas essas apresentações são gratuitas.

 

Cine Bibi

O Conservatório de Tatuí segue com a programação do ‘Cine Bibi’, projeto de exibição de filmes clássicos no Teatro Procópio Ferreira, que faz uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira), às terças-feiras ou aos finais de semana, com entrada gratuita. No mês de agosto, os filmes destacam o tema cinema e música.

 

Este mês entra em cartaz “Antonio Meneses – a câmera e violoncelo(dia 2, às 19h30), documentário que segue a vida do violoncelista, mostrando diversos lugares simbólicos para o músico nos dez dias que antecedem uma grande apresentação em Paris: o concerto nº2 de Villa-Lobos, com a Orquestra de Radiodifusão Francesa. Já “Mahler, uma paixão violenta(dia 06, às 17h), retrata a vida do compositor Gustav Mahler, contada em uma série de flashbacks enquanto ele e sua esposa discutem seu casamento fracassado durante uma viagem de trem. No elenco estão os atores Robert Powell e Georgina Hale.

 

No drama biográfico “Farinelli” (dia 15, às 19h30) a história do cantor de ópera castrato Carlo Broschi (Farinelli), que cativou o público europeu do século 18, é explorada. O filme de 1994 foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro na premiação de 1995. A outra atração, o filme Quem diabos é Arthur Fogel?” (dia 22, às 19h30) mostra como Arthur Fogel passou de gerente de turnês ao maior agente de turnês mundiais dos maiores astros da música pop internacional. Por fim, “Tangos, exílio de Gardel” (dia 29, às 19h30), é um drama e musical, em que alguns argentinos exilados em Paris decidem apresentar um tango-ballet, dedicado a Carlos Gardel, lendário astro do tango argentino. O longa foi selecionado como representante da Argentina na edição do Oscar de 1987.  Os filmes possuem classificação indicativa livre, 14 anos, 18 anos, 14 anos e 14 anos, respectivamente.

Confira a programação completa na Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí pelo site da instituição: www.conservatoriodetatui.org.br/programacao. A programação está sujeita a alterações.

 

Ingresso Solidário

Para contribuir com a Campanha Conserva Solidário, a doação de alimentos e agasalhos na entrada do Teatro Procópio Ferreira é muito bem-vinda. O que doar: alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, óleo, leite, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos/bolachas, milho de pipoca) e agasalhos (roupas e cobertores). As doações podem ser entregues nos espaços culturais ou nas unidades educacionais da instituição.


SERVIÇO

Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
www.conservatoriodetatui.org.br/programacao
Ingressos: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com

 

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

 

Patrocinadores Conservatório de Tatuí: Nubank, Instituto CCR, Itaú Unibanco, Sabesp, Pfizer, Pinheiro Neto Advogados, Eixo SP e Cipatex.

 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

 

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


Site: VSEIS