MOVE
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí abre inscrições para o 3° Concurso Estudantil de Dramaturgia

Estudantes de todo o estado de São Paulo podem concorrer à premiação; interessados(as) devem inscrever-se até 29 de fevereiro

Conservatório de Tatuí abre inscrições para o 3° Concurso Estudantil de Dramaturgia

05/01/2024

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – anuncia que estão abertas as inscrições para o 3º Concurso Estudantil de Dramaturgia. Estudantes interessados(as) têm até 29 de fevereiro para se inscreverem, exclusivamente, pelo formulário disponibilizado no site do Conservatório de Tatuí, juntamente com o edital.

Em uma iniciativa da Área de Artes Cênicas, na terceira edição do concurso serão contemplados cinco projetos, reservando no mínimo três premiações para estudantes residentes em cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo, no intuito de fomentar e visibilizar a produção dramatúrgica dessas localidades. De acordo com o edital, para participar do concurso, é necessário ser estudante vinculado(a) ao ensino fundamental, médio, técnico, graduação ou escolas e cursos livres do estado de São Paulo.

O edital contempla a inscrição de textos, desde formas tradicionais até propostas inovadoras, incluindo rascunhos, híbridos, reescrituras, textos performativos e experimentações que dialoguem com outras linguagens artísticas.  De acordo com o gerente artístico-pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, Antonio Salvador, o concurso é mais do que uma competição, é um convite à expressão artística em suas diversas formas. “A singularidade desta iniciativa reside na sua flexibilidade. Não se trata apenas de premiar textos finalizados, mas de abrir as portas para obras em gestação, sejam elas ideias ainda não exploradas ou textos que aguardam conclusão, ou seja, é um estímulo valioso para o surgimento e aprimoramento de narrativas, que busca impulsionar a criatividade dos estudantes de todo o estado de São Paulo. Um prêmio que vai além do reconhecimento, sendo um verdadeiro incentivo à expressão artística em todas as suas fases”, destaca Antonio.

A seleção das dramaturgias será realizada por uma comissão formada por docentes da Área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí e por pessoas convidadas, com experiência em Artes da Cena. Os critérios classificatórios levarão em conta a qualidade poética dos textos apresentados, bem como a criatividade, o potencial de inovação formal e a consistência estética dos projetos. A divulgação dos textos selecionados será feita até o final do primeiro semestre de 2024, pelo site do Conservatório de Tatuí.

Para a premiação, serão escolhidos cinco textos (completos ou em esboço) e, como prêmio, cada proponente receberá o equivalente a R$3.000,00. Além disso, todos os textos selecionados serão parcial ou integralmente publicados em uma edição extra da “Buli – Revista de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí”, um periódico online previsto para ser lançado no segundo semestre de 2024.

Dúvidas e solicitações relacionadas ao edital e ao concurso devem ser encaminhadas exclusivamente aos curadores do certame – Antonio Salvador e Tadeu Renato – pelo e-mail concursoestudantildedramaturgia@conservatoriodetatui.org.br.

 

Primeira edição

O Concurso Estudantil de  Dramaturgia – que teve sua primeira edição em 2022 – surgiu com a vocação de fomentar a escrita para a cena feita por estudantes de todo o estado de São Paulo, com foco, principalmente, nos municípios do interior paulista. Na primeira edição, foram recebidas 73 inscrições, com textos dos mais variados formatos: projetos, peças em processo e dramaturgias prontas. Também foi grande a diversidade de participantes, com idades entre 16 e 63 anos.

SERVIÇO
3º Concurso Estudantil de Dramaturgia do Conservatório de Tatuí
Inscrições gratuitas pelo formulário
Prazo:
até 29 de fevereiro de 2024
Confira o edital: https://www.conservatoriodetatui.org.br/espaco-do-aluno/3o-concurso-estudantil-de-dramaturgia-do-conservatorio-de-tatui-inscricoes-abertas/

 

 

**

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


Site: VSEIS