MOVE
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí abre inscrições para o 2° Concurso Estudantil de Dramaturgia

Estudantes de todo o estado de São Paulo podem concorrer à premiação; interessados(as) devem inscrever-se até 15 de setembro

Conservatório de Tatuí abre inscrições para o 2° Concurso Estudantil de Dramaturgia

08/08/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – anuncia que estão abertas as inscrições para o 2º Concurso Estudantil de Dramaturgia. Estudantes interessados(as) têm até 15 de setembro para se inscreverem, exclusivamente, pelo formulário disponibilizado no site do Conservatório de Tatuí, juntamente com o edital.

Em uma iniciativa da Área de Artes Cênicas, na segunda edição do concurso serão contemplados cinco projetos, reservando no mínimo três premiações para estudantes residentes em cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo, no intuito de fomentar e visibilizar a produção dramatúrgica dessas localidades. De acordo com o edital, para participar do concurso, é necessário ser estudante vinculado(a) ao ensino fundamental, médio, técnico, graduação ou escolas e cursos livres do estado de São Paulo.

O edital contempla a inscrição de textos, desde formas tradicionais até propostas inovadoras, incluindo rascunhos, híbridos, reescrituras, textos performativos e experimentações que dialoguem com outras linguagens artísticas. De acordo com o gerente artístico-pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, Antonio Salvador, o concurso contribui com a promoção e difusão da produção teatral do Estado de São Paulo. “Esta é uma oportunidade muito especial não só para estudantes de arte, mas para estudantes no geral mostrarem suas criações, em uma iniciativa que busca enriquecer a cena estudantil e teatral de todo o estado”, destaca.

A seleção das dramaturgias será realizada por uma comissão formada por docentes da Área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí e por pessoas convidadas, com experiência em Artes da Cena. Os critérios classificatórios levarão em conta a qualidade poética dos textos apresentados, bem como a criatividade, o potencial de inovação formal e a consistência estética dos projetos. A divulgação dos textos selecionados será feita até o dia 15 de dezembro de 2023, pelo site do Conservatório de Tatuí.

Além disso, todos os textos selecionados serão parcial ou integralmente publicados em uma edição extra da “Buli – Revista de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí”, um periódico online previsto para ser lançado no ano 2024.

Dúvidas e solicitações relacionadas ao edital e ao concurso devem ser encaminhadas exclusivamente aos curadores do certame – Antonio Salvador e Tadeu Renato – pelo e-mail concursoestudantildedramaturgia@conservatoriodetatui.org.br.

Primeira edição

O Concurso Estudantil de  Dramaturgia – que teve sua primeira edição em 2022 – surgiu com a vocação de fomentar a escrita para a cena feita por estudantes de todo o estado de São Paulo, com foco, principalmente, nos municípios do interior paulista. Na primeira edição, foram recebidas 73 inscrições, com textos dos mais variados formatos: projetos, peças em processo e dramaturgias prontas. Também foi grande a diversidade de participantes, com idades entre 16 e 63 anos, estudantes de ensino médio até doutorandos, passando por cursos livres e técnicos.

SERVIÇO
2º Concurso Estudantil de Dramaturgia do Conservatório de Tatuí
Inscrições gratuitas pelo formulário
Edital: https://www.conservatoriodetatui.org.br/espaco-do-aluno/2o-concurso-estudantil-de-dramaturgia-do-conservatorio-de-tatui-abertura-de-inscricoes/
Prazo: até 15 de setembro de 2023 (Prorrogado até 04/10)

 

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Big Bangl. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


Site: VSEIS