MOVE
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí abre inscrições para novos alunos

A instituição disponibiliza 195 vagas para cursos gratuitos nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical

Conservatório de Tatuí abre inscrições para novos alunos

14/02/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de Música e Artes Cênicas da América Latina – abre inscrições para o 2º Processo Seletivo de Novos(as) Estudantes para o Ano Letivo 2023 (vagas remanescentes). A instituição disponibiliza 195 vagas para cursos gratuitos nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, de 14 a 16 de fevereiro.

A Área de Artes Cênicas disponibiliza 85 vagas nos cursos Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças I (8 e 9 anos de idade), Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças II (10 e 11 anos de idade), Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes I (12 e 13 anos de idade), Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes II (14 e 15 anos), Artes Cênicas (a partir de 18 anos de idade) e Cenografia (a partir de 16 anos de idade), além de vagas para o Grupo Pedagógico de Artes da Cena para Adolescentes (16 e 17 anos de idade).

A Área de Música Erudita oferece 57 vagas para estudar na cidade de Tatuí e mais 10 vagas para estudar no Polo São José do Rio Pardo. Em Tatuí, os cursos disponíveis no momento são Contrabaixo Acústico, Percussão Sinfônica, Canto Barroco, Cordas Dedilhadas Históricas, Cravo, Viola da Gamba, Clarinete, Fagote, Oboé, Trompa, Tuba e Iniciação à Regência. Também será realizado cadastro de reserva (lista de espera) para turmas de Flauta Doce, Violino/Viola Barrocos, Violoncelo Barroco, Saxofone e Eufônio. No Polo São José do Rio Pardo, os cursos com vagas abertas são Piano Colaborativo, Saxofone, Trombone/Eufônio/Tuba, Trompa e Violoncelo.  Além de cadastro de reserva para Clarinete, Flauta Transversal, Viola Clássica e Violino.

Na área de Música Popular (apenas em Tatuí), as vagas remanescentes são para os cursos de Percussão MPB/Jazz, Trompete MPB/Jazz, Flauta de Choro e Percussão de Choro. Interessados também podem inscrever-se para cadastro de reserva em Contrabaixo Acústico MPB/Jazz, Clarinete MPB/Jazz, Bandolim de Choro e Violão 7 Cordas de Choro.

Na Área de Educação Musical, a instituição disponibiliza vagas remanescentes nas turmas de Musicalização Infantil 1, 3 e 4 (crianças de 4, 6 e 7 anos de idade respectivamente) e para o curso de Formação em Educação Musical (para educadores).

Os cursos, pré-requisitos, critérios de seleção e demais orientações sobre a inscrição e o processo seletivo estão detalhados nos editais de cada área, disponíveis no site do Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO
2º Processo Seletivo de Novos(as) Estudantes do Conservatório de Tatuí (vagas remanescentes)
Prazo de inscrição:
14 a 16 de fevereiro (18h) de 2023
Confira os editais: www.conservatoriodetatui.org.br/processo-seletivo

**

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


Site: VSEIS