MOVE
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí abre inscrições para mais 4 cursos gratuitos de Música

Na modalidade de curso de Aperfeiçoamento e Livre, as aulas serão ministradas entre os meses de agosto a dezembro

Conservatório de Tatuí abre inscrições para mais 4 cursos gratuitos de Música

03/07/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – abre inscrições gratuitas para mais 4 cursos na modalidade de Aperfeiçoamento e curso Livre na Área de Música. As aulas serão ministradas de agosto a dezembro deste ano. As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam. Confira!

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Tema: “Análise, Harmonia e Melodia”
Com Marisa Ramires


A partir do contato auditivo, com ou sem o acompanhamento da partitura, este curso pretende unificar os processos de entendimento da estrutura, da escuta musical e da composição. A interação dos acordes com a melodia será incorporada ao princípio das formas musicais. Neste curso o aluno irá conhecer a relação das notas da escala, acordes, funções harmônicas, cadências, frases musicais e formas. A partir de uma metodologia prática será possível estimular a vivência auditiva com o emprego do repertório tradicional e popular; harmonizar melodias; criar progressões de acordes em frases musicais, além de introduzir o aluno à análise musical.

Marisa Ramires é professora, mestre em música pela UNESP, palestrante e autora dos livros “Exercícios de Teoria Musical” e “Harmonia”. Participou do Festival Internacional de Música em casa (FIMUCA), como coordenadora e professora da classe de Teoria Musical. Atualmente dedica-se também aos cursos on-line da “Sala de Aula Virtual”. Recentemente produziu o curso gravado intitulado “Fundamentos da música para leigos”, lançado no canal do CPF Sesc. Em 2020 participou como comentarista das apresentações dos violonistas Pedro Aguiar e Cainã Cavalcante, pela TV SESC, apresentado pelo violonista Paulo Martelli.

Período do curso: 07 de agosto a 27 de novembro de 2023
Aulas virtuais: Segundas-feiras, das 19h às 22h
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 50
Público-alvo: Estudantes de música com nível intermediário
Pré-requisitos
: Conhecimento a respeito de: campo harmônico maior e menor; intervalos; reconhecimento auditivo de escalas
Critério de seleção: Ordem de inscrição, sendo que terão preferência os(as) estudantes que cursaram o curso anterior (Harmonia e Melodia).
Prazo de inscrição: Até 31 de julho de 2023
Ficha de inscrição: https://bit.ly/3PBc4Iw

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Tema: “Canção brasileira para todos”
Com Paulo Padilha


O curso, realizado em 16 aulas presenciais de 3 horas cada, tem como base a dissertação Canção brasileira no programa curricular do ensino médio, defendida por Paulo Padilha em 2021 (ECA-USP). Tendo a linha do tempo da canção brasileira como ponto de referência, o professor apresentará uma metodologia que mescla prática de percussão, canto, ampliação de repertório, contextualização sociocultural e criação, em diálogo intertextual com as artes e outras áreas do conhecimento, incorporando os saberes dos participantes (sem necessidade de experiência musical anterior). Questões referentes à cultura afro-brasileira, cultura popular, tratamento contextualizado dos conteúdos, transversalidade, interdisciplinaridade, intertextualidade, autoria e expressão, serão vivenciados nas aulas, num repertório que contemplará Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Noel Rosa, Wilson Baptista, Braguinha, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lenine, entre outros. Ao final do curso o egresso agregará a seu conhecimento na área: Uma visão histórica (linha do tempo) da canção brasileira no Séc. XX, com referências de autores e repertório; Domínio de rudimentos básicos de percussão brasileira, canto e prática de conjunto; Repertório de canções fundamentais e vivências multidisciplinares e intertextuais para o uso da canção em diferentes contextos; Os professores terão um repertório de estratégias didáticas a ser utilizadas em aulas.

Paulo Padilha é cantor, compositor e professor de música. Mestre em Educação Musical pela ECA- USP. Tem quatro álbuns solo e canções gravadas por Simone, Daúde, Palavra Cantada, Suzana Salles, Marcos Sacramento, Juçara Marçal, Carlos Navas, Nenê Cintra, entre outros. Foi baixista/fundador do grupo Aquilo Del Nisso. Suas marchinhas Áio no Ôio e Fucei seu Feice estão entre as three tops no Concurso de Marchinhas do FantásQco nos anos de 2013 e 2015. Fez turnês em parceria com Monarco da Portela, Maria Alcina, Suzana Salles, entre outros. A convite do Arts Midwest World Fest, vem apresentando turnês autorais pelos EUA desde 2014, num total de aproximadamente 150 shows e workshops de música brasileira para públicos de todas as idades, atingindo mais de 30.000 espectadores em 11 diferentes estados. Como professor, ministrou, por vinte e um anos, um curso de música dentro da grade curricular do Ensino Médio da Escola Vera Cruz, unindo de maneira original, a prática musical a uma pequena história da canção brasileira no Séc XX. Ao longo dos anos, vem realizando palestras interativas, composições, oficinas de música brasileira com jovens de todas as idades em projetos como Tim Música nas Escolas, Semana da Canção Brasileira de São Luiz do Paraitinga e Projeto Guri. Fundador do Bloco interidades TODOMUNDO.

Período do curso: 04 de agosto a 07 de outubro de 2023
Aulas presenciais: Sextas-feiras, das 14h às 17h e aos Sábados, das 09h às 12h
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Diletantes, professores de música, interessados em música popular brasileira. Professores de quaisquer disciplinas do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, interessados em geral sem conhecimento prévio
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 30 de julho de 2023 (Prorrogado até 23h59 do dia 01/08)
Ficha de inscrição: https://bit.ly/3NYWKnV

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Tema: “Novas Narrativas Sonoras”
Com Livio Tragtenberg

O curso que irá abordar de forma ampla a criação musical e sonora aplicada aos meios audiovisuais (como o cinema, o video e a instalação sonora) e dramáticos como o teatro e a dança. Técnicas de criação, bem como de produção musical em todas as etapas do processo criativo e técnico. Através de exemplos musicais e de propostas de criação musical junto aos participantes.

Livio Tragtenberg é compositor, escritor, produtor musical e diretor de espetáculos multimídia. Recentemente criou a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo, cujo CD NEUROPOLIS foi lançado pelo Selo SESC, criou também a Nervous City Orchestra em Miami, USA, Berliner Strassenmusiker Orchester em Berlim, e a Orquestra Mediterrânea. Tem vários Cds editados, entre eles, OTHELLO. Recebeu bolsas de composição de VITAE e Guggenheim Foundation. Foi professor na UNICAMP e PUC-SP. Compõe para cinema, vídeo, teatro, dança e cria instalações sonoras. Foi curador musical da Jornada do Cinema Silencioso da Cinemateca Brasileira.Tem vários livros editados, entre eles, O Oficio do Compositor Hoje e Música de Cena. Criou a SOUND BRIDGES EXPERIENCE em Frankfurt, Alemanha. Participou do Festival Soundscapes na Suíça com a instalação sonora MATA BIO – Orquestra de Instrumentos Queimados.

Período do curso: 15 de agosto a 28 de novembro de 2023
Aulas virtuais: Terças-feiras, das 19h às 22h
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Músicos interessados em criação musical aplicada as trilhas sonoras
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 08 de agosto de 2023
Ficha de inscrição: https://bit.ly/438tuPN

CURSO LIVRE
Tema: “Coral para Comunidade”
Com Miriam Candido

O Conservatório de Tatuí abrirá seus conhecimentos musicais, onde pessoas que não estão matriculadas nos cursos regulares possam fazer parte de um grupo musical. Um Coro que terá como objetivo o trabalho de um canto bonito e consciente através da técnica vocal, trabalho corporal e rítmico para a construção de uma expressividade artístico musical, integração vocal focado na percepção do canto a uma e mais vozes, o repertório eclético do popular ao erudito e a preparação de uma apresentação para o que foi trabalhado em aula seja apreciado.

Miriam Candido possui Licenciatura em Música pela Faculdade Claretiano, pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí e Pós-graduação (Lato sensu) em Educação Musical pela Carlos Gomes onde sob a orientação de Sonia Albano escreveu um artigo de conclusão de curso “A aula é um jogo”. Professora – regente de canto-coral, com trabalho voltado ao coro infantil, juvenil e adulto participou de eventos corais como Concurso Funarte, Mapa Cultural e 1˚ Encontro Latino-Americano de Educação na cidade de Jacareí São Paulo, onde foi semifinalista e prêmio de 1˚ lugar. Fez curso com: Gisele Cruz, Enny Parejo, Melina Sanchez, Reinaldo Puebla, Magda Pucci, Marisa Fonterrada, Angelo Fernandes, Iramar Rodrigues, Erick Westemberg, entre outros. Trabalhou na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), Projeto Encantar Do Instituto Baccarelli sob a coordenação de Gisele Cruz e em escolas particulares na cidade de São Paulo. Atualmente realiza um trabalho vocal e corporal no Conservatório de Tatuí nas áreas de Educação Musical com alunos de 04 a 07 anos e na Prática de Música em Conjunto com alunos de 08 a 11 anos e de 12 anos e fase adulta. Busca dentro da área coral unidade vocal, vivência musical e que os alunos possam ter uma aprendizagem musical de uma forma divertida e prazerosa.

Período do curso: 30 de agosto a 06 de dezembro de 2023
Aulas presenciais: Quartas-feiras, das 18h30 às 20h15
Carga horária: 24h
Total de Participantes: 30
Público-alvo: Pessoas interessadas em Canto Coral
Pré-requisitos: Pessoas acima de 15 anos com ou sem experiência musical
Critério de seleção: Ordem de inscrição, sendo que terão preferência os(as) estudantes que cursaram o modulo oferecido no semestre anterior
Prazo de inscrição: Até 16 de agosto de 2023
Ficha de inscrição: https://bit.ly/44r519q

 

**

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

 


Site: VSEIS