MOVE
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí abre inscrições para curso de aperfeiçoamento em Música

Com o tema ‘piano contemporâneo’, as aulas serão virtuais e ministradas entre os meses de agosto a dezembro

Conservatório de Tatuí abre inscrições para curso de aperfeiçoamento em  Música

10/07/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – abre inscrições gratuitas para o curso de Aperfeiçoamento na Área de Música. As aulas serão virtuais, realizadas de agosto a dezembro deste ano. As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam. Confira!

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Tema: “
Piano contemporâneo – sonoridade expandida
Com Lidia Bazarian


O curso que terá como foco a escuta, convivência e interpretação de obras dos séculos XX e XXI. Ou seja, um curso eminentemente prático, onde serão propostas obras que estejam de acordo com o interesse musical e nível técnico de cada um dos participantes. Para isso também serão apresentadas algumas perspectivas históricas, com a finalidade principal de ilustrar as complexidades sonoras, rítmicas, as novas formas de organização e técnicas de composição, que inovaram e ampliaram a linguagem musical. A técnica estendida no piano, com seus inúmeros recursos e possibilidades será incorporada às aulas, com explicações detalhadas em obras e também como parte integrante da criação e composição atuais. Os participantes serão incentivados a experimentar várias técnicas, pesquisar sonoridades, improvisar e dar vazão a vivências criativas.

Lidia Bazarian tem sua trajetória artística como solista e camerista evidencia e destaca interpretações de obras ligadas à produção da música atual, dos séculos XX e XXI, com estreias e gravações de inúmeras obras contemporâneas nacionais e estrangeiras, valorizando esse repertório e colaborando ativamente com os compositores mais atuantes. Foi pianista do Grupo Novo Horizonte (Prêmio APCA 1992) e da Camerata Aberta (Prêmio APCA 2010 e Prêmio Bravo! 2012)

Dentre os CDs gravados destacam-se: Paisagem Brasileira (Meridien Records), Trópico das Repetições (selo SESC), Música de Câmara Brasileira (selo LAMI), ResSonâncias (selo LAMI), Espelho d’Água e Sobreluz (Selo SESC Camerata Aberta), Fragmentos de um inverno Solar – Trio Tokeshi Rosas Bazarian – e Imaginário (selo LAMI) – seu primeiro Cd solo – indicado ao Prêmio Bravo! 2012 de melhor CD de música erudita.

Período do curso: 07 de agosto a 04 de dezembro de 2023
Aulas virtuais: Segundas-feiras, das 18h às 21h
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 25
Público-alvo: Pianistas em formação ou em aperfeiçoamento e compositores
Pré-requisitos: para estudantes ativos: domínio do instrumento; para alunos ouvintes não há pré-requisito
Critério de seleção: Para estudantes ativos: áudio ou vídeo gravado de uma obra; Para ouvintes: se houver muita procura, podemos estabelecer um critério seletivo por ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 30 de julho de 2023 (Prorrogado até 23h59 do dia 01/08)
Ficha de inscrição: https://bit.ly/3pAl0U3

**

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

 


Site: VSEIS