MOVE
2PSE 2024
Institucional 2
Banner Institucional 1

Conservatório de Tatuí abre inscrições para cadastramento de projetos para ocupação artística de espaços culturais

Projetos contemplados terão cessão de uso do Teatro Procópio Ferreira ou Salão Villa-Lobos para apresentações ao longo do ano

Conservatório de Tatuí abre inscrições para cadastramento de projetos para ocupação artística de espaços culturais

19/05/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – abre inscrições para cadastramento interno e externo de projetos para ocupação artística do Teatro Procópio Ferreira e do Salão Villa-Lobos. Os projetos contemplados terão cessão de uso para apresentações em um dos espaços, conforme a disponibilidade de datas da instituição.

A iniciativa prevê a seleção de 20 projetos no total, sendo 10 vagas para artistas e coletivos que tenham vínculo com o Conservatório de Tatuí (estudantes e funcionários) e mais 10 vagas para produtores externos residentes em Tatuí e região. O período de abertura para cadastramento para a chamada de ocupação artística será realizado no período de 17 de maio a 09 de junho de 2023, pelo site da instituição.

De acordo com os editais, os artistas contemplados terão os espaços cênicos à sua disposição, por meio de cessão, dentro das datas e horários disponibilizados pela organização, por até quatro dias entre quintas-feiras e domingos, nos termos do edital, contemplando a temporada de um ou mais espetáculos, cujas produções tenham sua qualidade artística e relevância social. A avaliação será realizada por um comitê de seleção formado por profissionais da área artística com comprovada experiência no respectivo segmento. As propostas selecionadas não serão remuneradas.

Podem se inscrever artistas, coletivos culturais, pontos de cultura e grupos de cultura tradicional das diversas linguagens artísticas, dentre elas: dança, teatro, música, artes plásticas e visuais, performances, contação de histórias, artes circenses – para crianças, jovens e adultos. O(a) proponente deve ser maior de 18 anos ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, com vínculo comprovado com o Conservatório de Tatuí ou com comprovada residência em Tatuí e região.

Os detalhes estão disponíveis em dois editais:

– Para artistas/coletivos que têm vínculo com o Conservatório de Tatuí;

– Para artistas/coletivos externos;

 

 

 

 

SERVIÇO

Chamada Pública para Ocupação Artística do Teatro Procópio Ferreira e Salão Villa-Lobos

Inscrições: até 09 de junho de 2023

Editais

https://www.conservatoriodetatui.org.br/espaco-do-aluno/ocupacao-artistica-do-conservatorio-de-tatui-confira-os-editais-para-cadastro-de-projetos-internos-e-externos/

Inscrições gratuitas

 

***

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto

 

Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

 

 

 


Site: VSEIS