MOVE
Institucional 2
Banner Institucional 1

Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí celebra nova fase sob a direção de Miriam Rinaldi em espetáculo “A Roda”

Fundada em 2009, a Companhia reúne bolsistas em busca de uma experiência de criação cênica

Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí celebra nova fase sob a direção de Miriam Rinaldi em espetáculo “A Roda”

26/09/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – anuncia mais uma estreia da Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí. Um dos grupos artísticos mais renomados da instituição está de volta aos palcos, no dia 30 de setembro, com um espetáculo que pretende provocar reflexões profundas a partir de temas que permeiam a sociedade brasileira contemporânea. Sob a direção da renomada atriz e professora Miriam Rinaldi, a companhia apresenta “A Roda”, uma adaptação da peça “Reigen” de Arthur Schnitzler.

Em 2023, a coordenação da companhia passou para as mãos de Rinaldi, marcando não apenas a primeira vez que uma mulher assume a coordenação, mas também uma mudança radical na abordagem criativa. “Me sinto imensamente agradecida e honrada pela oportunidade de ser a primeira mulher a dirigir e coordenar a Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí em um de seus momentos mais efervescentes e, principalmente, ao lado de parceiros tão talentosos”, afirma a diretora.

“A Roda” é uma adaptação contemporânea de “Reigen”, uma peça escrita por Schnitzler no final do século XIX. A peça original enfrentou censura e controvérsia quando estreou em 1920. Agora, mais de um século depois, a companhia traz essa história para o contexto brasileiro, explorando assuntos como amor, poder, sexualidade, feminismo, entre outros. A peça desafia as normas sociais e busca abrir um diálogo sobre o sexo e o poder nas relações humanas.

Sob a orientação da dramaturga Marina Corazza, a dramaturgia foi criada a partir de um processo de pesquisa intensa e improvisações do elenco. O resultado é uma obra que ilumina as complexidades das relações humanas e traz à vida personagens vibrantes e multifacetados. Além disso, “A Roda” também se destaca pela sua trilha sonora, cuidadosamente elaborada para criar a atmosfera certa em cada cena, desempenhando um papel significativo na experiência do espetáculo, enriquecendo ainda mais a narrativa.

A Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí é o único Grupo Artístico de Bolsistas de Artes Cênicas entre os dez Grupos Artísticos da Instituição. Ela tem raízes em diversos coletivos liderados por artistas que conduziram as artes cênicas da escola, incluindo nomes como Moises Miastkwosky, Carlos Ribeiro e Antonio Mendes. Ao longo de sua trajetória, a Companhia buscou desafiar os limites da criação cênica, levando à cena textos da dramaturgia brasileira e abordando temas como acessibilidade, inclusão e a percepção sensível do espectador.

O espetáculo “A Roda” estreia no dia 30 de setembro, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira e se apresenta mais uma vez no dia 01 de outubro, às 19h. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

SERVIÇO

“A Roda”
Data:
30 de setembro, às 20h

Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro, Tatuí – SP.

Classificação indicativa: 14 anos

 

Data: 01 de outubro, às 19h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro, Tatuí – SP.

Classificação indicativa: 14 anos

 

Entrada gratuita

 

**

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


Site: VSEIS