MOVE
Institucional 2
Banner Institucional 1

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta-se com convidados

Programação terá duas master classes, um recital e um concerto com participação de Fernando Deddos, Albert Khattar e Geremias Tiófilo - todos os eventos são gratuitos

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta-se com convidados

23/08/2022

Foto: Arquivo/Conservatório de Tatuí

Durante dois dias, o Conservatório de Tatuí – gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – receberá a programação cultural especial da Banda Sinfônica da instituição. Na terça-feira, 23, estão previstas duas master classes ministradas pelos professores convidados Fernando Deddos e Albert Khattar, que também farão um recital com o Duo Bombardas no Salão Villa-Lobos. Já na quarta-feira, 24, esses mesmos docentes se juntam ao também convidado Geremias Tiófilo e à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí para um concerto, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou pessoalmente na bilheteria do teatro, de terça à sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

A primeira master class será ministrada pelo professor Fernando Deddos, da Universidade Federal do Rio Grande Norte, às 8h30, no Salão Villa-Lobos. O convidado fará uma abordagem aprofundada sobre o eufônio, instrumento musical da família de sopros/metais. Em seguida, às 10h30, o professor Albert Khattar, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fará Master Class de Tuba, outro instrumento de sopros/metais. No mesmo dia, às 19h, no Salão Villa-Lobos, os convidados se unem no Duo Bombardas para um recital aberto ao público – entrada gratuita.

Na quarta-feira, 24, Fernando Deddos, Albert Khattar se juntam ao também convidado Geremias Tiófilo para um concerto com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. O programa inclui obras compostas pelos convidados, além de peças escritas pelo consagrado Sebastião de Barros – o “K-Ximbinho”. O concerto será às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, sob regência de Marco Almeida Júnior. A entrada é gratuita.

Fundada em 1992, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí é formada por cerca de 50 integrantes entre estudantes, professores e músicos convidados. O grupo surgiu com o objetivo de promover o intercâmbio entre estudantes de nível avançado e músicos profissionais. Desde o primeiro álbum gravado, em 1995, intitulado ‘Compositores Brasileiros’, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí registra 12 álbuns gravados, além de um documentário, lançado em 2007.

 

Fernando Deddos – Além da carreira acadêmica, o professor Fernando Deddos atua como eufonista e pianista em parceria com outros artistas. É doutor em artes musicais pela University of Georgia (EUA), onde atuou como pesquisador criativo do programa de interdisciplinaridade em artes (ICE). É mestre pela Duquesne University (EUA) e graduado em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Unespar). Deddos foi o responsável por gravar o primeiro disco integralmente dedicado ao eufônio no Brasil, o ‘EuFonium Brasileiro’, premiado como o melhor álbum do biênio pela Associação Internacional de Eufônios e Tubas (ITEC, Arizona, 2010). É também presidente da Associação de Eufônios e Tubas do Brasil e artista Adams Instruments (Holanda), além de atuar em rodas de choro pelo Brasil.

 

Albert Savino Khattar – Professor convidado em diversos cursos de música pela América do Sul, América do Norte, Europa e África, Albert Savino Khattar faz parte do corpo docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é professor colaborador do Instituto Carlos Gomes de Belém. Já ministrou aulas em diversas universidades nacionais e internacionais como University of North Georgia (EUA), Faculdade de Artes-Universidad de Chile, Universidad de Villa Maria (Argentina), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Goiás (UFG), entre outras. Apresentou-se em importantes festivais nacionais e internacionais e desenvolve um intenso trabalho de recitais e concertos como solista, em países da América do Sul, América do Norte, Europa e África. Atuou como solista frente à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica Unisinos, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Contemporânea do Ceará, Orquestra Sinfônica da Província Santa Fé, Banda Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz, entre outras. Foi Tuba Solo da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e da Orquestra Sinfônica de Santo André, além de ter sido professor visitante do Conservatório de Tatuí. É mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com uma pesquisa inédita sobre a história da tuba no Brasil e o repertório brasileiro para tuba solo. Atualmente é doutorando em música na Unicamp, aprofundando sua pesquisa sobre a tuba no Brasil. Com seu contínuo trabalho pelo desenvolvimento da Tuba no Brasil, Albert é vice-presidente e membro fundador da Associação de Eufônios e Tubas do Brasil – ETB, constituída em outubro de 2016 e representante internacional na Associação Internacional – ITEA.  Com o álbum “Tuba Brasilis”, considerado o primeiro álbum brasileiro de tuba, recebeu elogios por parte da crítica especializada.

 

Geremias Tiófilo Pereira Júnior – Doutorando em música pela Universidade de Campinas (Unicamp), Geremias Tiófilo iniciou sua carreira musical em 1996 na Universidade Livre de Música Tom Jobim e Escola Municipal de Música, onde tinha como professores Demetrio Lima e Isidoro Longani, respectivamente. Em 1997 ingressou na Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, sob a regência da maestrina Mônica Giardini. Já participou dos Festivais de Inverno de Campos de Jordão e Tatuí, no período de 1997 a 2004, nas modalidades: Banda Sinfônica e Big Band. No ano 2000 recebeu o prêmio Luis Arruda Paes, sendo indicado como bolsista destaque da temporada pela comissão de professores do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Em 2002 cursou a disciplina de especialização em música erudita para saxofone, sob orientação do professor Marcos Pedroso, no Conservatório de Tatuí. Foi premiado pela Fundação Pró-memória de Indaiatuba – Prêmio Nabor Pires de Camargo em 2003 e em 2007. Atualmente é músico instrutor das bandas sinfônicas de Sumaré/Americana e professor de saxofone da Escola de Artes da UNASP-HT. No ano de 2020 comemorou 20 anos do Prêmio Maestro Luiz Arruda Paes, retornando ao auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão para um concerto especial. O músico prossegue com o projeto de pesquisa que abarca a prática interpretativa musical nos ritmos brasileiros, na linha de estudos instrumentais e performance musical na Unicamp.

 

SERVIÇO

Master Class de Eufônio com Fernando Deddos
Data: 23/08
Horário: 8h30
Local: Salão Villa-Lobos (Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP)

Master Class de Tuba com Albert Khattar
Data:
23/08
Horário: 10h30
Local: Salão Villa-Lobos (Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP)

Recital do Duo Bombardas
Data:
23/08
Horário: 19h
Local: Salão Villa-Lobos (Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP)

Concerto: Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Convidados: Fernando Deddos (eufônio), Albert Khattar (tuba) e Geremias Tiófilo (sax soprano e pífano)
Regência: Marco Almeida Júnior
Data:
24/08
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira (Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP)

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex e Visa

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata:
Eixo SP, Rodovias do Tietê

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

 


Site: VSEIS