MOVE
Institucional 2
Banner Institucional 1

2º Encontro de Regência do Conservatório de Tatuí promete aprimorar habilidades dos maestros musicais

Com vagas limitadas, o curso “Os Gestos da Regência Coral” receberá inscrições até o dia 10 de agosto

2º Encontro de Regência do Conservatório de Tatuí promete aprimorar habilidades dos maestros musicais

25/07/2023

 

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – abre as inscrições gratuitas para o 2º Encontro de Regência, que promete aprimorar as habilidades e conhecimentos dos participantes na arte de reger um conjunto musical. Com inscrições abertas até o dia 10 de agosto, o evento é destinado a estudantes do curso de Iniciação à Regência da própria instituição e ao público externo interessado(a) no tema. Os(as) interessados(as) podem inscrever-se pelo link.

O curso, ministrado pelo maestro e flautista Homero de Magalhães Filho, será realizado em duas partes e abordará tanto as técnicas gestuais do regente quanto as estratégias de ensaios para a preparação e condução de performances musicais. Na primeira parte, os(as) participantes serão apresentados a um verdadeiro “dicionário” de comunicação não verbal à disposição dos regentes, incluindo batidas dos diferentes compassos, partidas, finais, fermatas, fraseados, dinâmicas, staccato/legato, entre outros aspectos fundamentais para a expressão musical. A segunda parte do encontro será dedicada às técnicas e estratégias de ensaios, abordando a preparação de partituras, a realização de exercícios com o conjunto musical, bem como a análise e crítica do trabalho realizado.

O evento também visa ser uma excelente oportunidade para aqueles que têm interesse em ingressar no mundo da regência de orquestra e conjuntos instrumentais. Dessa forma, além dos estudantes do curso de Iniciação à Regência, o encontro é aberto a regentes de coro, monitores vocais, cantores e professores de canto interessados pela regência coral, pianistas, cravistas, organistas, professores de música (solfejo, teoria musical) e professores de instrumento interessados em aprofundar seus conhecimentos na regência coral.

As vagas são limitadas e a seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição. Os interessados em participar do 2º Encontro de Regência devem realizar suas inscrições até o dia 10 de agosto. Aqueles que se inscreverem receberão um e-mail de confirmação sobre a aceitação da inscrição no dia 14 de agosto.

Sediado no Conservatório de Tatuí, o encontro proporcionará um ambiente enriquecedor para o aprendizado e troca de experiências entre regentes e futuros regentes.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial do Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO
2º Encontro de Regência

Prazo de inscrição: até 10 de agosto

Inscrições: https://forms.gle/JPD62qbCRXZX4e5BA

Mais informações ou dúvidas: (15) 3205-8443 / (15) 3205-8447/ (15) 3205-8448/ WhatsApp: (15) 99815-1665;

 

Inscrições gratuitas

 

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinadores Conservatório de Tatuí: Nubank, Instituto CCR, Sabesp, Pfizer, Eixo SP e Cipatex.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


Site: VSEIS