Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo

A Orquestra Sinfônica Jovem foi criada com o intuito de oferecer aos alunos o contato com o repertório orquestral, situação indispensável para a formação plena de um músico instrumentista. As obras trabalhadas, escolhidas de maneira diversificada, visam a proporcionar o conhecimento necessário para execução dos diferentes períodos e estilos musicais, o aprimoramento técnico e a convivência saudável que a execução em grupo necessita, além das apresentações públicas que, sem dúvida, farão parte da vida profissional dos alunos envolvidos.

Akira Miyashiro

É Bacharel em Música nas modalidades Regência e Violino pela Universidade Estadual de Campinas. Participante de diversos cursos e festivais, já teve aulas com renomados maestros como Carlos Moreno, Osvaldo Ferreira e Roberto Minczuk, na área da regência orquestral, Dario Sotelo, Roberto Farias e Monica Giardini, na área da regência de banda sinfônica, e Hans-Peter Schurz, Erik Westberg e Abel Rocha, na área de regência coral. Além disso, com a professora Lucielena Terribile, desenvolveu estudos teóricos em harmonia, análise e contraponto.
Dentre suas atuações musicais, destacam-se a condução do Madrigal e da Prática Orquestral do Instituto de Artes da Unicamp, da Orquestra Sinfônica da Unicamp e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Mato Grosso, além de, em 2007, ter participado do Programa Prelúdio da TV Cultura. Em 2009, junto à Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas, montou a ópera ‘Bastien e Bastienne’ de Mozart com recursos provenientes da Secretaria de Cultura de Campinas e, durante o ano de 2010, foi Regente Titular da Orquestra Filarmônica de Itu. De 2003 a 2012 foi Regente Assistente da Corporação Musical Villa-Lobos de Indaiatuba. Em estúdio, participou da gravação do CD “Bruno Kiefer, Madrigais, Motetos e Canções” como Assistente de Direção e do CD “Festa no céu” como violinista. Atuou também como professor de História da Música, Apreciação Musical, Regência e Violino no Curso de Extensão em Música Litúrgica da Arquidiocese de Campinas e como professor de violino e regente da Orquestra Experimental no Conservatório Carlos Gomes de Campinas.