Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí

Criado em 1975, é o mais antigo grupo do gênero no país, formado por cerca de dez percussionistas. Seu objetivo é oferecer aos(às) estudantes do Conservatório de Tatuí a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão. Além de executar clássicos do repertório erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão. O trabalho traz um vasto repertório popular, enfatizando os ritmos brasileiros, sempre com alta qualidade técnica. O grupo atua com renomados(as) artistas convidados(as), como Eduardo Gianesella, Frank Oddis, Benjamin Toth, Eduardo Leandro, Elizabeth Del Grande, Ted Piltzecker, Vinícius Barros, Ari Colares, John Boudler, Kiko Freitas e Carlos Stasi, entre outros.

Coordenação: Luis Marcos Caldana

Formado em Tímpanos, Percussão e Acessórios pelo Conservatório de Tatuí, em Educação Artística pela Faculdade Asseta e pós-graduado em Educação Musical pela Facon. Em 1997, conquistou o primeiro prêmio do I Concurso Nacional de Música de Câmara “Henrique Niremberg”, na cidade do Rio de Janeiro, com o Duo Aries.  Como professor de Percussão, trabalhou na área de banda em oito edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão, bem como no projeto Pró-Bandas (1997 a 2007). Ministrou palestras sobre ritmos brasileiros e dirigiu o Grupo de Percussão em Monterrey (México) e Budapeste (Hungria). Ainda como professor, imprimiu sua marca na Conferência de Educadores Musicais no Estado do Kentucky (EUA), onde executou a primeira audição mundial da obra de Hudson Nogueira “Cinco Variações para um Percussionista Solo e Banda”, dedicada a ele. Também gravou o mesmo trabalho com a Banda Sinfônica Municipal de Sumaré em 2007.

Detectando a necessidade de unir percussionistas de todo o país, criou e organizou, por seis edições o Encontro Internacional de Percussão, promovido pelo Conservatório de Tatuí. Participou de turnê pela Costa Rica com a Camerata Tatuí, ministrando aulas de percussão e ritmos brasileiros. Ministrou palestra de percussão sinfônica e popular em Boa Vista-RR (2009), João Pessoa-PB (2011), Vigia-PA (2012), Guaíba-RS (2013), Cachoeiras-BA (2014), Paragominas-PA (2016) e Belo Horizonte-MG (2017) dentro do Painel Funarte de Bandas.

Na área popular, trabalhou como baterista e percussionista para vários artistas de renome, como Alceu Valença, Leila Pinheiro, Elba Ramalho, Benito di Paula, Guilherme Arantes, entre outros. De 2013 a 2016, foi jurado do quesito bateria no carnaval paulistano pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Atualmente, é professor da área de Percussão Sinfônica, Timpanista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, coordenador do Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí e ministra aulas de bateria e percussão na Escola Livre de Música de Itapetininga-SP.