Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é um dos grandes incentivadores do gênero no Brasil. Com notável capacidade de improvisação, os músicos da instituição destacam-se pela grande versatilidade e vasto repertório, sempre baseado na pesquisa e divulgação do gênero. O grupo já se apresentou em diferentes pontos do Estado de São Paulo, incluindo o Teatro Claudio Santoro (Campos de Jordão), Sesc Paulista (no programa “Brasil Instrumental” da TV Sesc-Senac), palco da TV Cultura (dentro do programa “Jazz & Companhia”) , Memorial da América Latina e Sala São Paulo.
O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é resultado do ineditismo da instituição, pois foi a primeira escola de música brasileira mantida por um governo estadual a incluir em seu currículo o “Choro” como curso regular. Essa iniciativa busca resgatar o gênero, bem como as tradições e os melhores compositores do nosso país. Fundado em 1993, além de apresentações públicas, o grupo atua na formação de novos músicos e novos públicos.
Coordenado pelo violonista Alexandre Bauab, o Grupo de Choro gravou seu primeiro CD em 1999. O grupo tem, ainda, participações nos CDs “Horn Brasil” (do trompista Adalto Soares); “Soleil” (da cantora francesa Clementine, artista da Sony Music do Japão); e participou da trilha do longa-metragem “Divino”, sobre o jogador de futebol Ademir da Guia.

Coordenação - Alexandre Bauab Jr.

Alexandre Bauab Jr.

Formado em Violão Clássico pelo Conservatório de Tatuí com Prof. Geraldo Ribeiro e em Educação Artística pela Faculdade Asseta de Tatuí. Frequentou vários cursos extracurriculares, como: “Etica y Estetica de la Guitarra” com Maestro Abel Carloevaro – Uruguai (em Assuncion – Paraguai); “Pedagogia de La Ensañanza” com Graciela Pomponio – Argentina (em Assuncion – Paraguai); “Vida y Obra de Augustin Barrios” com Maestro  Richard  Stover – Inglaterra (em Assuncion – Paraguai); Curso de Aperfeiçoamento Violonístico com Prof. Edson Lopes (Conservatório de Tatuí); Curso de Arranjo para Big Bands com Maestro Antonio Carlos Neves Campos (Conservatório de Tatuí); Curso de Harmonia Moderna com Prof. Ricardo Lobo; Curso de Arranjo para Metais com Mário Campos (Conservatório de Tatui); Curso de Técnica Violonística com Angela Muner (Conservatório de Tatuí) e outros.

Atua como professor no Conservatório de Tatuí desde 1991, onde iniciou com aulas de Violão Clássico, Violão Complementar, Violão Popular (1992) e Harmonia. Em 1993, fundou o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, que deu origem, no ano seguinte, à formação da Área de Choro da instituição. Atualmente, é professor de Violão Choro e Prática de Choro, além de coordenar o Grupo de Choro deste Conservatório, sendo responsável pelos arranjos e projetos musicais deste conjunto. Atua também como professor, desde 1987, na escola Livre de Música de Itapetininga, onde leciona violão erudito, prática de choro e harmonia.

Como instrumentista, já participou de várias formações musicais, destacando-se: Orquestra Sinfônica de Tatuí (com os maestros Dario Sotelo, Antonio Carlos Neves Campos, Adriano Machado e Edson Beltrami); Big Band Prata da Casa (maestro Rui Carvalho); Sam Jazz  e Tatuí Jazz Sinfônica (maestro Antonio Carlos Neves Campos); Big Band Savana (maestro Branco); Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí (Márcia Braga e Edson Lopes); Grupo Quebrando Galho e Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí (coordenados por Alexandre Bauab).

Pelo seu trabalho pedagógico, foi convidado em 2015 a palestrar na Casa Do Choro, Rio de Janeiro, a convite de Mauricio Carrilho, com tema “O crescimento do choro no interior paulista”. Atuou ainda ao lado de vários nomes significativos da música brasileira, como: Altamiro Carrilho, Proveta, Edu Lobo, Moraes Moreira, Leila Pinheiro, Jair Rodrigues, Clementine (cantora francesa da Sonymusic do Japão) e outros. Em 2014, excursionou pela Alemanha com os professores da Área de Choro do Conservatório de Tatuí, ministrando workshops e fazendo apresentações nas cidades de Trossingem, Heildelberg e Frankfurt.

Site: Agência Digimeta