Institucional 6
Institucional 5
Institucional 4
Institucional 3
Institucional 2
Banner Institucional 1

Camerata de Cordas Jovem do Conservatório de Tatuí

A Camerata de Cordas Jovem do Conservatório de Tatuí foi criada no ano de 2015, por iniciativa dos próprios alunos do setor de cordas sinfônicas, que se uniram e passaram a ensaiar repertório específico para esta formação.
Cerca de 15 alunos dos instrumentos violino, viola, violoncelo e contrabaixo, ensaiam duas vezes por semana (1h40 a cada ensaio), com orientação de prática de conjunto e música de câmara. Os integrantes são estudantes dos níveis mais avançados (a partir do 11º semestre) de seus respectivos cursos do setor de cordas sinfônicas.
O objetivo do grupo é preparar alunos para a área de atuação profissional, com repertório pedagógico-orquestral.

Elen Ramos Pires, orientação

Elen Ramos Pires

Ingressou no curso de violoncelo no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, onde se formou, em 1997, sob orientação do professor Luís Hernane de Carvalho. Nesse mesmo ano foi vencedora do VII Concurso Nacional de Cordas de Juiz de Fora (MG). Em 2000, recebeu o terceiro lugar no XIII Concurso Nacional de Piano “Art Livre”, na categoria Música de Câmera, em São Paulo. Foi integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, da Orquestra Sinfônica de Campinas, da Orquestra de Câmara da Unesp, Camerata Fukuda e Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Atuou como recitalista em diversas cidades brasileiras e também como solista frente à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra Sinfônica Paulista), Orquestra de Câmara Tatuí, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de Sorocaba e Camerata Fukuda. Foi aluna do professor Wilson Sampaio e, na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), recebeu orientação do professor Zygmunt Kubala. No ano de 2005 foi convidada a cursar a classe de concerto na Musikhochschule de Lucerna (Suíça), sob orientação do professor Marek Jerie, onde se formou em 2007 com “excelência”. Durante esse período tocou em diversas orquestras como “Luzerner Sinfonieorchester” e Basel Sinfonietta, apresentando-se como recitalista em Basel e Lucerna. Atualmente é professora de violoncelo no Conservatório de Tatuí.

« voltar | Topo da página ↑
Site: Agência Digimeta