Big Band do Conservatório de Tatuí

A Big Band do Conservatório de Tatuí foi criada no ano de 1975. Tinha como objetivo unir alunos de nível avançado e professores da instituição com o objetivo de propiciar aos alunos a prática de big band, apresentando repertório tradicional para esse tipo de formação. No final da década de 70, a big band interrompeu seu vínculo com o conservatório tornando-se um grupo independente, apresentando-se por todo o estado de São Paulo. Voltou às atividades em 1998, novamente como grupo oficial do Conservatório de Tatuí. O grupo ultrapassou fronteiras no ano de 2005, quando realizou sua primeira apresentação internacional, dentro do 1º Festival Internacional de Jazz, realizado em Assunção, no Paraguai. Em 2006 lançou o CD “Big Band SamJazz- 30 anos”.
Por ter uma formação versátil, o grupo apresenta uma grande variedade de gêneros musicais – de músicas feitas para animar festas dançantes à musica instrumental contemporânea, do jazz tradicional à música brasileira de vanguarda. O grupo já acompanhou cantores como Leny Andrade, Tânia Alves, Benito di Paula e Décio Cardoso.
Atualmente, a Big Band tem como meta a pesquisa de repertórios inovadores e a divulgação da música instrumental com compromisso de qualidade, recebendo convidados e se apresentado ao lado dos mais importantes instrumentistas, entre outros, Nailor Proveta, Vinícius Dorin, Vittor Santos, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Nelson Faria, Maestro Branco, Mario Campos, Ademir Jr, Marcelo Coelho, Rafael Rocha, Moisés Alves. O grupo também já tocou com músicos americanos, igualmente consagrados, como Rex Richardson, Adam Rapa e Daniel Barry (trompetistas) e Miles Osland (saxofonista).
Em algumas oportunidades, a Big Band uniu-se à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, formando uma “Orquestra Jazz Sinfônica”, executando obras de grandes compositores como Cyro Pereira, Duke Ellington e Billy Strayhorn, dentre outros. Destacam-se também outros interessantes projetos realizados, como o concerto didático “A trajetória das Big Bands no Brasil” assistido por 1300 crianças da rede pública de ensino e o concerto “Eruditos para Big Band”, onde foram executadas obras escritas originalmente para big band, assinadas por compositores clássicos como Leonard Bernstein, Igor Stravinsky, Edmundo Villani Cortes e Guerra-Peixe, além de adaptações para big band de obras de Heitor Villa-Lobos.

Cláudio Sampaio “Cambé”

Iniciou seus estudos em 1979 com o professor Francisco Belculfiné, o “Chiquito”, na cidade de Itu, na Corporação Musical União dos Artistas. Posteriormente, continuou estudos com o professor Edgar Baptista dos Santos, “Capitão”, no Conservatório de Tatuí. Atualmente é professor de trompete na área de MPB&Jazz e o primeiro trompete da Big Band do Conservatório de Tatuí. Em 2007, participou de uma turnê pela Escandinávia, tocando em dois festivais de Jazz, no “Copenhagen Jazz Festival” e no “Aarhus International Jazz Festival”, com a Brazilian-Scandinavian Jazz Orchestra, liderada pelo músico brasileiro Magno Bissoli.

Site: Agência Digimeta