Big Band do Conservatório de Tatuí

A Big Band do Conservatório de Tatuí foi criada no ano de 1975. Tinha como objetivo unir alunos de nível avançado e professores da instituição com o objetivo de propiciar aos alunos a prática de big band, apresentando repertório tradicional para esse tipo de formação. No final da década de 70, a big band interrompeu seu vínculo com o conservatório tornando-se um grupo independente, apresentando-se por todo o estado de São Paulo. Voltou às atividades em 1998, novamente como grupo oficial do Conservatório de Tatuí. O grupo ultrapassou fronteiras no ano de 2005, quando realizou sua primeira apresentação internacional, dentro do 1º Festival Internacional de Jazz, realizado em Assunção, no Paraguai. Em 2006 lançou o CD “Big Band SamJazz- 30 anos”.
Por ter uma formação versátil, o grupo apresenta uma grande variedade de gêneros musicais – de músicas feitas para animar festas dançantes à musica instrumental contemporânea, do jazz tradicional à música brasileira de vanguarda. O grupo já acompanhou cantores como Leny Andrade, Tânia Alves, Benito di Paula e Décio Cardoso.
Atualmente, a Big Band tem como meta a pesquisa de repertórios inovadores e a divulgação da música instrumental com compromisso de qualidade, recebendo convidados e se apresentado ao lado dos mais importantes instrumentistas, entre outros, Nailor Proveta, Vinícius Dorin, Vittor Santos, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Nelson Faria, Maestro Branco, Mario Campos, Ademir Jr, Marcelo Coelho, Rafael Rocha, Moisés Alves. O grupo também já tocou com músicos americanos, igualmente consagrados, como Rex Richardson, Adam Rapa e Daniel Barry (trompetistas) e Miles Osland (saxofonista).
Em algumas oportunidades, a Big Band uniu-se à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, formando uma “Orquestra Jazz Sinfônica”, executando obras de grandes compositores como Cyro Pereira, Duke Ellington e Billy Strayhorn, dentre outros. Destacam-se também outros interessantes projetos realizados, como o concerto didático “A trajetória das Big Bands no Brasil” assistido por 1300 crianças da rede pública de ensino e o concerto “Eruditos para Big Band”, onde foram executadas obras escritas originalmente para big band, assinadas por compositores clássicos como Leonard Bernstein, Igor Stravinsky, Edmundo Villani Cortes e Guerra-Peixe, além de adaptações para big band de obras de Heitor Villa-Lobos.

Coordenação - Celso Veagnoli

Celso Veagnoli

Graduado em Educação Artística pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tatuí, e em saxofone erudito pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. É docente do Departamento de Música da Unicamp desde 2001. Foi colaborador na criação e formatação do curso de MPB/JAZZ do Conservatório de Tatuí, no qual leciona desde 1990. Foi arranjador do “Festival de MPB – Certame da Canção” de Tatuí nos anos 2010, 2011, 2012 e 2014. Dirigiu, de 1991 a 1994, a Big Band “Semifúsica”, formada por alunos do Conservatório de Tatuí. Participou de concertos com a Orquestra Sinfônica de Campinas, sob a regência dos maestros Aylton Escobar, Jamil Maluf e Victor Hugo Toro. Atuou como primeiro sax alto e soprano na Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra de Sopros Brasileira) por 12 anos, tendo gravado oito CDs com o grupo. Integrou a primeira formação do madrigal cênico “Da Boca Pra Fora” (hoje coro sinfônico do Conservatório de Tatuí), atuando também como regente coral. Integrou vários outros grupos do conservatório, como a Big Band “Prata da Casa”, “Projeto Sinfônico”, quartetos de saxofone, etc. Por seis anos integrou o Jazz Combo do Conservatório (“Cambanda Jazz Combo”), grupo com o qual gravou um CD atuando como músico e assistente de produção. Foi um dos organizadores do “Primeiro Encontro de MPB Instrumental de Tatuí” (hoje “Painel Instrumental”), atuando, da terceira à oitava edição, também como músico da Banda “Brasil Instrumental”. Desde 2006 é integrante da Big Band do Conservatório de Tatuí, passando em 2010 a atuar como coordenador do grupo.