Banda Sinfônica Infantil e Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí

A Banda Sinfônica Infantil é formada por alunos da área de sopros e percussão que estão do 1º ao 3º semestre dos cursos de seus respectivos instrumentos. Já a Banda Sinfônica Infantojuvenil é formada por alunos da área de sopros e percussão que estão entre o 4º e 6º semestre de seus cursos. A proposta pedagógica foi elaborada pelo maestro Dario Sotelo e consiste numa ação pedagógica coordenada entre as matérias às quais o aluno iniciante tem acesso: Teoria e Percepção, Canto Coral e aula de instrumento. Somando o aprendizado de Prática de Conjunto a essas matérias iniciais, o processo de aprendizado vivenciado pelo aluno se torna muito mais dinâmico e prazeroso, pois dá ao aluno a oportunidade de estar no palco desde seu primeiro semestre de curso. Um dos diferenciais do Conservatório de Tatuí é a possibilidade dada ao aluno de participar em diferentes grupos instrumentais desde o início de sua formação até a formatura, escalando degrau a degrau os diferentes grupos. Sendo assim, o aluno de sopros e percussão tem a possibilidade de tocar na Banda Sinfônica Infantil, Infantojuvenil, Jovem e chegar como bolsista à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Toda a atividade da Banda Sinfônica Infantil e da Banda Sinfônica Infanto-juvenil tem por objetivo a capacitação do aluno desde o início de seu curso para o mercado de trabalho. Desta forma, o trabalho começa por desenvolver suas habilidades perceptivas de conjunto, e não apenas individuais como ele já faz nas aulas de instrumento. As habilidades são desenvolvidas através do procedimento regular de afinação, execução de escalas em conjunto, formação de acordes em conjunto e o desenvolvimento de repertório específico de nível 1 para banda sinfônica (não sendo arranjos de músicas populares conhecidas ou adaptações). As habilidades de conjunto que competem aos alunos desenvolverem são as seguintes: afinação, equilíbrio de vozes, igualdade de articulação, sonoridade, desenvolvimento técnico geral, lidar com a relação dinâmica-afinação, homogeneidade e precisão de ataques e finalizações de notas, respiração planejada, leitura e reação ao gesto do regente, fraseado, musicalidade, bem como conhecimento e respeito à hierarquia, atitude, pontualidade, constância e responsabilidade, fatores determinantes para o futuro sucesso profissional dos alunos envolvidos. O resultado dessa prática de conjunto tem sido o melhor, uma vez que são gerados pelos professores diagnósticos positivos da evolução desses alunos até mesmo em outras matérias que eles cursam dentro da instituição.

Giovani Estéfano Briguente (Banda Sinfônica Infantil)

Site: Agência Digimeta