Institucional 6
Institucional 5
Institucional 4
Institucional 3
Institucional 2
Banner Institucional 1

Edições de 2007

Revista Ensaio - Edições de 2007

Revista publicada mensalmente pelo Conservatório de Tatuí trazendo informações detalhadas sobre o universo de uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina. Encontros, festivais, programação e tudo o que acontece na instituição. Confira as últimas edições.

Já leu a atual edição da revista Ensaio? Então queremos saber sua opinião sobre os artigos veiculados. Preencha o formulário abaixo e ajude a fazer uma revista cada vez melhor.


Please leave this field empty.

Edição de Março 2007

Edição de Março 2007

A capa da edição de aniversário do Ensaio Magazine mostra uma das mais fotografadas obras de arte de toda a região. A obra “O Apascentador”, do professor e artista plástico Josué Fernandes Pires, já foi capa de inúmeras revistas e publicações. A razão da mesma obra estar, novamente, na capa do Ensaio Magazine? O fato de estar, sempre, atual. Cada vez que é fotografada, a obra de Josué Fernandes mostra-se diferente e atual. A obra foi feita na década de 60, por meio de um concurso promovido pelo Conservatório de Tatuí para a escolha de seu ícone. “O Apascentador” foi inscrito por um grupo de alunos da escola técnica “Salles Gomes”, coordenados por Josué Fernandes. A imagem foi inspirada no filho de Josué Fernandes, Jorge Fornazari Pires, que, na infância, tocou clarinete. “O Apascentador” foi produzido a partir de estrutura de aço revestido com concreto e o rosto em cobre. A estátua fez tanto sucesso que acabou inspirando uma série de obras de arte.

Clique e veja esta edição completa em formato .pdf
Edição de Abril 2007

Edição de Abril 2007

O close que ilustra a capa desta edição do Ensaio Magazine é do italiano Stefano Grondona. Ele fará, no palco do teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí, sua primeira apresentação no país. Os violonistas brasileiros e, inclusive, latinos, estão em polvorosa. E não é para menos. Stefano Grondona foi um dos alunos mais queridos de Andrés Segovia, um mito do instrumento. E mais: isso foi dito pelo próprio Segovia. A presença de Grondona ressalta, mais uma vez, o espaço privilegiado do Conservatório de Tatuí no cenário musical. Não somente no Encontro Internacional de Violonistas, mas invariavelmente em todos os grandes eventos promovidos pela mais respeitada escola de música da América Latina, artistas de renome internacional empunham instrumentos e fazem shows memoráveis. Fora do palco, ministram aulas e atividades especiais, oportunidades únicas para estudantes que buscam o aprendizado. A estrutura especial, a qualidade dos artistas e a disposição do Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, em manter ativa a cultura são dádivas que têm endereço: o Conservatório de Tatuí. E, invariavelmente, momentos e experiências que só podem acontecer ali.

Clique e veja esta edição completa em formato .pdf
Edição de Maio 2007

Edição de Maio 2007

A capa desta edição do Ensaio Magazine traz o reconhecido Beto Guedes, chamado de beatle brasileiro. O compositor e cantor será uma das atrações do 16º Festival de MPB, o principal festival do gênero no país. O evento, que acontece de 31 de maio a 2 de junho, receberá além de Beto Guedes outros artistas como Os Cariocas, Beth Carvalho, Célia e Quinteto em Branco e Preto. Sem contar os próprios concorrentes do festival que são, por si só, atrações à parte. Esta edição também traz detalhes de como foi o 2º Encontro Internacional de Violonistas, além de várias informações importantes sobre o universo musical do Conservatório de Tatuí. Boa leitura!

Clique e veja esta edição completa em formato .pdf
Edição de Junho 2007

Edição de Junho 2007

A capa do Ensaio Magazine deste mês traz os integrantes do Quinteto Villa-Lobos, uma das atrações do Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra, que será realizado a partir do dia 21. O Quinteto Villa-Lobos tem hoje uma formação com instrumentistas que exercem atividades de solistas em todo o Brasil e no exterior, e com diversas gravações de CDs solo. São eles: Antonio Carlos Carrasqueira (flauta), Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sergio Santos (clarinete), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote). O Quinteto Villa-Lobos já se apresentou na maioria das cidades brasileiras, além de Paris e Argentina.

Clique e veja esta edição completa em formato .pdf
Edição de Julho 2007

Edição de Julho 2007

A foto da capa desta edição traz alunos de uma das duas bandas sinfônicas de bolsistas que vêm participando do 4º Curso de Férias – Festival Latino. São instrumentistas dos mais diferentes pontos do Brasil e da América Latina que trocaram suas férias por estudos. São mais de oito horas diárias de atividades que visam o aprimoramento técnico e o conhecimento musical. As bandas – A e B -, além da orquestra de cordas e a big band, são oportunidades únicas para a prática em conjunto dos estudantes.

Clique e veja esta edição completa em formato .pdf
Edição de Agosto 2007

Edição de Agosto 2007

A foto da capa do Ensaio Magazine deste mês mostra cena do espetáculo “O Anel de Magalão”, de Luis Alberto de Abreu, com direção de Otávio Delaneza, da escola “Maria José Brocatto”, de Santa Bárbara D´Oeste. O espetáculo foi o grande vencedor do 20º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, realizado no mês de julho no Conservatório de Tatuí. A temática folclórica nordestina encantou crítica e público do festival. O melhor espetáculo segundo o público e o segundo melhor pelo júri técnico também premiou o tema. A peça “Lampião e Maria Bonita no Reino Divino”, também veio da cidade de Santa Bárbara d´Oeste, da escola “Professora Irene de Assis Saes”.

 

Clique e veja esta edição completa em formato .pdf
Edição de Setembro 2007

Edição de Setembro 2007

A vez do Saxofone. A capa da Ensaio Magazine deste mês traz Eugene Rousseau, uma das principais atrações do 3º Encontro Internacional de Saxofonistas que volta à cena neste ano de 2007. O professor emérito da universidade de Indiana (1964-2000) é um dos saxofonistas mais antigos e respeitados em atividade. Trata-se de um dos mais esperados eventos do meio musical tanto erudito quanto popular, com foco no aprimoramento, intercâmbio de conhecimentos e troca de informações. O evento é o destaque deste mês de setembro no Conservatório de Tatuí.

Clique e veja esta edição completa em formato .pdf
Edição de Outubro 2007

Edição de Outubro 2007

A foto da capa desta edição é do arranjador, compositor, trombonista e produtor Vittor Santos. Ele, que convive com a música desde a infância, é uma das atrações da segunda edição do Encontro Internacional de Metais, que acontece neste mês. Com vários CDs gravados, Vittor Santos já acompanhou nomes importantes do cenário nacional como Chico Buarque, Caetano Veloso, Leny Andrade, Gal Costa, Moraes Moreira, Miltinho, Elza Soares, Ivan Lins, Francis Hime, Leila Pinheiro, entre outros.

Clique e veja esta edição completa em formato .pdf
Edição de Novembro 2007

Edição de Novembro 2007

A foto da capa desta edição é da Banda Sinfônica Sopra Mulheres, o grupo regido por Cibele Sabioni que vem fazendo sucesso. A banda foi criada há seis meses com proposta de inovar pelo fato de ser formada exclusivamente por mulheres e com a idéia de levar o melhor do repertório popular aos mais diferentes públicos. Neste mês de novembro, a Banda Sopra Mulheres será, ao lado da Orquestra de Sopros Brasileira, a representante do Conservatório no Encontro de Compositores, Arranjadores e Regentes, que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Clique e veja esta edição completa em formato .pdf
Edição de Dezembro 2007

Edição de Dezembro 2007

O Quebrando Galho é o grupo de choro reconhecido pela alta qualidade musical. Também pela simpatia. Mais ainda pela criatividade. Prova disso é o programa especialíssimo que Alexandre Bauab Jr. preparou para este mês de dezembro. “Choro, Samba e Comida” segue a linha de programa com conteúdo e traz um repertório gostoso de ouvir. E histórias curiosas para se aprender. Grupo de choro profissional mantido pelo Conservatório de Tatuí é atração que garante público, boa música e, principalmente, um certo orgulho de ser aqui na Capital da Música.

Clique e veja esta edição completa em formato .pdf