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Estude
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Artes Cênicas

Cursos Regulares

Artes Cênicas

Sede Tatuí

A Área de Artes Cênicas está estruturada em quatro Cursos de Formação:

  • Ateliê de Iniciação às Artes da Cena para Crianças
  • Ateliê em Artes da Cena para Adolescentes
  • Artes Cênicas (voltado para o público adulto)
  • Cenografia

O Ateliê de Iniciação às Artes da Cena para Crianças introduz crianças na faixa etária de 8 a 11 anos à linguagem teatral. Estudantes deste curso agrupam-se em duas turmas: Ateliê I (8 e 9 anos) e Ateliê II (10 e 11 anos).

O Ateliê em Artes da Cena para Adolescentes atende jovens na faixa etária de 12 a 17 anos, que se agrupam em três turmas: Ateliê I (12 e 13 anos), Ateliê II (14 e 15 anos) e Ateliê III (16 e 17 anos). Os Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes são igualmente introdutórios e praticam a mesma compreensão aberta das Artes da Cena, e enfatizam as dimensões relacionais e coletivas dessa aprendizagem.

O curso de Artes Cênicas recebe estudantes a partir de 18 anos. Esta é a única formação progressiva nos cursos de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. Tem duração de até três anos e meio, sendo o último período (4° ano), dedicado a um projeto de finalização, que pode durar de 3 a 6 meses.

O curso de Cenografia tem duração de dois semestres para pessoas interessadas maiores de 16 anos, sem necessidade de experiência previa. É uma introdução à linguagem da Cenografia, voltado à iniciação, prospecção e experimentação de projetos cenográficos. Também inclui cenotécnica e adereços.

 

Grade Curricular dos Cursos da Área de Artes Cênicas

ÁREA DE ARTES CÊNICAS ARTES CÊNICAS
CURSO DISCIPLINAS REGULARES
 
Ateliê de Iniciação às Artes da Cena para crianças Ateliê I (8 e 9 anos) 180 minutos semanais

das 9h às 12h ou das 14h às 17h

Ateliê II (10 e 11 anos) 180 minutos semanais

das 9h às 12h ou das 14h às 17h

 
Ateliê em Artes da Cena para Adolescentes Ateliê I (12 e 13 anos)
Ateliê II (14 e 15 anos)
Ateliê III (16 e 17 anos)
Total semanal de aula – 320 minutos, em 2 dias
Artes Cênicas DISCIPLINAS REGULARES ANO ANO ANO ANO
  Prática de Criação Cênica I, II e III    

320 minutos, em 2 dias

X X X
  Laboratório de Artes Cênicas I, II e III     160 minutos X X X
  Oficinas Referenciais I-a, II-a e III-a        160 minutos                        X X X
  Oficinas Referenciais I-b, II-b e III-b        160 minutos                                           X X X
  Orientação de Projeto         160 minutos (3 a 6 meses) X
  Projeto de Finalização                                    X
Tempo semanal de aula –    800 minutos, em 5 dias
  DISCIPLINAS COMPLEMENTARES
  X X
Cenografia DISCIPLINA REGULAR  
  3 horas semanais, 1 vez por semana, das 14h00 às 17h00 X
 

Observação: O Ateliê de Iniciação às Artes da Cena para Crianças poderá ter a duração de 1 a 4 anos; o Ateliê em Artes da Cena para Adolescentes poderá ter a duração de 1 a 6 anos. Nestes cursos, a entrada de novos(as) estudantes ao longo do percurso de estudos é livre.

Professores

Fernanda Mendes

Fernanda Mendes

Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes (Artes da Cena)

Atriz e arte-educadora. Graduada em Letras pela Associação de Ensino de Itapetininga e pós-graduada em Pedagogia do Teatro pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru. Iniciou seus estudos em artes cênicas em 1991, no curso de formação de atores do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, onde atua como docente desde 1995. Participou de vários espetáculos junto à Cia. de Teatro – Gupo Artístico do Conservatório de Tatuí, e junto ao Grupo Jovem de Teatro – Grupo Pedagógico de Artes Cênicas da instituição. É coordenadora pedagógica da área de Artes Cênicas desde 2015.

Adriana Afonso (Drica)

Adriana Afonso (Drica)

Área de Artes Cênicas (Ateliê de Iniciação às Artes da Cena para Crianças, Grupo Pedagógico de Teatro)

Atriz, professora de artes cênicas, educadora social, contadora de história. Pedagoga e Gestora Pública, pós-graduada em Pedagogia para Diversidade e Inclusão, Literatura Infantil e Contação de História, pós-graduanda em Gestão de Projetos. Pesquisadora de literatura para infância e teatro negro. Natural de Jacareí no Vale do Paraíba, onde iniciou seu gosto pela cultural popular local e pelo teatro. Hoje atua como docente na Área de Artes Cênicas e como diretora em duas companhias de teatro.

Alberto Sodré (Betinho Sodré)

Alberto Sodré (Betinho Sodré)

Percussão

Arquiteto formado pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou sua carreira de percussionista no começo dos anos 80. Em meados dessa mesma década já trabalhava como músico de estúdio e em shows de artistas como Moreira da Silva, Altamiro Carrilho e Eduardo Gudim, em São Paulo. Em seguida, ampliou suas atividades trabalhando em espetáculos teatrais como “Almanaque Brasil”, “Salomé”, “Mambembe”, “A Megera Domada”, “A Estrela Dalva” e, também, em espetáculos que mostram a cultura brasileira através da dança e da música (como OMSTRAB e Fábrica). Já se apresentou na China, Estados Unidos e Arábia Saudita. Estudou com Carlos Tarcha na US P (Universidade de São Paulo) e freqüentou por dois anos o Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), tendo aulas com Carlos Stasi e Eduardo Gianesella. Participou de eventos como Percussões do Brasil (1999), da reinauguração dos estúdios Vera Cruz (1998) e também de megaespetáculos como “A Paixão de Cristo” (Pernambuco - 1998). Gravou e apresentou-se com artistas das mais variadas tendências como Chico César, Pena Branca & Xavantinho, Elizeth Cardoso, Inezita Barroso, Ná Ozzeti, Emilinha Borba, Jamelão, Zeca Baleiro, Eliete Negreiros, Zé Ketti etc. Leciona no Conservatório de Tatuí 1996 e tem ministrado workshops e oficinas de percussão, sonoplastia e expressão corporal.

Dalila Ribeiro Guimarães

Dalila Ribeiro Guimarães

Professora de Montagem em Ateliê das Artes da Cena (Área de Artes Cênicas). Professora de Jogos Teatrais nos cursos de Musicalização Infantil 1 e 2 e na matéria optativa Performance de Palco (Área de Educação Musical)

Graduada em Artes Plásticas e pós-graduada em Psicopedagogia pela ASSETA – Faculdades de Tatuí/SP. Iniciou seus estudos de teatro em 1991, no Conservatório de Tatuí, por meio do curso de formação de atores, ministrado por Antonio Mendes e Carlos Ribeiro. Faz parte do corpo docente do Conservatório de Tatuí desde 1993. Participou de diversas oficinas e workshops, dos quais se destacam os professores: Enny Parejo, Francesca Della Monica, Bababya Moaraes , Roberto Gill de Camargo, Calixto de Inhamus, Gracia Navarro, Quim Gama, Elena Vassina, Andreia Nhur, Edu Silva, Alberto Gaus, José Renato. Como atriz, destacam-se os trabalhos: Viagem Cultural Sesi 2022, com o espetáculo “As Três Marias”, texto de Luiz Alberto de Abreu e direção de Lucas Gonzaga e Kiko Marques; Quem quer, quem quer, Matinta Pereira - Lei Aldir Blanc – 2022; Companhia Mambembe de Variedades, com direção de Rogerio Vianna- 2018; O Desconhecido – 2000 e Rosa de Cabriúna - 2011 com direção de Carlos Ribeiro. Como diretora, destacam-se Dois Corações e Quatro Segredos 2015, O Menino que Virou História 2016 e Lampião e Maria Bonita no Reino Divino 2018. Atualmente é atriz-pesquisadora do Grupo Asas de Tatuí-SP, professora da disciplina Jogos Teatrais no curso de Musicalização Infantil 1 e 2, na matéria optativa de Performance de Palco e em Montagem no Ateliê de Artes da Cena da Área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.

Edmo Guimarães

Edmo Guimarães

Professor de Canto Coral (Área de Música Erudita), Canto Popular MPB/Jazz (Área de Música Popular) e Preparação Vocal (Área de Artes Cênicas)

Professor de canto, regente coral e preparador vocal no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí/SP, atuando nas áreas de Artes Cênicas, Canto Coral e MPB/Jazz. É especialista em voz pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo/SP, no curso de fonoaudiologia. Desde 1989, dedica-se ao estudo e à pesquisa da voz, tendo como fontes iniciais as Técnicas de Alexander e os exercícios tradicionais de postura e respiração do canto lírico. Por meio do esporte (triathlon), realizou uma experiência única acerca do mecanismo corporal e respiratório durante atividade física intensa, o que resultou na elaboração de exercícios corporais/vocais específicos, visando a adequação respiratória e a manutenção da voz profissional/artística. Em São Paulo. foi professor de voz na Escola de Atores Wolf Maya e no CEM - Centro Experimental de Música - Sesc Consolação. Atualmente, especializa-se em Belting Contemporâneo pelo Studio Marconi Araújo (São Paulo), onde também faz parte da grade de professores.

Érica Pedro

Érica Pedro

Área de Artes Cênicas e curso de Musicalização Infantil

Atriz formada pelo Curso de Formação de Atores do Conservatório de Tatuí, graduada em História e Geografia, pós-graduanda em Arte Educação. Especializou-se com profissionais na área de teatro, como Zé Renato Pécora, Clóvis Garcia, Ivam Cabral, Marcelo Lazzaratto, Gerson Steves, Calixto Inhamuns, Diego Moschovich, Ana Paula Dias. Atuou em espetáculos como “Senhorita Julia”, de August Strindberg; “Os Sete Gatinhos”, de Nelson Rodrigues; “No Natal a gente vem te buscar”, de Naum Alves de Souza; Rosa de Cabríuna, de Luís Alberto de Abreu. Professora das disciplinas dos Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças; História e Teoria do Teatro do curso de Artes Cênicas e de Jogos Teatrais no curso de Musicalização Infantil.    

Jaime Pinheiro

Jaime Pinheiro

Professor de Cenografia na Área de Artes Cênicas

Graduação em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas e Especialização em Design. Professor de Cenografia e Teatro de Animação na Universidade de Sorocaba- 2008 a 2010 e 2012. Cenógrafo no Conservatório de Tatuí desde 1993, onde também ministra o curso de Cenografia e Adereços, projetando e executando cenários para concertos, shows, festivais e teatro. Professor de Fundamentos da Expressão Artística, Materiais Expressivos, Desenho de Observação e Cenografia na Associação de Ensino Tatuiense 1996 a 2010. Cenários para teatro, shows musicais, espetáculos de dança e eventos (Festival de Inverno de Campos do Jordão - Livro de Rua - TV Cultura: Prelúdio, Prêmio “Carlos Gomes” - “Esparrama pela Janela” - “ Ser Tão Brasileiro” grupo Pindorama - "Um Principe chamado Exuperry" Cia. Mútua, etc.). Direção, cenografia e bonecos dos espetáculos: “Pedro e o lobo” - Teatro São Pedro, e “Cruzada de Crianças” - UNISO 2009. Criação de Bonecos, Cenografia, figurinos e adereços para Ingrid Koudela – Espetáculos 2008, 2009, 2010 e 2012. Óperas: “Dido e Enéias” Marcelo C Gama – “Orfeu no Inferno” Mauro Vrona – “A peste e o Intrigante” Mário Ficarelli. Trabalhos e pesquisas na área de Teatro de Animação, com trabalhos apresentados em São Paulo, Santa Catarina e Portugal. Ilustrações e projetos especiais na área de Design, troféus, móveis, ambientes e arquitetura, entre eles, o projeto do Saguão do Conservatório de Tatuí. Instalações cenográficas do Museu Histórico Paulo Setúbal de Tatuí. Coordenador do Festival Estadual de Cururu, do Conservatório de Tatuí.

João Fabbro

João Fabbro

Professor de Montagem, Interpretação e Corpo-Voz na Área de Artes Cênicas

Ator e Arte Educador. Mestre pela Universidade de Campinas – UNICAMP (2013-2015), tendo como pesquisas práticas e poéticas relacionadas à voz e ao corpo. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2006-2010). Estudou na Escola Municipal de Circo de Londrina (2006-2008). Participou durante cinco anos (1998-2002) do curso de Formação de Atores do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, onde atua como docente desde 2014. Ministra aulas de artes cênicas em colégios de Tatuí e região, além de dirigir e orientar trabalhos com coletivos artísticos e grupos de teatro e dança. É um dos integrantes da Nossa Trupe Teatral, grupo de teatro sediado em Tatuí/SP desde 2011.

Rener Oliveira

Rener Oliveira

Professor de Corpo/Voz, Consciência Corporal, Ateliê de Iniciação às Artes da Cena para Crianças e Ateliê em Artes da Cena para Adolescentes (Área de Artes Cênicas). Professor de Corpo e Movimento e Danças Brasileiras e Percussão no curso de Formação em Educação Musical (Área de Educação Musical)

Professor do curso de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. Foi preparador corporal da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí. Especialista em Neuropsicopedagogia (FACIBA, 2022), Mestrado em Dança no programa PPGDança (UFBA, 2021), com especialização em Estudos Contemporâneos em Dança (2018). Graduação em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2016). Tem experiência na área de Artes-Dança e Teatro com ênfase em Coreografia, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento, afeto das conexões, conectomas neurais, cognição, memória. É ator, dançarino, performer, produtor, pesquisador do corpo e da dança. É professor de dança e teatro.

Tadeu Renato

Tadeu Renato

Área de Artes Cênicas (Dramaturgia, Grupo Pedagógico, Teoria e História do Teatro)

Graduado em Filosofia e Artes Visuais. Mestre em Letras pela UNIFESP. Formou-se, em 2011, no curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro. Em 2013, fez Curso Livre de Formação de Escritores, da Casa das Rosas. Entre seus trabalhos como dramaturgo, destacam-se: Quizumba! (infantojuvenil 2012); lenz, um outro (2014); Travessias (2014); Oju Orum (2015); A Macieira (2016); Um Canto para Carolina (infantojuvenil – 2016); pequena história para um tempo sem memória (infantojuvenil – 2018). Por este trabalho, foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, na categoria Revelação, pela direção do espetáculo. Escreveu também: Minha vizinha, que vive sozinha (com Cristina Santos – infantojuvenil, 2017/2019); PAREDE (2019); A Máquina do Mundo (2022); e Oroboro (2023). Artista-educador, trabalha em projetos e oficinas de criação literária em diversos projetos e programas. É professor de Dramaturgia no curso de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí (SP).

Thiago Leite

Thiago  Leite

Área de Artes Cênicas (Prática de Criação Cênica e Iluminação)

Ator, pesquisador e pedagogo teatral. Doutor (2023) e Mestre (2016) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), é graduado no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP/2009). Como ator, trabalhou em mais de 15 espetáculos, com participação em festivais nacionais (Campinas/SP, Presidente Prudente/SP, Rio de Janeiro/RJ, Florianópolis/SC, Juiz de Fora/MG, Campina Grande/PB) e internacionais (Tallin/Estônia e Santiago de Compostela/Espanha). De 2017 a 2019, atuou como professor colaborador no Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC). Ator-pesquisador da Nossa Trupe Teatral, grupo sediado na cidade de Tatuí desde 2011, integra também a La Luna Cia de Teatro (Canelinha/SC) desde 2018. Entre 2021 e 2022, foi coordenador da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, onde atua desde 2016 como professor de Artes Cênicas. Como autor, tem produzido reflexões no âmbito da pedagogia do teatro e da filosofia da educação.

Valéria Rocha

Valéria Rocha

Área de Artes Cênicas (Prática de Criação Cênica)

Formada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - 2005) e no curso de Formação de Atores da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT-2009). É pós-graduada lato sensu em Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas, pela CASA TOMBADA. É atriz, produtora e co-fundadora do coletivo 28 Patas Furiosas, onde atuou nos espetáculos: PAREDE (2019), A Macieira (2016) e lenz, um outro (2014), com direção de Wagner Antônio. É co-fundadora do Núcleo Atômico, onde dirigiu o espetáculo para as infâncias A máquina do Mundo (2022) e a websérie Parafusos (2021). É co-fundadora do Coletivo Quizumba, integrando o grupo como atriz e produtora de 2008 a 2018, atuando nos espetáculos: Oju Orum, com direção de Johana Albuquerque (2015) e Quizumba!, com direção de Camila Andrade (2011). Dirigiu os trabalhos Tereza - uma História que deu Samba (2018) e Sambaquara (2017) - ambos produzidos pelo coletivo Samba d’Ilê; e Negrassão (2017), com o Coletivo Carolinas. Como arte-educadora seus principais trabalhos são: ETEC de Artes (2021 e 2022), Programa Vocacional (2020); Escola Municipal de Iniciação Artística - EMIA de Santo André (2014 a 2020).